Logo Passei Direto
Buscar
A ideia dos ciclos econômicos, baseada na análise histórica de que o período colonial teria sido economicamente conduzido por eles, ou seja, sustentado sucessivamente pela exportação de produtos específicos em determinados períodos da história brasileira, primeiramente o pau-brasil, depois o açúcar, o ouro e o café, não se sustenta mais como definição principal do subdesenvolvimento do nosso país e do crescimento dos espaços rurais. Sobre a fábula dos ciclos econômicos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao longo da colonização, observamos que a incursão pelo interior do nosso território abriu caminho para o conhecimento de novos espaços, plantas, frutas e raízes que compunham a nossa vegetação.
II- O contato com as populações indígenas também foi de suma importância para que os colonizadores conhecessem as potencialidades curativas e culinárias das chamadas drogas do sertão.
III- Foi preciso esperar até a Revolução de 1960 para que um modelo de desenvolvimento autônomo pudesse se firmar. Aquele movimento colocou um ponto final na República Velha e em sua política econômica liberal e pode ser considerado o marco inicial daquilo que mais tarde ficou conhecido como desenvolvimentismo nacional.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D Somente a afirmativa III está correta.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Ao longo da colonização, observamos que a incursão pelo interior do nosso território abriu caminho para o conhecimento de novos espaços, plantas, frutas e raízes que compunham a nossa vegetação. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois a exploração do interior do Brasil realmente levou ao conhecimento de sua biodiversidade. II- O contato com as populações indígenas também foi de suma importância para que os colonizadores conhecessem as potencialidades curativas e culinárias das chamadas drogas do sertão. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, já que os indígenas contribuíram significativamente para o conhecimento das plantas e suas propriedades. III- Foi preciso esperar até a Revolução de 1960 para que um modelo de desenvolvimento autônomo pudesse se firmar. Aquele movimento colocou um ponto final na República Velha e em sua política econômica liberal e pode ser considerado o marco inicial daquilo que mais tarde ficou conhecido como desenvolvimentismo nacional. Falso, a Revolução de 1960 não é um marco reconhecido para o desenvolvimento autônomo, e a República Velha terminou em 1930 com a Revolução de 1930, não em 1960. Com base nas análises, as afirmativas I e II estão corretas, enquanto a III está incorreta. Portanto, a alternativa correta é: A As afirmativas I e II estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os mercados localizados passam a ser expostos à pluralidade das formas superiores de capitais estrangeiros. Na esteira da incorporação, multiplicam-se as interdependências e as complementaridades regionais, que podem acarretar o aumento tanto das potencialidades quanto de suas vulnerabilidades. Portanto, metamorfoseia-se a densidade econômica de pontos seletivos no espaço, promovendo diversas capacidades. Sobre tais pontos seletivos, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Sua capacidade diferencial de multiplicação, de reprodução e de geração de valor e riqueza.
II- Sua capacidade de articulação inter-regional.
III- Sua capacidade de vinculações urbanas e a densidade dos circuitos 'consumistas'.
a) Somente a afirmativa II está correta.
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e III estão corretas.

Dentro das escolas geográficas clássicas, podemos citar a visão do determinismo geográfico de Friedrich Ratzel (século XIX) e o ambientalismo francês de Paul Vidal de La Blache (entre os séculos XIX e XX), o que levou muitos estudiosos a desenvolverem dentro do campo da geografia humana e econômica a importância das atividades agrárias nos espaços rurais; além destes fatores, podemos citar também a Revolução industrial. Partindo do assunto Revolução Industrial e a criação de uma simbiose sistêmica das relações econômicas, interligando cada vez mais as atividades econômicas entre campo e cidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A produção industrial crescente após a Primeira e Segunda Revolução Industrial, possibilitou a demanda e a necessidade de matéria-prima, oriunda do campo e a transformação das indústrias nas cidades. ( ) A crescente circulação de capital das atividades terciárias do comércio e das prestações de serviços, criou uma verdadeira simbiose sistêmica das relações econômicas, interligando cada vez mais as atividades econômicas entre campo e cidade. ( ) A produção artesanal crescente dentro desses períodos após a Primeira e Segunda Revolução Industrial, possibilitou a crescente circulação de capital das atividades terciárias do comércio e das prestações de serviços. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B F - F - V.
C V - F - V.
D V - V - F.

As Capitanias Hereditárias foram o sistema que Portugal implantou no Brasil, no qual realizava a divisão das terras brasileiras em longas faixas que partiam do litoral até os limites do Tratado de Tordesilhas. Cada faixa de terra era considerado uma capitania e cada capitania tinha um responsável por ela; os responsáveis eram escolhidos pelo rei de Portugal e ganhavam o título de donatário. Referente às Capitanias Hereditárias, analise as afirmativas a seguir:
I- A primeira forma de ocupação do território brasileiro foi por meio das capitanias hereditárias, sistema instituído no Brasil pelo rei de Portugal. II- Pode-se dizer que na divisão de terras por conta das capitanias hereditárias, a primeira subdivisão do território brasileiro no espaço rural formou os primeiros grandes latifúndios, grandes áreas rurais com o objetivo monocultor e exportador. III- As Capitanias Hereditárias são a concentração de terras nas mãos de pequenos agricultores, resultando em que a maioria da população tem acesso à produção agropecuária por conta do monopólio dos espaços rurais. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a afirmativa II está correta.
B Somente a afirmativa I está correta.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo. Relacionado ao entendimento da configuração do espaço rural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Para entendermos o espaço rural, precisamos entender principalmente as relações financeiras que envolvem as atividades econômicas, as atividades produtivas, desde a produção de matéria prima - oriunda do campo e dos espaços agrários - até as atividades de transformação das indústrias e da prestação de serviços e comércio como um todo. ( ) Para entendermos o espaço rural por meio de uma relação sistêmica para que seja uma ideia de compreensão entre todos os atores envolvidos na construção destes espaços geográficos e dos territórios neles envolvidos, é preciso que o elemento religioso esteja presente sempre. ( ) Baseado nesse princípio de fragmentação do espaço geográfico entre rural e urbano, podemos levantar o seguinte questionamento sobre a análise da fragmentação desses espaços: Qual a importância do espaço teológico nos processos de industrialização do meio rural? Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B F - F - V.
C V - F - F.
D V - V - F.

Foi somente com a Constituição de 1824 que se iniciou a verdadeira história dos municípios brasileiros. No entanto, no que se refere à regulamentação das funções municipais, verifica-se que ela ocorreu somente em 1828, através de lei complementar que retirou a autonomia dos municípios. Sobre a retirada da autonomia dos municípios neste período citado e suas consequências, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os municípios brasileiros tiveram limitadas suas liberdades, atribuições e competências.
II- Não foi dado margem para que se abrisse discussão em torno das suas disposições, originando o fantasma da autonomia que assombrou o período Getulista.
III- Surgiam vilas e cidades sem a prévia existência de freguesias. Tanto cidades quanto vilas podiam ser sedes de municípios.
a) As sentenças II e III estão corretas
b) Somente a sentença I está correta.
c) Somente a sentença II está correta.
d) As sentenças I e III estão corretas.

Observa-se um crescente aumento da pobreza e dos conflitos relacionados aos espaços produtivos. A fome e a falta de alimentos ainda são o problema central em diversas regiões do planeta, acirrando conflitos regionais entre os povos. O modo capitalista de produção na construção da imagem da agricultura, bem como sua representação através do conceito que passou a ser difundido como agronegócio, enfatiza o crescimento da agroindústria principalmente nos países em desenvolvimento no mundo, como o Brasil e demais países agroprodutores da América Latina.
Sobre o uso do termo agronegócio, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) O uso do termo agronegócio se propagou tanto nos círculos acadêmicos quanto nos meios políticos e de comunicação entre as nações do planeta. ( ) A relação do agronegócio está ganhando força no capitalismo mercantilista e industrial da atualidade, desenvolvendo uma relação do sistema de produção cada vez mais dependente das relações de trocas econômicas da cultura vigente. ( ) Ao trazer o debate para os dias atuais, verifica-se que muitas previsões efetuadas sobre o destino do agronegócio e de sua pequena unidade de produção não se confirmaram ou sofreram alterações significativas. ( ) Mesmo com o crescimento vigente das atividades de transformação e indústria no mundo, assim como a ampliação do setor de serviços, tanto na empregabilidade como nas relações econômicas mundiais, destacamos, no setor primário, o setor do agronegócio que tem cada vez mais enfatizado as relações de solidariedade, produção e partilha dos espaços produtivos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - F.
c) F - V - V - V.
d) F - F - F - V.

