Logo Passei Direto
Buscar
A Organização Mundial de Saúde categoriza os laboratórios em função das barreiras físicas e protocolares aplicadas que obedecem ao gradiente de risco biológico.
Os laboratórios que manipulam o vírus do ebola, antes da adoção de medidas profilácticas, devem possuir um nível de segurança definido_______________, pois o vírus é do grupo de risco____________________. Assinale a alternativa que completa as lacunas de forma correta:
NB3 e Risco 3.
NB4 e Risco 4.
NB4 e Risco 3.
NB2 e Risco 4.
NB1 e Risco 3.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Os laboratórios que manipulam o vírus do ebola devem possuir um nível de segurança definido NB4, pois o vírus é do grupo de risco Risco 4. Portanto, a alternativa correta é: NB4 e Risco 4.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A classificação de risco biológico relacionada à manipulação de agentes patogênicos contida na Norma Regulamentadora nº 32 da Anvisa leva em consideração os riscos para o manipulador, para a comunidade e para o meio ambiente. O baixo risco individual para o trabalhador e para a coletividade, e com baixa probabilidade de causar doenças nos seres humanos.
Sobre o tipo de risco e da organização laboratorial para a manipulação dos patógenos supracitados, analise as assertivas:
I. O laboratório deve ser NB1 e deve apresentar paredes, pisos e tetos impermeáveis e resistentes à desinfecção.
II. A autoclave deve estar próxima do laboratório e deve ter local para armazenar os Equipamento de Proteção Individual (EPIs) de uso exclusivo do laboratório.
III. O laboratório deve ter obrigatoriamente uma cabine de segurança biológica.
IV. O laboratório deve ser NB2 e apresentar o sistema central de ventilação com janelas vedadas.
I, II e III.
III e IV.
II e III.
I e III.
I e II.

A estufa é um equipamento designado para oferecer o crescimento microbiano, com controle de temperatura e em alguns modelos controle da umidade e atmosfera. Também há estufas com sistemas de refrigeração que permite a obtenção de temperaturas inferiores à do ambiente. A escolha da estufa deve ser pautada no objetivo do laboratório e nos tipos de microrganismos que se pretende cultivar.
Com base no texto, leia as afirmacoes a seguir:
I. Para o cultivo de microrganismos termófilos o ideal é que este seja incubado em forno Pasteur que é capaz de atingir temperaturas acima de 300°C.
II. A estufa, que compreende desde a temperatura ambiente até 75°C, atende os requisitos para incubação dos três tipos de microrganismos citados (psicrófilos, mesófilos e termófilos).
III. A estufa só pode ser usada para o cultivo de pscicrófilos e mesófilos, já que os termófilos precisam de temperaturas superiores a 45°C.
IV. A estufa para o cultivo microbiano atende os requisitos de incubação dos três tipos de microrganismos citados (psicrófilos, mesófilos e termófilos), desde que tenha um sistema de refrigeração que permita atingir temperaturas abaixo da do ambiente.
V. Microrganismos pscicrófilos e termófilos devem ser incubados em estufas especiais, especificamente projetadas para eles. Já os mesófilos são facilmente incubados na estufa comum.
I e IV, apenas
V, apenas
I, II e V
IV, apenas
II e III, apenas

Com o reconhecimento da importância da balança, a partir do final do século XIX deu-se início um avanço no desenvolvimento deste equipamento. Com o intuito de obter análises mais exatas, menos suscetíveis à ação do operador e mais rápidas, a tradicional balança de dois pratos começou a dar lugar aos modelos de um só prato, que por sua vez foram substituídos pelas balanças eletrônicas.
No processo de instalação de uma balança de precisão em um laboratório clínico, é necessário que sejam tomados alguns cuidados para que não ocorra interferência nas pesagens. Marque a alternativa que descreve corretamente as precauções que precisam ser tomadas.
A instalação deve ocorrer em local de fácil acesso, longe de fontes de calor. O ideal é que fique próxima a porta para evitar o aquecimento durante o uso.
A precaução mais importante a ser tomada quando da instalação de uma balança é colocá-la em uma bancada fixa e rígida, para evitar vibrações, independentemente se o local tem correntes de ar e luz solar direta sobre o equipamento.
O correto é instalar a balança em locais arejados, porém sem a incidência direta da luz solar. Importante ficar em local de fácil acesso para que todos os operadores possam levá-la para qualquer lugar, caso necessário.
A balança deve ficar em bancada fixa e rígida para minimizar as vibrações. Além disso deve ficar longe da incidência direta dos raios solares e de locais onde haja forte corrente de ar como próximo a ventiladores, ar condicionados e portas.
Deve ficar próximo ao ar condicionado ou ventilador e longe da incidência solar.

Nos laboratórios de pesquisa biomédica, a microscopia de luz é normalmente muito utilizada. Em relação aos componentes do microscópio e os cuidados de manuseio, é correto afirmar que:
Pode-se ligar o microscópio na tomada, independente da voltagem indicada no aparelho.
O ideal é deixar o aparelho descoberto, pois o uso de capas plásticas pode danificar as oculares.
É recomendado colocar a lâmina na platina e logo em seguida focalizá-la com a objetiva de maior aumento.
Ao final do procedimento, deve-se descer a platina ao máximo, retirar a lâmina e voltar o revólver para a objetiva de menor aumento.
Ao utilizar objetivas de 10x, é necessário usar óleo de imersão.

Mais conteúdos dessa disciplina