Logo Passei Direto
Buscar
A veiculação de campanhas em períodos não epidêmicos.
Assinale a alternativa que melhor justifica a realização de campanhas de combate à dengue em períodos não epidêmicos.
a. As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer em áreas de menores riscos.
b. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo contínuo.
c. As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo esporádico.
d. As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer para o público médico.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à pergunta sobre a veiculação de campanhas de combate à dengue em períodos não epidêmicos, é importante considerar a eficácia e a necessidade de manter a conscientização e a mobilização da população, mesmo quando não há surtos ativos. Analisando as alternativas: a) As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer em áreas de menores riscos. - Embora seja importante focar em áreas de risco, isso não justifica a continuidade das campanhas em períodos não epidêmicos. b) As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo contínuo. - Esta alternativa enfatiza a importância de manter a conscientização e a prevenção constante, mesmo quando não há surtos, o que é fundamental para evitar a proliferação do mosquito. c) As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo esporádico. - Essa abordagem não é eficaz, pois a prevenção deve ser constante, não apenas em momentos de surto. d) As ações de comunicação e mobilização social devem ocorrer para o público médico. - Embora o público médico seja importante, a mobilização deve incluir toda a população para ser eficaz. A alternativa que melhor justifica a realização de campanhas de combate à dengue em períodos não epidêmicos é: b) As ações de comunicação e mobilização social devem ser um processo contínuo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A produção do cuidado em Saúde do Trabalhador pela Atenção Primária à Saúde ganha ainda mais importância no contexto pandêmico em que vivemos. Milhares de famílias recorreram à informalidade como última alternativa para sua sobrevivência. Muitas delas, inclusive, utilizando-se de suas residências como locais para a realização destas atividades.
A partir do contexto acima descrito, assinale a alternativa que descreve corretamente o desenvolvimento das ações da Vigilância de Saúde do Trabalhador (VISAT) no âmbito da Atenção Primária à Saúde:
a. Sobre as ações de VISAT voltadas para o combate das arboviroses em ambientes de trabalho e residências, torna-se estratégica a centralidade e o protagonismo dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que historicamente reúnem as competências e habilidades necessárias para o desenvolvimento destas atividades nos territórios.
b. A VISAT pode ser caracterizada exclusivamente pela vigilância das doenças e dos agravos relacionados ao ambiente de trabalho formal e a vigilância dos ambientes e processos que envolvem a saúde do trabalhador, desde que sejam formalmente contratados por meio da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
c. No Brasil, a VISAT pode ser compreendida como sinônimo de informação para a ação. Sua prática se desenvolve nos territórios, a partir da realização de atividades de campo, onde o trabalho real acontece, de preferência lado a lado com os trabalhadores.
d. Do ponto de vista da vigilância dos ambientes e processos de trabalho, cabe aos profissionais de saúde identificarem os principais riscos ocupacionais e ambientais presentes nos ambientes e processos de trabalho, evitando a participação dos trabalhadores como forma de não enviesar sua análise técnica da realidade.

O quadro epidemiológico do país aponta para a vulnerabilidade de ocorrências de epidemias, bem como um aumento das formas graves, possibilitando o risco de aumento de óbitos e da letalidade.
Desta forma, e sobre os métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti preconizados pelo Ministério da Saúde, analise as afirmacoes apresentadas a seguir:
1. O controle mecânico do Ae. aegypti, de responsabilidade exclusiva da população, consiste na adoção de práticas de manejo ambiental capazes de impedir sua reprodução, tendo como principais atividades a proteção, a destruição ou a destinação adequada de depósitos e/ou recipientes que podem servir de criadouros.
2. O controle biológico consiste na utilização de predadores ou patógenos capazes de reduzir as larvas e pupas comendo-as, como no caso dos peixes, ou liberando toxinas como fazem algumas bactérias, fungos e parasitas. O uso deste método de controle é mais seguro ao meio ambiente e a animais não alvo, se comparado ao controle químico.
3. O Ministério da Saúde recomenda o controle químico do Ae. aegypti nas fases larvária e adulta, segundo orientações técnicas, somente com a utilização de inseticidas pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde para uso em água destinada ao consumo humano ou para aplicação no meio ambiente. No processo de pré-qualificação, os produtos passam por avaliações confiáveis de segurança, toxicidade ambiental e eficácia.
4. A adoção de diferentes intervenções que envolvem a integração de métodos químicos, não químicos e gestão ambiental para o controle de vetores, conhecida como estratégia do Manejo Integrado de Vetores, ocasiona maiores eficácia, sustentabilidade e custo-efetividade às ações executadas.
a. As afirmações 1 e 2 estão corretas.
b. As afirmações 3 e 4 estão corretas.
c. As afirmações 2 e 3 estão corretas.
d. As afirmações 1 e 4 estão corretas.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível (prevenível por meio de vacinação), de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves.
Sobre esse tema, analise as afirmações apresentadas a seguir:
1. A febre amarela pode se apresentar sob as formas de Febre Amarela Urbana (FAU) ou Febre Amarela Silvestre (FAS), diferenciando-se uma da outra pela localização geográfica e tipo de hospedeiro.
2. No ciclo urbano da febre amarela, não registrado no Brasil desde 1942, os hospedeiros naturais são os primatas não humanos (macacos), amplificadores do vírus, vítimas da doença, assim como o homem. O homem não imunizado entra nesse ciclo acidentalmente.
3. A vigilância de epizootias de PNH (primatas não humanos) é realizada com o objetivo de detectar precocemente a circulação do vírus da febre amarela, orientando a execução de medidas para sua prevenção e controle, com a realização de ações de busca ativa e eutanásia de macacos.
4. Para prevenção da reurbanização da febre amarela, são recomendadas algumas estratégias nas áreas de risco infestadas por Ae. aegypti, entre as quais: a manutenção de elevada cobertura vacinal da população; a identificação dos mosquitos presentes nas áreas de risco; e a manutenção dos índices de infestação por Ae. aegypti muito baixos, por meio do reforço às ações de controle vetorial.
a. As afirmações 1, 2 e 4 estão corretas.
b. As afirmações 1, 2, 3 e 4 estão corretas.
c. As afirmações 2 e 4 estão corretas.
d. As afirmações 2, 3 e 4 estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina