Logo Passei Direto
Buscar
Base de cálculo é a expressão econômica do fato gerador do tributo, ou seja, é o valor monetário sobre o qual se calcula, a partir de uma alíquota, o valor do tributo. A base de cálculo do IRPJ e da CSLL no Lucro Presumido, será determinada por meio da aplicação de percentuais de presunção.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a base de cálculo do IRPJ e da CSLL no Lucro Presumido:
A A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções e das vendas canceladas, dos descontos incondicionais concedidos e dos impostos sobre vendas, tais como PIS e COFINS.
B A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções e das vendas canceladas e dos descontos condicionais concedidos.
C A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções e das vendas canceladas e dos descontos incondicionais concedidos.
D A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções de compras e das vendas canceladas e dos descontos incondicionais concedidos.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar a base de cálculo do IRPJ e da CSLL no Lucro Presumido, é importante considerar quais deduções são permitidas na receita bruta. Vamos analisar as alternativas: A) A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções e das vendas canceladas, dos descontos incondicionais concedidos e dos impostos sobre vendas, tais como PIS e COFINS. - Esta opção inclui a dedução de impostos sobre vendas, o que não é correto para a base de cálculo do IRPJ e da CSLL. B) A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções e das vendas canceladas e dos descontos condicionais concedidos. - Esta opção não menciona os descontos incondicionais, que são relevantes. C) A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções e das vendas canceladas e dos descontos incondicionais concedidos. - Esta opção está correta, pois menciona as deduções apropriadas. D) A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções de compras e das vendas canceladas e dos descontos incondicionais concedidos. - Esta opção menciona devoluções de compras, que não são relevantes para a base de cálculo do IRPJ e da CSLL. Portanto, a alternativa correta que apresenta a base de cálculo do IRPJ e da CSLL no Lucro Presumido é: C) A receita bruta auferida no período de apuração, deduzida das devoluções e das vendas canceladas e dos descontos incondicionais concedidos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Lucro Presumido é regido principalmente pelo Decreto nº 9.580 de 2018, que é conhecido como Regulamento do Imposto de Renda, ou RIR/2018, que regulamenta a tributação, a fiscalização, a arrecadação e a administração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. Dessa forma, o RIR/2018 norteia também o Lucro Real e Lucro Arbitrado. No que se refere ao comportamento dos tributos Lucro Presumido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É possível aproveitar créditos fiscais de Imposto Sobre Serviços (ISS) no Lucro Presumido.
II- O Imposto Sobre Serviços (ISS) é um tributo cumulativo.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

O Lucro Presumido é regido principalmente pelo Decreto nº 9.580 de 2018, que é conhecido como Regulamento do Imposto de Renda, ou RIR/2018, que regulamenta a tributação, a fiscalização, a arrecadação e a administração do Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza. Dessa forma, o RIR/2018 norteia também o Lucro Real e Lucro Arbitrado. No que se refere ao Lucro Presumido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O Lucro Presumido é um regime tributário que estima o lucro conforme as atividades empresariais.
II- As empresas optantes pelo Lucro Presumido presumem o seu lucro a partir de percentuais de presunção para o Imposto de Renda e Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

O Lucro Presumido pode ser um regime benéfico para empresas que tenham as margens de lucro acima da presunção definida em lei, poucos custos operacionais e uma folha de pagamento baixa. No que se refere ao comportamento dos tributos no Lucro Presumido, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A alíquota do Imposto Sobre Serviços (ISS) varia de 2% a 5%.
II- O Imposto Sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) será não cumulativo.
III- O Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) será cumulativo.
IV- A Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) terá uma alíquota de 3%.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças I, II e IV estão corretas.

O Lucro Real é o lucro líquido do período de apuração ajustado pelas adições, exclusões ou compensações prescritas ou autorizadas pelo Regulamento do Imposto de Renda. A determinação do lucro real será precedida da apuração do lucro líquido de cada período de apuração em observância às disposições das leis comerciais. No que se refere ao comportamento dos tributos Lucro Real, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- No Lucro Real é vedado o aproveitamento de crédito fiscal de PIS (Programa de Integração Social).
II- O PIS (Programa de Integração Social) é um tributo não cumulativo.
A As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
D A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Mais conteúdos dessa disciplina