Logo Passei Direto
Buscar
O consumo dos descartáveis tem sido apontado como o principal problema na geração de resíduos sólidos no mundo, especialmente em relação aos resíduos plásticos. Uma pesquisa recente divulgada pela Revista Pesquisa FAPESP (2019) aponta que uma das raízes do problema é a alta demanda da sociedade por plástico. Em 2016, a produção atingiu 396 milhões de toneladas; em 1950, foram colocados no mercado 2 milhões de toneladas. A fabricação de plástico virgem no século XXI (em apenas 16 anos) equivale ao volume produzido nos 50 anos anteriores. E as projeções indicam que, se o ritmo de crescimento não for contido, o mundo terá que acomodar cerca de 550 milhões de toneladas do material em 2030. Neste contexto, os fatores que contribuem para impulsionar a poluição plástica no mundo estão relacionados:
A A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.
B Aos hábitos de consumo dos brasileiros, que priorizam pelo uso de materiais retornáveis e colaboram para a coleta seletiva e reciclagem dos plásticos.
C Ao comprometimento do mercado, com preços elevados do plástico e incentivo ao uso de retornáveis, os quais levam mais tempo para se decompor e podem ser reciclados.
D A precariedade da coleta seletiva nas grandes cidades brasileiras e ao insucesso do uso dos plásticos ao redor do mundo, com predominância para o reaproveitamento e o reúso desses resíduos.
User badge image
EducaFit

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma para identificar a que melhor explica os fatores que contribuem para a poluição plástica no mundo: A) A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos. - Esta opção aponta para a relação entre o preço baixo dos plásticos e o uso excessivo de descartáveis, além de mencionar a coleta e reciclagem, o que está alinhado com o problema apresentado. B) Aos hábitos de consumo dos brasileiros, que priorizam pelo uso de materiais retornáveis e colaboram para a coleta seletiva e reciclagem dos plásticos. - Esta opção é contraditória, pois sugere que os brasileiros priorizam materiais retornáveis, o que não é o foco do problema da poluição plástica. C) Ao comprometimento do mercado, com preços elevados do plástico e incentivo ao uso de retornáveis, os quais levam mais tempo para se decompor e podem ser reciclados. - Esta opção também é contraditória, pois fala de preços elevados e incentivo ao uso de retornáveis, o que não se alinha com a alta demanda por plásticos descartáveis. D) A precariedade da coleta seletiva nas grandes cidades brasileiras e ao insucesso do uso dos plásticos ao redor do mundo, com predominância para o reaproveitamento e o reúso desses resíduos. - Embora mencione a coleta seletiva, não aborda diretamente a questão do uso excessivo de descartáveis e a alta demanda por plásticos. Após essa análise, a alternativa que melhor se alinha com os fatores que contribuem para a poluição plástica, conforme o contexto apresentado, é a) A falhas no sistema, onde o preço baixo dos plásticos resulta na predominância de uso de descartáveis, além dos baixos índices de coleta e reciclagem desses resíduos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O ciclo de vida de um produto consiste basicamente nas etapas de produção, uso, coleta de resíduos, tratamento de resíduos e potencial uso (reúso) em mercados secundários. Neste fluxo, os resíduos plásticos descartáveis apresentam qualidade inferior e baixo custo quando reciclados, portanto, dificultando o estímulo para o seu reaproveitamento em mercados secundários. Assim, para alcançarmos um futuro sem plásticos na natureza, é preciso:
Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.
a) Que o ser humano tome consciência de suas atitudes perante o meio ambiente, utilizando objetos plásticos recicláveis e estimulando o uso de descartáveis.
b) Que os consumidores optem por produtos de origem orgânica e recusem o uso de plásticos, pois estes produtos devem deixar de ser utilizados, devido à falta de praticidade que proporcionam.
c) Que os produtos plásticos desenvolvidos possam ser reutilizados ou reciclados e que ocorra a coleta seletiva em 100% dos locais de consumo no mundo.
d) Que a mídia incentive a coleta seletiva e cada cidadão possa optar por consumir produtos de origem sustentável, tornando o uso do plástico proibido mundialmente e assim aumentar a reciclagem.

Se 20% da população mundial, que habita principalmente os países do hemisfério norte, consome 80% dos recursos naturais e energia do planeta e produz mais de 80% da poluição e degradação dos ecossistemas; e 80% da população mundial, que habita principalmente os países pobres do hemisfério sul, possuem apenas 20% dos recursos naturais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A desigualdade apresentada entre os países do hemisfério sul e norte com relação ao consumo refletem a necessidade de união de esforços em prol da sustentabilidade planetária.
B Os países pobres do hemisfério sul são os principais responsáveis pela poluição mundial e os países ricos do hemisfério norte tornam o mundo mais sustentável.
C Quando a riqueza supera a ética ambiental e o consumo domina os desejos humanos, a consequência será a sustentabilidade.
D Se os países do sul alcançarem os mesmos padrões de consumo dos países do norte está garantida a sustentabilidade do planeta.

Dentre os dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um deles, o 17º, trata da parceria pelas metas. Este objetivo é integrador de todos os demais e por isso muito importante.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta exemplos de ações que favorecem o cumprimento dos ODS:
a) As parcerias entre ONGs e empresas em prol do aumento da produtividade e do consumo favorece a economia e reduz a oferta de empregos.
b) Os projetos e ações desenvolvidos de modo coletivo nas escolas, universidades e comunidades no âmbito formal e não formal, relacionados à resolução de problemas socioambientais locais.
c) O plantio de mudas de árvores nativas em compensação à supressão de vegetação no quintal das casas, em parceria com a iniciativa pública e privada para obtenção de recursos financeiros aos proprietários dos imóveis.
d) As iniciativas individuais em prol do meio ambiente e da economia, que visem contribuir para a oferta de emprego e renda aos empresários da região.

Mais conteúdos dessa disciplina