Buscar

Questoes de microcontroladores PIC e Linguagem C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questões sobre microcontroladores
1ª Parte – Teoria 
Qual a função da CPU num computador? Sobre a ULA, responda: O que é? Qual sua função? Quaisregistradores armazenam os resultados? Quais registradores servem como entrada para a ULA? 
O que é um periférico?
Qual a função de uma interface?
O que diferencia um microcontrolador de um microprocessador?
Quais as características das memórias do tipo EEPROM, flash ROM e SRAM do PIC16F628A e PIC16F877A? Diferencie memória ROM, OTP, FLASH, EPROM e EEPROM. Qual a capacidade em bits das 3 memórias do PIC16F877A? Quais os tipos de memória de programa existentes em um microcontrolador da família PIC? Quantos bits existem no bus da memória de programa do PIC16F? E no bus da memória de dados?
Desenhe o diagrama interno do PIC16F628A.
O que é PIPELINE? O PIC16F628A apresenta esta característica?
Qual das seguintes características não pertence ao PIC16F628A: 
15 pinos I/O e um pino de Input;
módulo TIMER0;
módulo CCP;
um canal de comunicação USART;
conversor A/D.
Defina: programa-fonte e projeto.
Cite funções/comandos do MPLAB IDE.
Quais os passos necessários para o desenvolvimento de uma aplicação com o MikroC?
O que é uma subrotina?
Qual a função do WDT? Como zerá-lo? 
Como funcionam os bits de configuração: CPD, CP, LVP, WDT? Diferencie o Brown out Reset do Power up Timer.
Cite exemplos de microcontroladores de outros fabricantes além da Microchip. O significa a sigla PIC? Quais as principais características desta família de microcontroladores? Cite aplicações do microcontrolador.
Quais os principais registradores do PIC (cite 10)?
Como é chamado o registrador de trabalho dos PIC?Qual sua importância?
Quantos bits têm o registrador PC? Como é a formação do registrador PC?
Quais bits, de qual registrador, selecionam as páginas (bancos) da memória de dados do PIC16F? Qual a influência dessa característica em relação ao funcionamento do microcontrolador? Porque a Microchip dividiu a memória de dados (registradores) em bancos?
Qual a finalidade do pino /MCLR? Quais são os tipos de reset encontrados no PIC16F628A?
Qual dos pinos de I/O do PIC16F628A só pode ser configurado como entrada? Qual a finalidade do registrador TRISX? Quais as maneiras de se efetuar a leitura dos bits de I/O configurados como entrada? Quantas portas e quantos bits cada porta do PIC 16F628A apresenta? Quantas entradas e saídas tem o PIC16F628A? E o PIC16F877A?
Qual a função dos bits Z, DC e C do registrador STATUS? Quais as funções do registrador STATUS? (Geralmente cada bit tem uma função diferente, qual?) E o Registrador OPTION_REG?
Para onde o programa é desviado quando ocorre o reset? E uma interrupção? 
Explique o funcionamento da interrupção externa. Explique o funcionamento da interrupção do Timer 0. Quantas interrupções tem o PIC16F628A? Quais são? Quais são os registradores associados com as interrupções do PIC16F628A?
Quantas instruções tem o PIC16F628A? A afirmação: um PIC16F628A consegue acionar um motor CC de 100mA é verdadeira? Explique.
O oscilador do PIC16F628A pode funcionar de quantos modos diferentes? Como é feita esta escolha? Quais os tipos de funcionamento do oscilador dispõem o PIC16F628A e o PIC16F877A?
Explique o funcionamento do Temporizador Cão de Guarda (WDT)?
Qual o tipo de Conversor AD existente no PIC16F877A? Qual sua resolução? E sua faixa de tensão? Esta faixa de tensão pode ser alterada? De que forma? Quais os registradores associados? Qual registrador armazena o resultado binário da conversão?
Os PWMs do PIC16F877A são gerados em quais pinos? E do PIC16F628A?
Preencha a tabela:
	Processadores
	CISC
	RISC
	Sigla
	
	
	Instruções – tamanho
	
	
	Instruções – quantidade
	
	
	Ciclo/Tempo de Projeto do hardware
	
	
	Tamanho dos Programas
	
	
	Facilidade na implementação do projeto
	
	
2ª Parte – Configurações dos PIC
1. Configure o PIC16F628A para trabalhar com
os 5 bits menos significativos da PORTB como entrada e os 3 mais significativos como saída;
Os resistores de Pull up devem ser habilitados;
A interrupção externa deve ser acionada na rampa de subida;
O timer 0 deve ser utilizado como contador de eventos externos;
O timer 0 deve ser utilizado como temporizador e usar um multiplicador igual a 32;
Os comparadores de tensão devem estar desligados;
As interrupções de fim de escrita da EEPROM e de mudança de estado devem estar habilitadas
Deve ser gerado um sinal PWM no pino correspondente;
Os bits pares da PORTB devem ser entradas e os ímpares saída;
O multiplicador deve ser aplicado ao WDT e o seu valor deve ser 16.
2. E o PIC16F877A?
3ª Parte – Programação
Elabore um programa para o PIC, que teste três botões ligados a três pinos quaisquer de um microcontrolador PIC16F877A e que para cada pino exista um LED correspondente que acenda quando o botão for acionado (utilize lógica inversa). Enumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito correspondente.
Faça um programa que execute um por dez vezes acenda e apague um LED ligado ao microcontrolador PIC16F877A ligado a PORTA,0 ou RA0, configure de forma adequada o Conversor AD. Enumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito correspondente.
Elabore um programa que faça o PIC16F877A acionar dois motores de passo ao mesmo tempo. Um motor deve ser ligado nos pinos relacionados com os bits menos significativos da PORTB e outro nos pinos mais significativos da PORTD. Desenhe o circuito para tal projeto (alimentação, oscilador, driver, etc). Enumere os bits de configuração correspondentes.
Faça um programa que gere um PWM de 1kHz, com ciclo de trabalho controlado por dois botões utilizando o PIC16F877A para controlar o funcionamento de um motor ligado ao CCP2 deste microcontrolador, enumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito. 
Elabore o programa que gere seu nome no LCD, sendo que cada letra deverá ser exibida com intervalo de 1,2 segundos, utilize o PIC16F628A com ligação de dados utilizando 4 fios, enumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito. 
Elabore o programa exiba no LCD o valor do ciclo de trabalho de um PWM gerado no módulo CCP1, com frequência de 5kHz e controle do ciclo através de dois botões um para incrementar e outro para decrementar, utilize o PIC16F628A com ligação de dados utilizando 8 fios. Enumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito. 
Utilizando o programa que cria um contador de 0 a 9999 e exibe o resultado em 4 display de sete segmentos aprimore o mesmo para que o valor inicial seja lido na memória EEPROM e a cada modificação da contagem o valor do contador seja armazenado na EEPROM. A fim de facilitar a programação em relação a manipulação da EEPROM modifique a programa para que a contagem seja de 0 a 255. Enumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito correspondente.
Altere o programa utilizado em sala de aula para geração do PWM, a fim de que o mesmo considere como valor máximo de ciclo de trabalho o limite 255 e valor mínimo o limite 0. Modifique o programa para que seja utilizado no PIC16F877A. Enumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito correspondente.
Elabore o programa que controle o funcionamento de um motor de passo (5V, 200mA, 6 fios) de tal forma que um botão colocado no pino RA0 controle o sentido de giro, um segundo botão controle o tipo de acionamento (passo completo 1 e meio passo). Utilize o PIC16F628A. Enumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito correspondente.
Aperfeiçoe o programa utilizado em sala de aula para acionamento do motor de passo a fim de seja utilizado o PIC16F877A e que a cada modificação do movimento do mesmo seja exibido em um LCD o tipo de acionamento utilizado. Ou seja, o LCD deverá exibir as seguintes mensagens: 
Passo Completo 1 – Horário
Passo Completo 1 - Antihorário
Passo Completo 2 – Horário
Passo Completo 2 - Antihorário
Meio Passo - Horário
Meio Passo - HorárioEnumere os bits de configuração correspondentes e desenhe o circuito correspondente.

Continue navegando