Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Aranha (2012), enquanto a Escola Nova teve por ideal educar para a liberdade, no sentido de possibilitar a autogestão do educando e a construção da sociedade democrática, as escolas nos governos totalitários representaram um desvio e um retrocesso, além de evidente violência simbólica.
Avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Com a crítica realizada por Aranha, podemos observar que a educação é, desde as sociedades arcaicas, um veículo utilizado pelos governos para educar o indivíduo, seja ele súdito, servo ou cidadão, de acordo com interesses da sociedade que desejam estabelecer ou manter.
II. Também podemos dizer que a organização dos estudos em três níveis distintos – fundamental, médio e superior –, pautados dentro de métodos novos, levaram as pessoas a perceberem a escola como local de preparo para a ascensão social ou, pelo menos, de garantia de manutenção da vida em sociedade.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
User badge image
EducacaoHistorica

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada asserção: I. Com a crítica realizada por Aranha, podemos observar que a educação é, desde as sociedades arcaicas, um veículo utilizado pelos governos para educar o indivíduo, seja ele súdito, servo ou cidadão, de acordo com interesses da sociedade que desejam estabelecer ou manter. Essa asserção é verdadeira, pois a educação tem sido historicamente utilizada como um meio de controle social e formação de indivíduos conforme os interesses do Estado. II. Também podemos dizer que a organização dos estudos em três níveis distintos – fundamental, médio e superior –, pautados dentro de métodos novos, levaram as pessoas a perceberem a escola como local de preparo para a ascensão social ou, pelo menos, de garantia de manutenção da vida em sociedade. Essa asserção é verdadeira, pois a estrutura educacional moderna realmente é vista como um meio de ascensão social e de integração na sociedade. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II pode ser vista como uma justificativa da I, pois a organização dos níveis de ensino e a percepção da escola como um meio de ascensão social se relacionam com a ideia de que a educação é utilizada pelos governos para moldar indivíduos conforme seus interesses. Portanto, a alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No período renascentista (Séc. XIV-XVI), vimos que com o fortalecimento da burguesia o crescimento da manufatura alterou significativamente as formas de trabalho, onde a produção doméstica feita por artesãos, foi sendo substituída por uma produção em maior escala, dentro dos moldes capitalistas em franco desenvolvimento. Com isso, a nova ordem do Mercantilismo, levou, dentre outras medidas políticas e econômicas, uma aliança entre burgueses e a alta nobreza. Outra característica do período foram modificações no pensamento religioso pautadas pelo racionalismo que, por sua vez, é a retomada do pensamento filosófico presente na Antiguidade Clássica.
Quais dessas afirmacoes fazem parte deste período? Analise e assinale corretamente.
a. Nos dois momentos da sociedade medieval existiam modelos educacionais. Como já visto na Unidade anterior, o cristianismo em ascensão desde o final do século III impôs ao mundo europeu um novo modelo de homem baseado na vida de Jesus Cristo, mas, esse modelo seria superado por outras formas de pensar propostas pelo mundo medieval centrado na Igreja Católica.
b. Este período se constrói dentro de uma contradição entre o absolutismo real em um mundo cada vez mais liberal, onde os valores burgueses ficavam cada vez mais evidentes enquanto se fortaleciam gradualmente. As novas formas de vida obrigavam cada vez mais pessoas a educarem-se, a especialização dos saberes ganha forma.
c. De acordo com Aranha (2012, p. 127), com a queda do último rei etrusco, teve início a República, fase em que os patrícios dominavam a política e, por consequência, representavam seus interesses particulares. A duração da República romana foi de aproximadamente cinco séculos, sendo delimitada pelos anos de 509 a. C. até 27 a. C.
d. Um desses modelos visava formar as “gentes de ofício” como o alfaiate, ferreiro, boticário, tecelão, marceneiro, etc. Com o incremento comercial e as exigências por luxo e conforto da nascente burguesia e da já existente nobreza, os artesãos passaram a se organizar em Corporações de Ofício.
e. Havia neste momento uma preocupação de fato de preparar as crianças para uma vida social mais justa e equilibrada, preocupada com o bem-estar social, com o progresso e a transformação. É o período das escolas técnicas, do desenvolvimento gigantesco das disciplinas científicas das quais algumas foram reformuladas, dividiram-se ou criaram-se novas.

Por ser um país católico, que resistiu ao movimento protestante com a Contra - Reforma e a Inquisição, Portugal condenava os juros, o que restringiu a acumulação de capital e retardou a implantação do capitalismo. Além disso, enquanto a Europa renascentista preparava para o livre pensar que se consolidaria no Iluminismo do século _____________.
Em qual século isso ocorreu?
a. XV
b. XVII
c. XVI
d. XVIII
e. XXV

A Base Nacional Comum Curricular enseja a igualdade de oferta de educação para todos os brasileiros, respeitando as singularidades regionais, assim como também a diversidade econômica, social e de raça dos brasileiros. A equidade, portanto, pressupõe ofertar ensino educacional, de forma que sejam contempladas as diferenças presentes na sociedade. Para assegurar as aprendizagens essenciais, a BNCC adequou os currículos disciplinares às realidades locais da seguinte forma: Aponte a questão que está de acordo com essas realidade, assinalando corretamente.
a. Selecionar e aplicar metodologias e estratégias didático-pedagógicas diversificadas, recorrendo a ritmos iguais e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização etc.
b. Decidir sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e não colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem.
c. Conceber e pôr em prática situações e procedimentos para motivar e engajar os alunos nas aprendizagens.
d. Criar e disponibilizar materiais de orientação para os professores, bem como descartar processos permanentes de formação docente que possibilitem contínuo aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem.
e. Manter processos únicos de aprendizagem sobre gestão pedagógica e curricular para os demais educadores, no âmbito das escolas e sistemas de ensino.

Persistia o programa do analfabetismo e do ensino precário, restrito a poucos. O que predominou foi um programa de estudo clássico que valorizava a literatura e a retórica, desprezando, assim, a ciência e a atividade manual, consequentemente ___________:
Qual alternativa completa esse pensamento? Assinale corretamente.
a. Aumentando cada vez mais a distância entre as classes e mantendo uma minoria de analfabetos.
b. Aumentando cada vez mais a distância entre as classes e mantendo uma maioria de analfabetos.
c. Diminuindo cada vez mais a distância entre as classes e mantendo uma maioria de analfabetos.
d. Aumentando cada vez mais a distância entre as classes e não mantendo uma maioria de analfabetos.
e. Diminuindo cada vez mais a distância entre as classes e mantendo uma minoria de analfabetos.

Alguns elementos são tidos como de coesão social e terão nos Mandarins (altos funcionários de extrema confiança do imperador) a figura que irá dominar o ofício da educação, ao invés dos sacerdotes como foi entre os mesopotâmicos. Considerando esse contexto, quais são esses elementos? Analise e assinale corretamente.
Escolha uma opção:
a. Nobres, autoritarismo, clero.
b. Autoritarismo, família, patriarcalismo.
c. Clero, família, sociedade.
d. Patriarcalismo, sociedade, nobres.
e. Família, sociedade, submissão.

Mais conteúdos dessa disciplina