Logo Passei Direto
Buscar
No texto, propositalmente, alterou-se a grafia de um vocábulo, de modo que ele se encontra redigido em dissonância com as modificações introduzidas pela mais recente reforma ortográfica da língua portuguesa. Tal palavra está presente no excerto transcrito em qual alternativa?
a) 'aumentando a incidência de doenças infecciosas'.
b) 'um papel importante na seqüência de eventos'.
c) 'houve uma redução considerável'.
d) 'cerca de 30% das crianças indígenas são afetadas'.
User badge image
Matematicamente

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Para identificar a palavra que foi alterada de forma a estar em dissonância com as modificações da reforma ortográfica da língua portuguesa, precisamos analisar as alternativas. A reforma ortográfica de 2009 eliminou o uso do trema em palavras como "lingüiça", que passou a ser escrita como "linguiça". Vamos analisar as opções: a) 'aumentando a incidência de doenças infecciosas' - Não contém palavras que foram alteradas pela reforma. b) 'um papel importante na seqüência de eventos' - Aqui temos "seqüência", que antes da reforma era escrito com trema. A forma correta agora é "sequência". c) 'houve uma redução considerável' - Não contém palavras que foram alteradas pela reforma. d) 'cerca de 30% das crianças indígenas são afetadas' - Não contém palavras que foram alteradas pela reforma. Portanto, a palavra que se encontra redigida em dissonância com as modificações introduzidas pela reforma ortográfica é: b) 'um papel importante na seqüência de eventos'.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Criança cresce e se desenvolve bem melhor com outras crianças. A escola, na atualidade, é o local em que as crianças encontram seus pares já que a vida pública, nas ruas, nas praças, diminuiu muito para elas. E, de repente, a escola fechou. A pandemia provocou o isolamento social de todos e, principalmente, de crianças. Com as escolas fechadas, muitas foram as preocupações: falamos em ano perdido, em déficit de aprendizagem, perda de rotina. Pouco tempo depois, consideramos com intensidade a saúde mental afetada das crianças e adolescentes. Agora, estamos ocupados com a volta à escola e ao convívio das crianças e jovens com seus pares. E a dificuldade que muitos deles estão enfrentando tem chamado a atenção de pais e de professores.
As alternativas a seguir apresentam conclusões possíveis a partir da leitura do texto, exceto uma. Assinale-a.
a) Embora todos os alunos estivessem ansiosos pelo reencontro com os colegas, os mais novos, justamente pela percepção reduzida dos perigos representados pela pandemia, demonstraram menos dificuldades no retorno às aulas presenciais.
b) A resistência de algumas crianças a retornar às aulas muitas vezes ultrapassa a simples recusa de ir para a escola, há casos em que intensas reações físicas tornam-se evidentes.
c) Embora para muitas crianças o retorno das aulas tenha amenizado sintomas como distúrbios do sono e mudanças no estilo alimentar, algumas delas permaneceram congeladas em seus medos e inseguranças.
d) Oportunizar às crianças o brincar, criando condições de tempo e espaço para que possam realizar suas fantasias, bem como proporcionar atividades do interesse do grupo familiar podem fortalecer sua resiliência.

Mais conteúdos dessa disciplina