Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Determinar os esforços internos representa uma importante etapa na análise das estruturas de engenharia. Contudo, apenas o valor das forças internas em um elemento não diz muito se ele será capaz de suportar aquela carga sem colapsar. Isso depende também da área de seção transversal do elemento e de seu material.
Considerando essas informações e o conteúdo estudo sobre esforços internos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As forças axiais geram a tensão normal, que é dada pela razão entre a força axial e a área de seção transversal.
II. ( ) O esforço cortante atua tangencialmente à área de seção transversal.
III. ( ) Ambas as forças de tração e compressão são forças cortantes.
IV. ( ) O esforço cortante gera a tensão de cisalhamento, que é a força cortante dividida pelo perímetro.
V. ( ) O momento fletor tende a flexionar o corpo perpendicularmente em relação ao eixo longitudinal.
F, F, F, V, V.
V, F, V, V, F.
F, V, F, F, V.
F, V, V, F, F.
V, V, F, F, V.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre esforços internos: I. ( ) As forças axiais geram a tensão normal, que é dada pela razão entre a força axial e a área de seção transversal. É verdadeira (V). A tensão normal é realmente calculada pela fórmula \( \sigma = \frac{F}{A} \), onde \( F \) é a força axial e \( A \) é a área da seção transversal. II. ( ) O esforço cortante atua tangencialmente à área de seção transversal. É verdadeira (V). O esforço cortante realmente atua tangencialmente à seção transversal do elemento. III. ( ) Ambas as forças de tração e compressão são forças cortantes. É falsa (F). As forças de tração e compressão são forças normais, não cortantes. As forças cortantes são aquelas que atuam paralelamente à seção transversal. IV. ( ) O esforço cortante gera a tensão de cisalhamento, que é a força cortante dividida pelo perímetro. É falsa (F). A tensão de cisalhamento é calculada pela força cortante dividida pela área da seção transversal, não pelo perímetro. V. ( ) O momento fletor tende a flexionar o corpo perpendicularmente em relação ao eixo longitudinal. É verdadeira (V). O momento fletor realmente causa uma flexão no corpo em relação ao seu eixo longitudinal. Agora, organizando as respostas: I - V II - V III - F IV - F V - V Portanto, a sequência correta é: V, V, F, F, V. A alternativa que apresenta essa sequência é: V, V, F, F, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "A maioria das estruturas reais é feita de várias treliças unidas para formar uma estrutura espacial. [...] Em geral, os elementos de uma treliça são delgados e podem sustentar apenas carga na lateral. Cada treliça é projetada para sustentar duas forças: uma em cada extremidade do elemento." Fonte: BEER, F. P.; JOHNSTON, E. R.; CORNWELL, P. J. Mecânica Vetorial para Engenheiros - Estática. 9th. ed. Bethlehem: McGraw-Hill Education, 2012, p. 289. Considerando essas informações e o conteúdo estudo sobre classificação de estruturas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
A seguir, assinale a alternativa correta:
I. Uma treliça é um elemento reto sujeito a duas forças somente e é um caso particular e peculiar de estruturas.
II. Uma estrutura deve necessariamente possuir pelo menos um elemento que esteja sujeito a três ou mais forças.
a asserção I é uma proposição falsa, e II é proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e II é uma justificativa correta do I.

A correta determinação dos tipos de apoios e vínculos presentes em uma estrutura é um passo muito importante para a determinação de seus esforços internos. A atribuição errada de um número de reações de apoio pode fazer com que as condições de equilíbrio estático na estrutura real não sejam atendidas e ela pode, eventualmente, vir a colapsar.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação de vínculos e apoios, analise os apoios e vínculos a seguir e associe-os aos respectivos nomes e número de incógnitas:
( ) Engaste, 3 incógnitas.
( ) Rolete, 1 incógnita.
( ) Pino sem atrito ou articulação, 2 incógnitas.
( ) Suporte basculante, 1 incógnita.
( ) Superfície rugosa, 2 incógnitas.
4, 1, 2, 5, 3.
5, 3, 1, 4, 2.
3, 5, 1, 4, 2.
2, 1, 3, 5, 4.
4, 2, 1, 5, 3.

Leia o trecho a seguir: "As forças de reações em um elemento rígido em que é aplicado um determinado carregamento consistem em esforços por meio dos quais o solo e outros corpos se opõem a um possível movimento. As reações limitam o corpo a permanecer na mesma posição e são exercidas nos pontos em que o elemento é apoiado ou conectado a outros corpos e devem ser claramente indicadas." Fonte: BEER, F. P.; JOHNSTON, E. R.; CORNWELL, P. J. Mecânica Vetorial para Engenheiros - Estática. 9th. ed. Bethlehem: McGraw-Hill Education, 2012, p. 161. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a classificação dos vínculos ou apoios e as condições de equilíbrio estático, analise as afirmativas a seguir:
Está correto apenas o que se afirma em:
I. O vínculo simples ou móvel permite movimento paralelamente à superfície e também permite rotação.
II. O vínculo duplo ou fixo também é denominado vínculo de classe 1.
III. O engastamento é especificado como um vínculo de classe 2.
IV. O engastamento restringe todos os três tipos movimentos que um movimento sistema bidimensional pode apresentar.

Leia o trecho a seguir: "A mecânica newtoniana não pode ser aplicada a todas as situações, como nos casos em que as velocidades dos corpos são muito elevadas ou se eles são muito pequenos. [...] Antes de Newton formular suas três leis, pensava-se que era necessária uma força para manter um corpo em movimento com velocidade constante e que ele estaria em seu ‘estado natural’ apenas quando se encontra em repouso." Fonte: HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentals of Physics. 9th. ed. Cleveland: John Wiley & Sons, 2011, p. 91. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as leis de Newton, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) A terceira lei de Newton afirma que toda ação corresponde a uma reação de intensidade e sentido iguais.
II. ( ) A terceira lei de Newton afirma que toda ação corresponde a uma reação de igual intensidade e sentido oposto.
III. ( ) A segunda lei de Newton possui formulação que se aplica tanto ao movimento de translação quanto ao movimento de rotação.
IV. ( ) A segunda lei de Newton não se aplica para condições em equilíbrio estático.
V. ( ) A determinação da força de reação devido à aplicação de uma força em um corpo pode ser obtida utilizando-se a terceira lei de Newton.

Os diferentes tipos de esforços internos produzem diferentes tensões e deformações no material solicitado. O conhecimento da relação entre o tipo de esforço e as tensões e deformações causadas por ele é de suma importância nos projetos de estruturas seguras.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre esforços internos, analise os esforços internos nos elementos seguir e associe-os aos respectivos nomes:
( ) Momento fletor.
( ) Força de tração.
( ) Forças axiais.
( ) Força cortante.
( ) Força de compressão.

Mais conteúdos dessa disciplina