Logo Passei Direto
Buscar

Direito

Outros
Sobre as sucessões, assinale a alternativa errada.
a) Aplica-se o direito de representação à linha ascendente.
b) Viúva, que fora casada em separação convencional com o de cujus, tem direito de concorrer com os filhos exclusivos do falecido na sucessão deste.
c) O pai pode deixar toda a parte disponível de sua herança para um de seus dois filhos.
d) Para excluir da sucessão o irmão, basta que o testador disponha de seu patrimônio sem o contemplar.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a que está errada: a) Aplica-se o direito de representação à linha ascendente. - Esta afirmação está errada, pois o direito de representação se aplica à linha colateral e descendente, não à linha ascendente. b) Viúva, que fora casada em separação convencional com o de cujus, tem direito de concorrer com os filhos exclusivos do falecido na sucessão deste. - Esta afirmação está correta, pois a viúva tem direito à herança. c) O pai pode deixar toda a parte disponível de sua herança para um de seus dois filhos. - Esta afirmação está correta, já que o pai pode dispor da parte disponível da herança como desejar. d) Para excluir da sucessão o irmão, basta que o testador disponha de seu patrimônio sem o contemplar. - Esta afirmação está correta, pois o testador pode excluir um herdeiro da sucessão ao não mencioná-lo em seu testamento. Portanto, a alternativa errada é: a) Aplica-se o direito de representação à linha ascendente.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São absolutamente incapazes os menores de
a) 16 anos; os ausentes; os que não puderem exprimir sua vontade, em razão de causa permanente.
b) 18 anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil; os excepcionais, sem desenvolvimento mental completo.
c) 16 anos; os que, por enfermidade ou deficiência mental, não tiverem o necessário discernimento para os atos da vida civil; os que, mesmo por causa transitória, não puderem exprimir sua vontade.
d) 16 anos, os ébrios habituais; os pródigos; os toxicômanos.

Acerca do domicílio, assinale a opção incorreta.
a) O domicílio da pessoa natural é o lugar onde ela estabelece a sua residência com ânimo definitivo.
b) O direito brasileiro somente admite a unicidade domiciliar.
c) Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.
d) As partes contratantes podem especificar, nos contratos celebrados por escrito, o domicílio onde serão exercidos os direitos e obrigações resultantes dos mesmos.

O domicílio, como consagrado pelo Código Civil, (a) pode ser plural, desde que a pessoa tenha diversas residências onde alternadamente viva. (b) é único, e consiste no local em que a pessoa estabelece residência com ânimo definitivo. (c) é único, e consiste no centro de ocupação habitual da pessoa natural. (d) é considerado o local onde a pessoa exerce sua profissão. Se a pessoa exercer a profissão em locais diversos, deverá indicar um local específico para todas as relações correspondentes.

No que diz respeito às pessoas jurídicas, é INCORRETO afirmar:
a) As pessoas jurídicas de direito público são civilmente responsáveis pelos atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por partes destes, culpa ou dolo.
b) Começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito público com a inscrição do ato constitutivo no registro pertinente, decaindo em cinco anos o direito do particular interessado pleitear a anulação de seus atos constitutivos.
c) São pessoas jurídicas de direito público externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional público.
d) Obrigam a pessoa jurídica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo.

Assinale a alternativa que não corresponde às pessoas jurídicas de direito público interno:
a) as autarquias;
b) os Municípios;
c) as associações;
d) a União.

Alberto instituiu uma fundação por escritura particular, com finalidade educacional, e com dotação de bens livres, tendo registrado o instrumento no Cartório de Títulos e Documentos, deixando de mencionar a maneira de administrá-la.
a) A fundação não está corretamente instituída; todavia, o registro supre a irregularidade, uma vez que a finalidade é válida, sendo possível estipular, a posteriori, o modo de administrá-la.
b) A fundação está corretamente instituída, com registro e finalidade perfeitos, podendo estabelecer-se, a posteriori, o modo de administrá-la.
c) A fundação está corretamente instituída, porque, nela, o essencial é a finalidade e a dotação de bens livres.
d) A instituição fundacional é nula, integralmente, como nulo é o seu registro.

Sobre a disciplina jurídica dos bens, assinale a alternativa correta:
a) as pertenças são tipicamente bens acessórios, uma vez que, como regra, integram os negócios jurídicos que envolvam o bem principal.
b) os bens imóveis por acessão física são, exclusivamente, aqueles que se incorporam artificialmente ao solo.
c) prevê o Código Civil que as benfeitorias úteis realizadas pelo possuidor de boa-fé deverão ser indenizadas, mas não geram direito de retenção, ao passo que as benfeitorias necessárias geram tanto o direito à indenização como o direito de retenção.
d) os direitos pessoais de caráter patrimonial são reputados bens móveis por determinação legal, de modo que é sustentável afirmar, à luz do Código Civil, que o sistema jurídico brasileiro admite que direitos podem ser objeto de relação jurídica.

Não são considerados bens móveis:
a) o direito à sucessão aberta.
b) as energias que tenham valor econômico.
c) os materiais destinados a alguma construção, enquanto não forem empregados.
d) os direitos pessoais de caráter patrimonial e respectivas ações.

Mais conteúdos dessa disciplina