Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental são um dos principais documentos oficiais, a nível nacional, que almejam orientar o dia a dia pedagógico das escolas, ou seja, ele propõe um conjunto de medidas a serem trabalhadas pelos profissionais de educação. Para cada área, existem não só conteúdos pedagógicos e atividades específicas, como também objetivos a serem alcançados, uma vez que tudo aquilo que é proposto tem uma meta a ser superada. Na área de Língua Portuguesa, contexto no qual a interpretação e a produção textual estão inseridas, isso não é diferente.
Assim, considerando isso no final do 1º ciclo do Ensino Fundamental, é esperado que o aluno consiga:
a. Relatar narrativas que o aluno já tenha entrado em contato de modo sequenciado cronologicamente como o original e de forma totalmente autônoma.
b. Narrar histórias conhecidas e relatos de acontecimentos, mantendo o encadeamento dos fatos como na história original.
c. Escrever um texto de modo coerente e inteligível, mesmo que, para isso, não pratique as convenções ortográficas.
d. Demonstrar compreensão do sentido parcial de textos lidos em voz alta pelo professor.
e. Escrever utilizando a escrita alfabética, ainda que não consiga segmentar o texto em palavras.
User badge image
Praticando Para Aprender

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à pergunta sobre o que se espera que um aluno consiga ao final do 1º ciclo do Ensino Fundamental, vamos analisar cada uma das alternativas: a) Relatar narrativas que o aluno já tenha entrado em contato de modo sequenciado cronologicamente como o original e de forma totalmente autônoma. - Essa opção é muito exigente, pois requer que o aluno faça isso de forma totalmente autônoma, o que pode não ser realista para essa fase. b) Narrar histórias conhecidas e relatos de acontecimentos, mantendo o encadeamento dos fatos como na história original. - Esta opção é mais adequada, pois envolve a capacidade de narrar de forma coerente, o que é esperado para essa etapa. c) Escrever um texto de modo coerente e inteligível, mesmo que, para isso, não pratique as convenções ortográficas. - Embora a coerência seja importante, a falta de prática das convenções ortográficas não é algo que se espera que o aluno ignore. d) Demonstrar compreensão do sentido parcial de textos lidos em voz alta pelo professor. - Essa opção é válida, mas não abrange a produção textual, que é um foco importante. e) Escrever utilizando a escrita alfabética, ainda que não consiga segmentar o texto em palavras. - Essa opção é muito básica e não reflete o que se espera ao final do 1º ciclo. Após analisar as alternativas, a que melhor se alinha com as expectativas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Língua Portuguesa ao final do 1º ciclo é: b) Narrar histórias conhecidas e relatos de acontecimentos, mantendo o encadeamento dos fatos como na história original.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A hipótese __________ explica as habilidades intelectuais humanas por meio de redes neurais compostas de unidades que se conectam. Há unidades de entrada (inputs), onde as informações são recebidas, e as de saída (outputs), que correspondem aos resultados das informações processadas. Qual a alternativa que preenche corretamente esta lacuna?
a. Comportamentalista.
b. Conexionista.
c. Inatista.
d. Da imitação.
e. Construtivista e socioconstrutivista.

A capacidade que as crianças têm de compreender e interpretar sentenças de sua língua é verificada muito cedo. Desde bebês, elas conseguem estabelecer os papéis semânticos dos participantes da sentença e, mais tarde, acessam diferentes interpretações em uma sentença ambígua.
Mas, além do aspecto semântico, existe o aspecto pragmático, que consiste em:
a. Associar o conhecimento prévio da criança a símbolos visuais, como o aceno de mãos.
b. Reagir aos primeiros estímulos auditivos.
c. Relacionar o conhecimento que a criança possui da linguagem ao contexto de fala.
d. Diferenciar os atores (sujeitos) de uma sentença.
e. Reproduzir um número infinito de sentenças, umas dentro das outras.

As primeiras consoantes que aparecem nos dados infantis costumam ser as plosivas ou oclusivas (/b/, /p/, /t/, /d/), depois as nasais (/m/, /n/) e, finalmente, as fricativas (/s/, /z/, /f/, /v/). Por isso, as primeiras produções das crianças brasileiras são, geralmente, ________, pelo fato de a língua portuguesa brasileira valorizar ____________.
a. “ba-ba-ba”, “ta-ta-ta” – consoantes.
b. “mam-mam”, “umm-umm” – consoantes e vogais juntas.
c. “a-e-i-o-u” – vogais em consoantes.
d. “ba-ba-ba”, “ta-ta-ta” – consoantes com vogais.
e. “zz-zz-zz”, “ff-ff-ff” – combinação de consoantes.

