Logo Passei Direto
Buscar
(FUNAI - Engenheiro Civil - 2016) A partir do gráfico a seguir, que apresenta a curva de energia específica de um canal hidráulico, de 20m de largura, é correto afirmar que a profundidade crítica, a energia crítica, o raio hidráulico (RH) para a profundidade de 1,2m e o tipo de regime (também para a profundidade de 1,2 m) são, respectivamente:
0,9m, 1,0m, 1,078m, subcrítico.
0,9m, 0,8m, 1,075m, supercrítico.
0,8m, 0,9m, 1,071m, subcrítico.
0,8m, 0,9m, 1,074m, subcrítico.
0,8m, 0,9m, 1,072m, supercrítico.
User badge image
Questões para Estudantes

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Para resolver essa questão, é necessário analisar a curva de energia específica do canal hidráulico apresentada no gráfico. A partir dela, você deve identificar: 1. Profundidade Crítica: É a profundidade onde a energia específica é mínima. Geralmente, é um ponto de interseção na curva. 2. Energia Crítica: É a energia específica correspondente à profundidade crítica. 3. Raio Hidráulico (RH): Para calcular o raio hidráulico, você pode usar a fórmula \( RH = \frac{A}{P} \), onde \( A \) é a área da seção transversal e \( P \) é o perímetro molhado. 4. Tipo de Regime: Para determinar se o regime é subcrítico ou supercrítico, você deve comparar a profundidade com a profundidade crítica. Se a profundidade for maior que a crítica, é subcrítico; se for menor, é supercrítico. Com essas informações, você pode analisar as opções dadas e escolher a que melhor se encaixa nos dados do gráfico. Se você tiver acesso ao gráfico, siga esses passos para encontrar a resposta correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na rede de resfriamento por água em um complexo petroquímico, um determinado trecho se divide em 8 ramos, para atender a diferentes trocadores de calor.
Considerando que os ramos têm o mesmo material, comprimento e diâmetro interno de 40mm, qual seria o diâmetro de um único tubo que representaria, aproximadamente, o mesmo comportamento hidráulico?
160mm
50mm
75mm
100mm
90mm

[ENADE - Engenharia mecânica, 2017] O gráfico a seguir representa curvas do sistema de bombeamento, em que H é a altura manométrica total, dada em m de coluna d´água, e Q é a vazão volumétrica dada em L/s.
Com base nas informações apresentadas no texto e na análise do gráfico, verifica-se que a curva:
''B'' representa uma associação em série e o ponto de operação indica vazão de 111 L/s e altura manométrica de 56 m, aproximadamente.
''A'' representa uma associação em paralelo e o ponto de operação indica vazão de 145 L/s e altura manométrica de 70 m, aproximadamente.
Da bomba, sem estar associada, fornece ao sistema vazão de 160 L/s e altura manométrica de 58 m, aproximadamente.
''A'' representa uma associação em série e o ponto de operação indica vazão de 92 L/s e altura manométrica de 50 m, aproximadamente.
''B'' representa uma associação em paralelo e o ponto de operação indica vazão de 111 L/s e altura manométrica de 56 m, aproximadamente.

[Itaipu - Engenheiro pleno, 2008] Considere um sistema de recalque com duas bombas centrífugas iguais, associadas em paralelo. Considere ainda que a curva característica da instalação operando com uma única bomba é a mesma para quando as duas bombas operam associadas em paralelo. Com base nessas premissas, considere as seguintes afirmativas:
Assinale a alternativa correta.
1. Se a vazão do sistema operando com uma única bomba é Q0 , a vazão total do sistema operando com duas bombas associadas em paralelo será 2∙Q0.
2. Se a vazão total do sistema operando com duas bombas associada em paralelo é Qt , a vazão de cada uma das bombas associadas é Qt/2.
3. A diferença entre a pressão na descarga e a pressão na sucção é igual para as duas bombas, quando operam associadas em paralelo.
4. Se durante a operação da associação em paralelo com vazão Qt, uma das bombas parar de funcionar, o sistema passará a operar com uma única bomba e a vazão passará a ser Qt/2.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

De acordo com as frases a seguir, pode-se dizer:
I - As obras de retificação, alargamento e canalização devem ser realizadas de preferência de jusante para montante, para melhores condições de escoamento.
II - Para fins de projeto, recomenda-se adotar como coeficiente de rugosidade valores precavendo o ''envelhecimento'' do canal.
III - Não há definição para profundidade de canais urbanos, deve-se adotar a profundidade que melhor se encaixa no local.
I e II somente estão corretas.
I e III estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão incorretas.
II e III estão corretas.

Calcule a vazão de um canal trapezoidal sabendo que a altura tem valor de 10% da largura, que é igual a 8 m.
10,6 m³/s
12,9 m³/s
8,3 m³/s
7,8 m³/s
11,1 m³/s

Para um projeto, foi necessário definir um vertedor de soleira espessa horizontal. Sabendo que a altura projetada foi de 0,6 m e a base tem como valor de 5,0 metros, calcule a vazão que escoa.
1,25 m³/s
3,35 m³/s
6,76 m³/s
4,51 m³/s
2,38 m³/s

Ao se aproximar da costa, as ondas ganham altura em um processo chamado de empolamento. Qual altura a onda deve alcançar para quebrar em um local em que a profundidade é de 1,8 m?
2,3 m
2,0 m
0,5 m
1,4 m
1,0 m

Mais conteúdos dessa disciplina