Logo Passei Direto
Buscar
Levando-se em consideração a matéria da aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a alternativa correta:
A Normas de eficácia diferida trazem já definida, intacta e regulada pela Constituição a matéria que lhe serve de objeto, que depois será apenas efetivada na prática mediante atos legislativos de aplicação.
B Normas imediatamente preceptivas são aquelas cujo fim é provocar uma sucessiva atividade legislativa que venha disciplinar uma certa matéria em sentido conforme como aquilo que dispõem, fazendo-o em linhas gerais.
C Normas programáticas stricto sensu têm, desde o momento de sua edição, eficácia direta ao Estado e aos cidadãos.
D As normas programáticas têm por conteúdo princípios implícitos do ordenamento jurídico, enunciam programas políticos não vinculantes e estampam fórmulas genéricas e abstratas. São providas, portanto, apenas de valor diretivo, servindo unicamente de guia e orientação ao intérprete.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre a aplicabilidade das normas constitucionais: A) Normas de eficácia diferida trazem já definida, intacta e regulada pela Constituição a matéria que lhe serve de objeto, que depois será apenas efetivada na prática mediante atos legislativos de aplicação. - Esta definição está correta, pois as normas de eficácia diferida realmente precisam de uma regulamentação posterior para serem efetivadas. B) Normas imediatamente preceptivas são aquelas cujo fim é provocar uma sucessiva atividade legislativa que venha disciplinar uma certa matéria em sentido conforme como aquilo que dispõem, fazendo-o em linhas gerais. - Esta definição não é precisa, pois as normas imediatamente preceptivas têm eficácia direta e não dependem de regulamentação. C) Normas programáticas stricto sensu têm, desde o momento de sua edição, eficácia direta ao Estado e aos cidadãos. - Esta afirmação é incorreta, pois as normas programáticas não têm eficácia direta, mas sim um caráter mais orientador. D) As normas programáticas têm por conteúdo princípios implícitos do ordenamento jurídico, enunciam programas políticos não vinculantes e estampam fórmulas genéricas e abstratas. São providas, portanto, apenas de valor diretivo, servindo unicamente de guia e orientação ao intérprete. - Esta definição está correta, pois as normas programáticas realmente têm um caráter mais orientador e não vinculante. Após essa análise, a alternativa correta é a) Normas de eficácia diferida trazem já definida, intacta e regulada pela Constituição a matéria que lhe serve de objeto, que depois será apenas efetivada na prática mediante atos legislativos de aplicação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

As fontes e os princípios do direito do trabalho
Assinale a alternativa que NÃO corresponde às fontes e princípios do Direito do Trabalho:
A) A analogia, os usos e costumes não são considerados fontes do direito do trabalho, por falta de previsão legal.
B) O princípio da primazia da realidade prevê a importância dos fatos em detrimento de informações contidas nos documentos.
C) O acordo coletivo e a convenção coletiva de trabalho são fontes formais do direito do trabalho.
D) O direito do trabalho se orienta pelo princípio da continuidade da relação de emprego.

Observe as afirmacoes abaixo:
Está correto o que se afirma em:
I. Inobstante o princípio basilar do Direito Individual do Trabalho no tocante à indisponibilidade dos direitos trabalhistas, não há impedimento na supressão de direitos trabalhistas em face do exercício, pelo devedor trabalhista, da arguição da prescrição ou em face do não exercício, pelo credor trabalhista, de prerrogativa legal, como no caso da decadência.
II. A renúncia e a transação são exemplos de supressão de direitos trabalhistas, operadas pelos titulares de seus direitos, sendo a renúncia ato unilateral da parte e a transação ato bilateral, pelo qual se acertam direitos e obrigações entre as partes acordantes, podendo ocorrer por meio da conciliação, mediação ou arbitragem.
III. Mesmo sendo titular de um direito indisponível, o trabalhador não pode dispor de todos os seus direitos trabalhistas, que estão acobertados pela indisponibilidade absoluta, como é o caso do direito ao registro em CTPS, ao salário mínimo e à incidência das normas de proteção à saúde e segurança do trabalhador.
A) I e II.
B) I e III.
C) II.
D) I, II e III.