“Os aspectos ___________, por sua vez, relacionam o conhecimento que a criança possui da linguagem ao contexto de fala. A criança consegue compreender quando o pai está lhe dando uma bronca ou uma ordem, além de ser capaz de inferir outras informações a partir do que é dito”. Sobre qual aspecto essa sentença está se referindo?
a. Pragmático.
b. Organizacional.
c. Lógico.
d. Atemporal.
e. Sintático.

Na visão das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM), o ensino de gramática, elemento associado diretamente à produção e à interpretação textual para esse segmento escolar, sofreu uma considerável modificação. Antes, o ensino da Língua Portuguesa era pautado consideravelmente nos conteúdos ligados à gramática tradicional. Já a partir da implementação das OCEM, isso foi alterado. Considerando essas alterações, marque a alternativa que contém uma proposta de atividade voltada ao Ensino Médio divergente do ensino da gramática tradicional.
a. No texto, identifique o tipo de sujeito presente.
b. Use um pronome, para evitar a repetição de palavras no texto.
c. Busque no parágrafo exemplo de substantivos concretos.
d. Faça a análise morfossintática dos períodos a seguir.
e. Classifique o predicado do enunciado como verbal, nominal, ou verbo--nominal.

A produção e a interpretação textual no Ensino Fundamental são ensinadas, principalmente, nas aulas de Língua Portuguesa. Para tal, existem os Parâmetros Curriculares Nacionais, sendo que há um em especial que é direcionado ao idioma materno. Nesse contexto, o ensino da Língua Portuguesa, basicamente, abrange o desenvolvimento da língua oral e escrita a partir de conteúdos pedagógicos específicos. Assim, marque a alternativa que possui o conteúdo pedagógico mais adequado para o desenvolvimento das habilidades de fala e de escuta que o professor do 1º ciclo do Ensino Fundamental deve abordar em sala de aula.
a. Pedir que o aluno, a partir de uma história lida em voz alta pelo professor, relate sentimentos e ideias sobre o que ouviu mesmo de forma desordenada e pouco evidente.
b. Solicitar que o aluno repita a história contada pelo professor logo após ouvi-la.
c. Pedir que o aluno esclareça a relação de causa e de efeito em um determinado trecho da história narrada pelo professor.
d. Orientar que o aluno descreva o cenário e os personagens da história narrada, mesmo que não se adeque às situações de formalidade exigidas.
e. Solicitar que o aluno reconte a história narrada pelo professor de modo integral.

Vamos supor que uma estudante de 5º ano do Ensino Fundamental leu o gênero textual notícia, cujo título da manchete era este: “Como o preço do tomate aumentou até ficar opulento.” Ainda que o adjetivo “opulento” seja muito incomum para a estudante, ela deduziu que essa palavra, bem como o restante da notícia, diz respeito ao crescimento significativo do preço do determinado produto. Considerando isso, a ação feita pela aluna está associada a uma habilidade de leitura muito importante e que deve ser trabalhada em sala de aula nesse segmento escolar. Essa habilidade é:
a. A adequação do léxico ao contexto.
b. A consulta a outras fontes em busca de informações complementares ao texto lido.
c. A inferência do significado de palavras a partir do contexto.
d. A identificação do gênero textual lido.
e. O levantamento de hipóteses a respeito do conteúdo do texto.

A produção e a interpretação textual na Educação Infantil direcionadas às crianças de 0 a 3 anos, diferentemente do que o senso comum pensa, são ensinadas a partir de ações feitas de modo organizado, planejado e também baseadas em orientações pedagógicas específicas, aliás, existe um documento destinado a isso, o Referencial Nacional Curricular para a Educação Infantil (RNCEI). Considerando o disposto, observe as afirmacoes sobre as orientações pedagógicas de produção e de interpretação textual para as crianças de 0 a 3 anos e, em seguida, assinale V, de verdadeiro, para as orientações pedagógicas adequadas para esse segmento, e F, de falso, para as que não são adequadas.
( ) Promover a imersão das crianças nas diferentes situações nas quais exista a narração de histórias.
( ) Estimular a criança a conviver em situações nas quais a escrita é usada, para que ela já faça isso plenamente de modo interativo e expressivo.
( ) Incentivar a criança a participar de contextos nos quais a fala é empregada, a fim de que aquela interaja e expresse seus anseios, até os mais básicos.
( ) Encorajar a criança, de modo gradativo e progressivo, a se familiarizar com a linguagem escrita por meio de momentos em que essa é necessária.
a. V, F, F, V.
b. V, V, V, V.
c. V, F, V, F.
d. F, F, V, V.
e. V, F, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina