Logo Passei Direto
Buscar
(FCMSC-SP) Por definição, oração coordenada que seja desprovida de conectivo é denominada assindética. Observando os períodos seguintes: I. Não caía um galho, não balançava uma folha. II. O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou. III. O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame. Nota-se que existe apenas coordenação assindética em:
a) I apenas
b) II apenas
c) III apenas
d) I e III
e) Nenhum deles.
User badge image
Portuguesando

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada um dos períodos apresentados: I. "Não caía um galho, não balançava uma folha." - Aqui, não há conectivos entre as orações, portanto, é uma coordenação assindética. II. "O filho chegou, a filha saiu, mas a mãe nem notou." - Neste caso, a conjunção "mas" é um conectivo, portanto, não é assindética. III. "O fiscal deu o sinal, os candidatos entregaram a prova. Acabara o exame." - As duas primeiras orações estão coordenadas sem conectivo, mas a última frase "Acabara o exame" é uma nova oração que não está coordenada com as anteriores. As duas primeiras orações formam uma coordenação assindética. Com base na análise, apenas o período I é totalmente assindético, e o período III tem uma parte assindética, mas não é exclusivamente assindética. Portanto, a alternativa que contém apenas coordenação assindética é: a) I apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa que contém uma coordenativa conclusiva: a) Jaime trabalha depressa, contudo, produz pouco. b) Os meninos ora brigavam, ora brincavam. c) Sérgio foi bom filho; logo, será um bom pai. d) Os cães mordem, não por maldade, mas por precisarem viver. e) Adão comeu a maçã, e nossos dentes até hoje doem.

Mais conteúdos dessa disciplina