Logo Passei Direto
Buscar
Um dos elementos que constituem a gestão democrática na escola está relacionado à construção do projeto político pedagógico, que a partir da Lei nº 9394/96 (LDB) passou a ser obrigatório em todos os estabelecimentos de ensino.
Sobre o projeto político-pedagógico (PPP), analise as afirmativas a seguir.
I. O PPP é um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo.
II. O PPP deve ser elaborado com a participação dos profissionais da educação e representantes da comunidade escolar.
III. O PPP definirá as normas de gestão democrática da escola graças à participação do conselho escolar ou seu equivalente.
II e III, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa sobre o projeto político-pedagógico (PPP): I. O PPP é um produto do processo de planejamento escolar, dando visibilidade ao planejamento participativo. Verdadeiro, o PPP realmente é um resultado do planejamento escolar e deve refletir a participação da comunidade escolar. II. O PPP deve ser elaborado com a participação dos profissionais da educação e representantes da comunidade escolar. Verdadeiro, a elaboração do PPP deve envolver a participação de todos os segmentos da comunidade escolar, incluindo professores, funcionários, alunos e pais. III. O PPP definirá as normas de gestão democrática da escola graças à participação do conselho escolar ou seu equivalente. Verdadeiro, o PPP deve incluir diretrizes que promovam a gestão democrática, e a participação do conselho escolar é fundamental nesse processo. Com base na análise, todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Ilma Passos Veiga (2007), 'o projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação do seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos como processo educativo e seu processo de construção constitui-se em compromisso político e pedagógico coletivo'.
Esse esforço coletivo implica:
a elaboração feita por cidadãos éticos, capazes de acatar as autoridades, de manter um diálogo no interior do grupo e de impor seus valores aos demais, de mostrar às famílias os limites de sua atuação e um profundo conhecimento teórico-pedagógico por parte dos pais de alunos.
a seleção de valores a serem consolidados, a busca de pressupostos teóricos e metodológicos postulados por todos, a identificação das aspirações maiores das famílias em relação ao papel da escola na educação e na contribuição específica que a escola irá oferecer para o pleno desenvolvimento do educando para o exercício da cidadania, seu preparo e sua qualificação para trabalho.
uma escola que prioriza a competência para a competição no mercado de trabalho, a instauração de um projeto hegemônico, relações sociais reducionistas e abordagem compensatória da educação que perceba a diferença como déficit e em que prevaleça o cognitivo sobre o emocional.
a centralização da tomada de decisões pedagógicas, jurídicas e organizacionais, o aumento do desempenho da escola por meio de um planejamento eficiente e de um modelo empresarial de administração mediante um conjunto de objetivos estratégicos, metas e planos de ação com prazos e custos definidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
a organização do trabalho que iniba conflitos e contradições, que afirme a autoridade hierárquica do diretor frente ao corpo docente, a construção do currículo apenas pelo corpo docente e a autonomia total da escola em relação à legislação educacional e à Constituição do país, objetivando a qualificação integral para o trabalho e o emprego.

Mais conteúdos dessa disciplina