Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

Outros
De acordo com Crepaldi (2013, p. 3) a auditoria compreende “o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade”. Nesse sentido, temos a auditoria das demonstrações contábeis, a auditoria operacional ou de gestão, a auditoria tributária, auditoria de sistemas de informação e auditoria de compliance.
Sendo assim, analise as assertivas a seguir sobre os tipos de auditoria e assinale a alternativa correta.
I. A auditoria operacional consiste no exame das demonstrações com o objetivo de emitir parecer técnico sobre sua finalidade.
II. A auditoria das demonstrações contábeis visa avaliar e informar se os recursos da organização estão sendo utilizados de forma eficiente e se estão sendo obtidos os objetivos operacionais.
III. A auditoria de gestão consiste no exame das áreas da empresa de maior risco de continuidade de forma a gerar informações que propicie a tomada de decisões.
IV. A auditoria tributária envolve o exame e avaliação do planejamento tributário e a eficiência dos procedimentos e controle adotados para a operação, pagamento e recuperação dos tributos.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas II e III estão corretas.
C Apenas III e IV estão corretas.
D Apenas I, II e III estão corretas.
E Apenas I, II e IV estão corretas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas: I. A auditoria operacional consiste no exame das demonstrações com o objetivo de emitir parecer técnico sobre sua finalidade. Falso. A auditoria operacional se concentra na eficiência e eficácia das operações, não apenas na emissão de parecer sobre demonstrações financeiras. II. A auditoria das demonstrações contábeis visa avaliar e informar se os recursos da organização estão sendo utilizados de forma eficiente e se estão sendo obtidos os objetivos operacionais. Falso. A auditoria das demonstrações contábeis tem como foco verificar a veracidade e a conformidade das informações financeiras, não necessariamente a eficiência no uso dos recursos. III. A auditoria de gestão consiste no exame das áreas da empresa de maior risco de continuidade de forma a gerar informações que propicie a tomada de decisões. Verdadeiro. Essa definição está correta, pois a auditoria de gestão analisa áreas críticas para a continuidade e eficácia da organização. IV. A auditoria tributária envolve o exame e avaliação do planejamento tributário e a eficiência dos procedimentos e controle adotados para a operação, pagamento e recuperação dos tributos. Verdadeiro. Essa definição está correta, pois a auditoria tributária analisa a conformidade e a eficiência dos processos tributários. Com base nas análises, as assertivas corretas são III e IV. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C) Apenas III e IV estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O objetivo da auditoria das demonstrações contábeis consiste em aumentar o grau de confiança das informações contábeis por parte dos usuários. Então, o auditor emite uma opinião sobre se as demonstrações foram elaboradas em conformidade com estrutura de relatório financeiro aplicável. A auditoria pode ser interna ou externa.
Neste contexto, analise as assertivas a seguir sobre a auditoria interna e externa marcando V para verdadeira e F para falsa: ( ) A auditoria interna garante que as normas e políticas internas sejam cumpridas pelos empregados. ( ) O setor de auditoria interna responde indiretamente para a administração da entidade. ( ) A auditoria externa é denominada de auditoria independente, realizada por pessoas de fora da empresa. ( ) A auditoria externa tem como objetivo analisar a veracidade das informações contábeis da empresa contratante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A V, V, V, F.
B V, F, V, V.
C V, F, V, F.
D F, F, V, V.
E F, V, V, F.

De acordo a NBC TA 500 (R1) “Evidência de auditoria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que se fundamentam a sua opinião.”. As evidencias podem advir de procedimentos de avaliação de riscos e procedimentos adicionais de auditoria como testes de controle e testes substantivos. Ainda existem outras formas de se obter evidencias em auditoria.
Neste contexto, analise as assertivas a seguir sobre as formas de se obter evidências em auditoria marcando V para verdadeira e F para falsa: ( ) A inspeção consiste no exame dos registros contábeis ou no exame de documentos internos ou externos. ( ) A confirmação interna envolve a resposta escrita de um terceiro sobre os saldos contábeis. ( ) O recálculo compreende a verificação matemática dos registros e documentos contábeis. ( ) A indagação corresponde ao procedimento de entrevista com as pessoas da própria empresa. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A V, V, V, F.
B V, F, V, V.
C V, F, V, F.
D F, F, V, V.
E F, V, V, F.