As capitanias hereditárias eram uma forma de administração do território colonial português na América. Basicamente, eram formadas por faixas de terra que partiam do litoral para o interior, comandadas por donatários e cuja posse era passada de forma hereditária. Por motivos de melhor aproveitamento para a administração da colônia, a Coroa Portuguesa delegava a exploração e a colonização aos interesses privados, principalmente por falta de recursos de Portugal em manter a sua colônia de além-mar. Referente às Capitanias Hereditárias e problemas fundiários, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Pode-se dizer que a divisão de terras por conta das capitanias hereditárias, a primeira divisão do território brasileiro no espaço rural, formaram os primeiros grandes latifúndios, grandes áreas rurais com o objetivo monocultor e importador.
( ) Foi o início de um problema fundiário que persiste até hoje em nosso país, que é a concentração de terras nas mãos de grandes latifundiários, enquanto a maioria da população não tem acesso à produção agropecuária por conta do monopólio ou dominação total desses espaços rurais.
( ) Cada faixa de terra era considerada uma feitoria, e cada capitania tinha um responsável por ela. Esses responsáveis compravam as terras e ganhavam o título de feitor-mor.
a) F - F - F.
b) V - F - F.
c) V - V - V.
d) F - V - F.

Cada vez mais o espaço rural requer políticas produtivas com as práticas ambientais de sustentabilidade para o desenvolvimento, uma prática não pode mais ser separada da outra, não há como firmar o desenvolvimento extrativista, agrícola e da pecuária sem buscar nas ciências ambientais a teoria e a prática para o crescimento econômico. O espaço rural não sobreviverá muito tempo se continuarmos a adotar políticas predatórias, de interesses mínimos das parcelas das populações, sem evitar um colapso econômico. Referente às relações humanas em uma abordagem sistêmica com o espaço vivido, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É preciso intensificar as relações sistêmicas de todos os espaços envolvidos e espécies de seres vivos, não apenas o ser humano, mas toda a cadeia da vida planetária.
II- É necessário ampliar as relações sistêmicas do espaço vivido para que possamos garantir para as futuras gerações a possibilidade de existir em nosso meio ambiente e continuar a produzir alimentos sem que a desigualdade, nas formas de distribuição, agrave a sobrevivência de todas as espécies na Terra.
III- É preciso estudar sobre as relações sistêmicas de todos os espaços urbanos, não apenas o espaço teológico, mas todo o espaço da vida urbana.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa I está correta.

Dentro das escolas geográficas clássicas podemos citar a visão do determinismo geográfico alemão e o ambientalismo francês, o que levou muitos estudiosos a desenvolverem dentro do campo da geografia humana e econômica a importância das atividades agrárias nos espaços rurais, assim como a importância da produção industrial crescente dentro desses períodos após a Primeira e Segunda Revolução Industrial. Criou-se também uma verdadeira simbiose sistêmica das relações econômicas, interligando cada vez mais as atividades econômicas entre campo e cidade.
A simbiose sistêmica das relações econômicas é fruto de quais fatores?
a) Demanda e a necessidade de matéria-prima, oriunda do campo e da transformação das indústrias nas cidades, assim como a crescente circulação de capital das atividades terciárias do comércio e das prestações de serviços.
b) Demanda e a necessidade beneficiada, oriunda do campo e da transformação das indústrias tecnológicas, assim como a crescente circulação de capital das atividades secundárias do comércio e das prestações de serviços.
c) Necessidade de matéria-prima, oriunda do campo e da transformação dos empregos nas cidades, assim como a crescente circulação de pessoas e o capital das atividades terciárias do comércio e das prestações de serviços.
d) Demanda e a necessidade de matéria-prima, oriunda da cidade e da transformação das indústrias nas cidades, assim como a crescente circulação de capital das atividades rurais do comércio e das prestações de serviços.