Logo Passei Direto
Buscar
Antunes afirma que a avaliação da aprendizagem constitui um conjunto de observações sobre a prática do ensino e da aprendizagem aplicadas em sala de aula. Dessa forma, uma avaliação proveitosa deve ocorrer quando há observação contínua ao longo do período escolar e não concentradas, apenas em momentos de
X de provas.
leitura compartilhada.
revisão.
trabalho em grupo.
conselho de classe.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

A avaliação da aprendizagem, segundo Antunes, deve ser um processo contínuo e não se restringir apenas a momentos específicos, como provas. Isso significa que a observação deve ocorrer ao longo de todo o período escolar, permitindo uma compreensão mais ampla do desenvolvimento dos alunos. Portanto, a alternativa que melhor se encaixa nesse contexto é "observação contínua ao longo do período escolar".

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho abaixo: “A avaliação formativa deve ser parte de todo o processo educativo como se estivesse inscrita em seu centro, proporcionando contínua articulação entre coleta de informações e remediação. Segundo a coordenadora, houve uma proposta de adoção de “portfólios” em uma reunião pedagógica para que os professores pudessem acompanhar o desenvolvimento de seus alunos de maneira constante; no entanto a proposta foi recusada e criticada pelos professores que alegaram que um trabalho desse tipo exigiria muito tempo e seria inviável em turmas tão numerosas.
Diante da realidade colocada na passagem acima, assinale a alternativa que melhor ilustra essa situação.
X Toda avaliação precisa ser realizada conforme as condições sociais, organizacionais e materiais dos docentes, estudantes e da unidade escolar. Sendo assim, outras formas de avaliação formativa devem ser buscadas em nome da execução do método.
Toda avaliação precisa ser realizada conforme as condições sociais, organizacionais e materiais dos docentes, estudantes e da unidade escolar. Por isso, a prova tradicional é uma saída para esses casos.
A não consolidação de um método não pode ser motivo para o esvaziamento dele, por isso, o recomendado é aplicar o portfólio e deixar que os professores corrijam no menor tempo possível, independente da quantidade de estudantes.
O melhor a ser feito é reforçar a prática da avaliação diagnóstica/somativa, aplica-se a prova e logo após a nota é atribuída.
No trecho em apreciação foi possível observar como a coordenadora age de modo pouco profissional e desatento com a formação dos estudantes de sua escola.

Regina Celi é professora na cidade de Cacoal (RO), e está estudando mais sobre avaliação emancipatória para aplicação junto aos seus estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Diante dessa demanda da educadora, qual alternativa correta a seguir define avaliação emancipatória.
É um modelo de avaliação com intencionalidades claras no qual os estudantes são convidados a construir de modo interativo e com protagonismo, considerando suas diferenças e especificidades, com o objetivo de construir um processo de ensino-aprendizagem significativo.
É um estilo de avaliação que não visa a centralidade da professora, por isso, Regina pode deixar que as crianças irão conduzir o processo e irão se organizar, no limite, é um exercício de experimentação da anarquia.
Avaliação emancipatória exige responsabilidade e, por isso, deve ser utilizada somente no ensino superior.
X É um modelo de avaliação com intencionalidades claras no qual os estudantes são convidados a construir de modo interativo e com protagonismo, considerando suas diferenças e especificidades, com o objetivo de construir um processo de ensino-aprendizagem significativo.
Trata-se de um exercício de liberdade para os sujeitos, sendo assim, a professora deve propor uma semana de recreação livre para os estudantes, sem qualquer intervenção nesse processo.
Avaliação emancipatória exige diálogo e, por serem crianças, os estudantes da professora Regina não poderão experimentar com qualidade dessa modalidade avaliativa.

Mais conteúdos dessa disciplina