A conferência de cálculos é um procedimento direcionado para a comprovação da adequação das operações matemáticas e financeiras essenciais para validação de saldos e controles de algumas das contas contábeis auditadas. Alguns dos exemplos desse procedimento de conferência de cálculo são o cálculo da listagem de estoque e a soma do razão auxiliar de clientes ou fornecedores.
A respeito da conferência de cálculo, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A conferência de cálculos consiste em um exame completo de somas e cálculos que não deve ser subestimada. Porque II. A conferência de cálculos pode revelar erros com consequente distorção nas demonstrações contábeis. A respeito dessas asserções, assina a opção correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.

De acordo com a NBC TA 200 (R1) o objetivo da auditoria é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Existem várias formas de análise e investigação na auditoria, para que o auditor esteja seguro com a sua opinião. Dentre as várias formas tem-se: investigação minuciosa, inquérito, exame dos registros auxiliares, correlação e observação.
Neste contexto, analise as assertivas a seguir sobre as formas de análise e investigação na auditoria marcando V para verdadeira e F para falsa: ( ) O exame detalhado da razoabilidade da provisão para crédito de liquidação duvidosa corresponde a inquérito. ( ) A formulação de perguntas para obtenção de respostas satisfatórias a respeito da posição dos investimentos corresponde a investigação minuciosa. ( ) O exame dos registros auxiliares do imobilizado dão suporte a veracidade dos registros principais que estão sendo examinados pelo auditor. ( ) A observação quanto à correta classificação contábil é uma técnica que depende de senso crítico do auditor. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A V, V, V, F.
B V, F, V, V.
C V, F, V, F.
D F, F, V, V.
E F, V, V, F.

A NBC TA 240 (R1) trata da responsabilidade do auditor quanto à fraude nas demonstrações contábeis. De acordo com a norma “As distorções nas demonstrações contábeis podem originar-se de fraude ou erro. O fator distintivo entre fraude e erro está no fato de ser intencional ou não intencional a ação subjacente que resulta em distorção nas demonstrações contábeis.”. Então, o erro corresponde a um ato não intencional e a fraude corresponde a um ato intencional.
Com base no texto, qual transação é considerada fraude nas demonstrações contábeis?
A Contabilização de compra de mercadorias em um fornecedor incorreto.
B Inversão do lançamento contábil referente a um pagamento de duplicatas.
C Troca da conta caixa pela conta banco no lançamento de recebimento de duplicatas.
D Lançamento contábil em duplicidade de um documento comprobatório de compra de mercadorias.
E Falsificação de documentos comprobatórios que serviram de base para a elaboração das demonstrações contábeis.

A contabilidade fornece informações para a tomada de decisões dos administradores. Nesse mesmo sentido, a auditoria avalia a veracidade das informações contábeis, o correto cumprimento das normas e a regularidade da aplicação do capital investido para que, com base na opinião do auditor, os usuários possam tomar decisões.
A respeito da importância da auditoria, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A partir da criação do Security and Exchange Commission (SEC), nos Estados Unidos a auditoria começa a ter maior importância. Porque II. As empresas que negociavam na bolsa de valores foram obrigadas a ter auditoria para que suas demonstrações contábeis tivessem maior credibilidade. A respeito dessas asserções, assina a opção correta.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B Ativo total maior que R$ 240.000.000,00 ou lucro líquido anual maior que a R$ 300.000.000,00.

A revisão da auditoria assegura que as operações realizadas entre fontes e aplicações de recursos se refiram aos períodos examinados, de acordo com as normas contábeis. As normas de auditoria exigem do auditor julgamento profissional para a revisão das demonstrações contábeis, conservando o ceticismo profissional ao longo do planejamento e execução da auditoria.
Neste contexto, analise as assertivas a seguir sobre as obrigações do auditor em relação a execução da auditoria segundo a NBC TA 200 (R1) e assinale a alternativa correta.
I. Identificar e avaliar os riscos de distorção causados exclusivamente por fraude.
II. Obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir se existem distorções significativas.
III. Formar uma opinião sobre as demonstrações contábeis fundamentada em conclusões obtidas das evidências de auditoria.
IV. Ajustar as demonstrações contábeis para que estejam em conformidade com as normas de contabilidade.
A Apenas I e II estão corretas.
B Apenas II e III estão corretas.
C Apenas III e IV estão corretas.
D Apenas I, II e III estão corretas.
E Apenas I, II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina