Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Dentre as características do sistema, determinantes do modo de operação do organizador pré-programado, está a  competição (mutuamente inibitória) por ________ (Cooper, 2002).
a. seleção  !
b. emoção
c. competição
d. nenhuma das alternativas
e. inibição
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, precisamos entender o contexto da frase e o conceito de "competição mutuamente inibitória" no sistema mencionado. A competição mutuamente inibitória refere-se a um processo em que diferentes elementos competem entre si, mas essa competição resulta em inibição mútua, ou seja, um elemento inibe o outro. No contexto de sistemas e organizadores pré-programados, essa competição geralmente está relacionada à seleção de recursos ou características. Analisando as alternativas: a) seleção - Esta opção se encaixa bem, pois a competição pode estar relacionada à seleção de características ou recursos. b) emoção - Não parece se relacionar diretamente com o conceito de competição mutuamente inibitória. c) competição - Embora a palavra "competição" esteja presente, não é o que se busca preencher na frase. d) nenhuma das alternativas - Não parece ser a melhor escolha, já que a opção "seleção" faz sentido. e) inibição - Embora a inibição seja um conceito relevante, não é o que se busca preencher na frase. Portanto, a alternativa correta é: a) seleção.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que indica três sintomas de disfunções cognitivas:
a. apatia, afasia e tdh
b. nenhuma das alternativas
c. dificuldade de realizar várias coisas simultaneamente, afasia e discalculia
d. apatia, labilidade emocional e comportamento antissocial
e. dificuldade de planejamento, tdh e desinibição

Os dois exemplos de captura de atenção ilustram os processos atencionais automáticos. No entanto, o direcionamento da atenção também pode se dar de modo controlado: o indivíduo escolhe os estímulos, os seleciona a partir da __________.
a. memória
b. razão
c. vontade
d. emoção
e. personalidade

Shiffrin e Schneider (1977) estudaram a seleção de informações no contexto da percepção, isto é, como ocorre o direcionamento da atenção de alguém para dado estímulo em detrimento de todos os outros disponíveis em determinado momento. Observaram a existência de dois modos básicos de seleção de estímulos: processos atencionais ___________ e processos atencionais controlados.
a. nenhuma das alternativas
b. somáticos
c. padronizados
d. automáticos
e. racionais

Mais conteúdos dessa disciplina