Logo Passei Direto
Buscar

Orçamento Público

Colégio Objetivo
Conforme a Lei de Sitter, ou “Lei dos 5”, o custo para a eventual correção de um erro, desde o projeto até a manutenção corretiva da obra executada, aumentará, linearmente, em incrementos de unidade 5.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A afirmação é Verdadeiro. A Lei de Sitter, ou "Lei dos 5", indica que o custo para corrigir um erro aumenta linearmente em incrementos de 5, desde a fase de projeto até a manutenção corretiva da obra executada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito dos conceitos de “coordenação” e “compatibilização” de projetos, julgue as alternativas abaixo e escolha aquela que você considera incorreta:
Escolha uma opção: a. Enquanto a coordenação pode ser definida como a ação de integrar tecnicamente as várias disciplinas que compõem um determinado projeto (arquitetura, elétrica, climatização, estrutura etc.), a compatibilização pode ser definida como o ajuste entre os seus elementos do projeto relacionados principalmente à representação gráfica e à sua apresentação. b. Entende-se como responsável pela concepção do projeto, sobre quem recairá a responsabilidade pela sua coordenação, o gestor do contrato, que definiu as diretrizes para a sua elaboração, essas constantes do edital da licitação. c. Tanto na coordenação quanto na compatibilização de um projeto, a figura do seu autor é fundamental, podendo-se dizer que, para a primeira, ele é imprescindível, visto ser o único que detém o domínio de todas as informações do objeto. d. Embora seja conceito corrente, especialmente entre os leigos, de que o projeto é o conjunto de “plantas” disponíveis na obra, nominando erradamente as pranchas de desenho, o projeto é, na verdade, um conjunto indissociável formado por Caderno de Encargos, planilha orçamentária e pranchas de desenho.

Diferentemente da geração de desenhos adotando-se a tecnologia CAD (Computer Aided Design), em que a alteração em um elemento (planta baixa) deve ter a sua correspondência feita de forma manual em outro (corte, vista ou detalhe), nos softwares baseados na plataforma BIM (Building Information Modelling), as alterações feitas em um elemento são automaticamente incorporadas pelos demais.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

Os percentuais do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) não devem constar do orçamento referencial da Administração, embora possam constar do BDI ofertado pela proponente, no momento da licitação. Caso essa os apresente, deve fazê-lo de forma destacada.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

O orçamento sintético é assim definido pois apresenta apenas os valores totais das etapas, que “sintetizam” (somam) os valores dos custos que as compõem.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

O Projeto Básico, como elemento definidor do escopo da obra que se quer contratar, é item obrigatório do edital, conforme a Lei nº 8.666/1993, sendo prescindido pelos estudos técnicos complementares, este último de caráter não obrigatório.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

A edição de listas-mestras é uma forma simples e rápida de fazer o controle da documentação que circula na obra. Essa iniciativa, embora exija a sua atualização de forma manual, ainda é bastante eficiente nesse controle.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

O recebimento de um projeto de edificações pelo seu fiscal deve ser dado somente após a conferência da correta entrega dos itens obrigatórios, que devem constar do edital da sua licitação. Marque abaixo o item que não é obrigatório para o recebimento de um projeto:
a. Manuais técnicos dos equipamentos especificados no projeto.
b. Pranchas de desenho.
c. Cronograma físico-financeiro.
d. Caderno de Encargos.

Entende-se por Projeto Executivo o conjunto de documentos entregues pela contratada (construtora) ao final da obra, com o registro de todas as alterações feitas no momento da sua execução.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

Mais conteúdos dessa disciplina