Logo Passei Direto
Buscar
Ao se referir às concepções de educação, José Carlos Libâneo (1989) registra: Para a pedagogia crítico-social dos conteúdos, a contribuição da escola pública para a _________________da sociedade (isto é, humanização do homem em todas as suas dimensões) está na realização de seu papel social e político de difusão de cultura a todos.
Complete com a alternativa CORRETA que completa a citação:
A) Reconstrução
B) Execução
C) Democratização
D) Redemocratização
E) Ascenção
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para completar a citação de José Carlos Libâneo sobre a contribuição da escola pública, é importante considerar o contexto da pedagogia crítico-social dos conteúdos, que enfatiza a importância da educação na promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. Analisando as alternativas: A) Reconstrução - Embora possa se relacionar com mudanças sociais, não é o termo mais adequado nesse contexto. B) Execução - Este termo não se encaixa bem na ideia de transformação social e humanização. C) Democratização - Este termo se refere à ampliação do acesso à educação e à cultura, o que está alinhado com a proposta de Libâneo. D) Redemocratização - Este termo é mais específico a um contexto histórico e político, não se aplicando diretamente à educação em geral. E) Ascenção - Este termo não se relaciona diretamente com a ideia de humanização e papel social da educação. A alternativa que melhor completa a citação, considerando a proposta de Libâneo sobre a função social e política da escola pública, é: C) Democratização.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“As eleições diretas para diretores, historicamente, têm sido a modalidade considerada mais democrática pelos movimentos sociais, inclusive dos trabalhadores da educação em seus sindicatos. [...]. A eleição direta tem sido apontada como um canal efetivo de democratização das relações escolares." (OLIVEIRA, MORAES e DOURADO, 2008, pág. 6). No entanto, a eleição direta para diretores não pode conter em si a garantia da democracia, tendo em vista que, muitas vezes, aprofunda relações hierarquizadas no interior das escolas entre o grupo vencedor e o grupo derrotado.
Segundo Oliveira, Moraes e Dourado (2008), a democratização dos processos educativos se efetiva
A) pelo provimento do cargo de diretor, que deverá ser decidido por meio de indicação do Secretario de Educação.
B) pela construção do projeto político pedagógico pela direção da escola e sua total socialização para os professores. O documento representa a democratização da tomada de decisão no interior da instituição.
C) com a eleição de diretores e, a partir daí, valendo-se da democracia representativa, a tomada de decisão por parte da direção é legítima e representa a vontade coletiva.
D) no interior da escola, por meio da criação de espaços nos quais professores, funcionários, estudantes, pais, e toda a comunidade escolar possam discutir criticamente o cotidiano escolar.
E) a partir da indicação, pelo poder público, do Conselho Escolar que, por conter em sua composição representantes de todos os segmentos da escola, é o órgão colegiado apto para a tomada de decisão democrática.

Mais conteúdos dessa disciplina