Logo Passei Direto
Buscar
O órgão municipal de P&DC não concentra todas as atribuições de GRD, mas organiza e planeja os processos a ela associados. Por isso, ao órgão municipal cabe a coordenação de ações de P&DC no seu âmbito de atuação territorial. De acordo com os estudos sobre o conceito de P&DC, foi visto que ele está associado a uma forma de atuação sistêmica; diante disso, relacione as articulações que cada sistema está pautado.
público, privado, não governamental e comunitário.
antes, durante e após o desastre.
planejamento urbano, saúde, educação, ambiente, saneamento, infraestrutura.
municipal, estadual e federal.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender como as articulações em P&DC (Prevenção e Defesa Civil) se relacionam com os sistemas mencionados. Analisando as opções: 1. público, privado, não governamental e comunitário - Refere-se aos diferentes setores que podem atuar em P&DC, mas não necessariamente à articulação em si. 2. antes, durante e após o desastre - Esta opção se refere às fases de atuação em P&DC, que são fundamentais para a gestão de desastres, mas não aborda a articulação entre os sistemas. 3. planejamento urbano, saúde, educação, ambiente, saneamento, infraestrutura - Esta opção abrange diversas áreas que devem ser integradas para uma atuação sistêmica em P&DC, refletindo a articulação necessária entre diferentes setores. 4. municipal, estadual e federal - Refere-se aos níveis de governo, mas não necessariamente à articulação entre os sistemas de atuação. A opção que melhor representa as articulações que cada sistema deve pautar em relação à atuação sistêmica em P&DC é: planejamento urbano, saúde, educação, ambiente, saneamento, infraestrutura.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Após ler e analisar a afirmação, assinale se ela é verdadeira ou falsa: A Lei n° 12.608/12, que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC) e dispõe sobre o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec), trata das atribuições dos Entes Federados, determinando que é dever do município a adoção de medidas necessárias à Redução de Riscos de Desastres (RRD) e cabendo ao órgão municipal de P&DC uma atuação integrada com a União e os estados, com vistas à redução de desastres e à promoção do desenvolvimento sustentável.
Verdadeiro
Falso

Os gestores públicos devem ter uma atuação comprometida e focada na redução de riscos com identificação de causas e soluções para o aumento da resiliência a desastres nos municípios, tendo em vista as suas responsabilidades em proteger vidas e evitar ou mitigar os impactos dos desastres. Nesse sentido, pode-se dizer que a estrutura municipal é representada pelos órgãos de P&DC e órgãos setoriais em âmbito municipal, com coordenação de cada órgão municipal de P&DC; além disso, ela é responsável pela articulação, coordenação e execução do Sinpdec em nível municipal. Analise essa afirmativa e escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso

Leia a afirmativa e assinale a(s) alternativa(s) correta(s) que a(s) complementa(m). Para que o órgão municipal de P&DC realize todo o planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de redução de desastres no âmbito do município e exerça na íntegra as ações de P&DC, é essencial que:
a. o órgão municipal mantenha uma estreita relação com os demais órgãos da administração local.
b. ignore as vulnerabilidades físicas dos elementos expostos.
c. realize articulação sistemática e valendo-se da perspectiva de que P&DC corresponde a uma ação coordenada e multidisciplinar.

Assinale a alternativa correta que complementa a seguinte afirmativa. O Projeto 100RC, da ONU, auxiliou 100 cidades ao redor do mundo a se tornarem mais resistentes aos desafios físicos, sociais e econômicos. A definição de resiliência do “100RC” inclui não somente desastres, como também tensões capazes de enfraquecer a estrutura de uma cidade de maneira cíclica. O projeto propõe a criação de um cargo dentro do gabinete do prefeito, intitulado Chief Resilience Officer’s (CRO), para fortalecer o papel do prefeito, com a finalidade de:
a. definir a abrangência do risco, avaliando as pessoas, edifícios, bens e serviços que podem ser afetados.
b. cumprir com a transversalidade necessária em situações emergenciais ao lidar com diversos departamentos ao mesmo tempo.

Mais conteúdos dessa disciplina