Logo Passei Direto
Buscar
Quando o receptor não recebe a mensagem de forma eficaz, acontece o(a) chamado(a):
a. jargão fora de contexto
b. desvio da norma padrão
c. linguagem informal X formal
d. ruído na comunicação
e. erro de português
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para entender a questão, precisamos analisar o que acontece quando a mensagem não é recebida de forma eficaz. Isso geralmente se refere a interferências ou obstáculos que dificultam a compreensão da mensagem. Vamos analisar as alternativas: a) jargão fora de contexto - Isso pode dificultar a compreensão, mas não é o termo mais adequado para descrever a falha na recepção da mensagem em geral. b) desvio da norma padrão - Refere-se a não seguir as regras gramaticais, mas não necessariamente à falha na recepção da mensagem. c) linguagem informal X formal - Essa comparação não se refere diretamente à eficácia da recepção da mensagem. d) ruído na comunicação - Este termo é amplamente utilizado para descrever qualquer interferência que impede a mensagem de ser recebida corretamente, seja ela física, psicológica ou semântica. e) erro de português - Embora possa causar confusão, não é um termo que descreve a falha na recepção de forma abrangente. A alternativa que melhor descreve o que acontece quando o receptor não recebe a mensagem de forma eficaz é: d) ruído na comunicação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Quanto à frase: “A comunicação confunde-se com nossa própria vida”, podemos inferir que:
I Os meios de comunicação invadiram nosso dia a dia de tal maneira que atualmente é impossível separar quem somos e como vivemos da nossa participação nas redes sociais.
II Apesar de ninguém usar o mesmo linguajar, palavras e tom de voz quando conversa com os amigos em uma festa e quando trata com o patrão, por exemplo, somos a mesma pessoa conversando em situações diferentes, por isso, não é importante diferenciar a linguagem forma da informal nesses meios.
III Foi por meio da linguagem, falando e ouvindo, escrevendo e lendo, que aprendemos a ser membro da sociedade e que usamos a comunicação como meio de sobrevivência social, ou seja, de poder participar de diferentes grupos sociais.
a. I e III, apenas
b. I, apenas
c. II e III, apenas
d. III, apenas
e. II, apenas

Sobre a gíria e o jargão, é INCORRETO afirmar que:
a. A gíria, apesar de não se caracterizar como um erro de português, pode ser usada em ambientes e escritas formais sem que se cause estranheza.
b. O corporativês é um tipo de jargão.
c. A gíria é uma linguagem específica criada por um grupo social.
d. Embora os jargões sejam disseminados com rapidez, é preciso levar em conta o ambiente em que estamos para utilizar essa linguagem.
e. O jargão é um falar específico criado por um grupo geralmente profissional.

Considere o seguinte trecho: “Infelizmente, a língua é vista como um status social e há muito preconceito em relação às pessoas que não sabem utilizar a norma padrão e culta da língua portuguesa, mas conhecer as variações linguísticas é importante justamente para combater esse preconceito.” O trecho se refere àqueles que apresentam um(a):
a. jargão fora de contexto
b. desvio da norma padrão
c. linguagem informal X formal
d. ruído na comunicação
e. erro de português

Mais conteúdos dessa disciplina