Analise as assertivas abaixo: I - As Convenções da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil são fontes formais heterônomas do Direito do Trabalho. Mesmo quando não ratificadas internamente, podem se enquadrar como fontes materiais do Direito do Trabalho. II - O critério hierárquico de normas jurídicas no Direito do Trabalho brasileiro é informado, de maneira geral, pelo princípio da norma mais favorável, harmonizado pela teoria do conglobamento. III - Na qualidade de fonte normativa autônoma do Direito do Trabalho, a sentença normativa somente pode ser prolatada, pelos Tribunais do Trabalho, em processos de dissídio coletivo de natureza econômica em que tenha havido comum acordo entre as partes relativamente ao ajuizamento da respectiva ação coletiva. IV - A doutrina jurídica e a equidade, por força da especificidade do Direito do Trabalho, consubstanciam fonte formal desse campo jurídico, submetendo-se, naturalmente, ao princípio justrabalhista da norma mais favorável. Assinale a alternativa CORRETA:
A) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
B) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
C) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
D) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

O termo fonte do direito é empregado metaforicamente no sentido de origem primária do direito ou fundamento de validade da ordem jurídica. No Direito do Trabalho, o estudo das fontes é de relevada importância, subdividindo-se em algumas modalidades.
Assim sendo, considerando-se fonte formal heterônoma do Direito do Trabalho, assinale a alternativa correta:
A As convenções coletivas de trabalho firmadas entre sindicatos de categorias profissional e econômica.
B Os acordos coletivos de trabalho firmados entre uma determinada empresa e o sindicato da categoria profissional.
C A sentença normativa proferida em dissídio coletivo.
D As greves de trabalhadores por reajuste salarial de toda a categoria.

Com base nos enunciados previstos na CLT acerca de convenção e acordo coletivos, assinale a alternativa correta:
A As condições estabelecidas em acordo coletivo de trabalho sempre prevalecerão sobre as estipuladas em convenção coletiva de trabalho.
B Os empregados e as empresas que celebrarem contratos individuais de trabalho, estabelecendo condições contrárias ao que tiver sido ajustado em Convenção ou Acordo que lhes for aplicável, estarão passíveis de responder por processo crime.
C Os Acordos ou Convenções coletivos não possuem forma para sua celebração, podendo ser, inclusive, um acordo verbal.
D Convenção coletiva de Trabalho é o acordo de caráter normativo, pelo qual no mínimo cinco sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condições de trabalho aplicáveis às relações individuais de trabalho.

Levando-se em conta os fundamentos do direito coletivo do trabalho, assinale a alternativa correta:
A Para o cálculo do valor da hora suplementar, considera-se apenas o valor da hora normal, integrado por parcela de natureza salarial, não se computando os acréscimos previstos em acordo coletivo ou convenção coletiva.
B Caso o empregador estabeleça gratificação por tempo de serviço e, posteriormente, seja a mesma gratificação determinada em convenção coletiva da categoria, o empregado terá direito ao recebimento apenas da descrita na convenção coletiva, com exclusão da prevista em seu contrato de trabalho.
C É aplicável multa prevista em instrumento normativo — sentença normativa, convenção ou acordo coletivo — no caso de descumprimento de obrigação prevista em lei, ainda que a norma coletiva seja mera repetição de texto legal.
D É válida a cláusula de acordo ou convenção coletiva de trabalho que contemple a supressão do intervalo intrajornada.

A respeito dos princípios e das teorias do Direito do Trabalho, analise os itens a seguir e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) O princípio da proteção ao trabalho resulta da intervenção do Estado nas relações de trabalho e estipula um conteúdo inalterável pelas partes, mantendo, assim, o contrato incólume.
( ) São inerentes ao Direito do Trabalho o princípio do protecionismo e o princípio da primazia da realidade.
( ) Os princípios da dignidade da pessoa humana e dos valores sociais do trabalho estão previstos de forma expressa na Constituição Federal.
( ) A teoria do conglobamento pode ser conceituada como um método de interpretação, utilizado na existência de conflitos entre normas a serem aplicadas ao contrato individual do trabalho, na qual o princípio da norma mais favorável que é o que solucionará a questão, é aplicado no conjunto, não permitindo o fracionamento.
A) V, V, F, F.
B) F, F, V, F.
C) V, V, V, V.
D) F, V, V, V.

No que diz respeito às fontes do direito do trabalho, assinale a alternativa correta: A) A lei ordinária é fonte material. B) A sentença normativa é fonte formal autônoma. C) A convenção coletiva de trabalho é fonte formal heterônoma. D) O acordo coletivo de trabalho é fonte formal autônoma.

Mais conteúdos dessa disciplina