Buscar

Gente, o que significa restrição pelo MHC?

💡 5 Respostas

User badge image

Antônio Carlos

Restrição MHC -- O reconhecimento dos antigénios pelos linfócitos T é feito sobre pequenos péptidos associados a moléculas MHC, o que implica terem os respectivos TcR primordialmente uma especificidade para essas moléculas MHC. Diz-se por isso que o antigénio activa um determinado clone T "no contexto de" esse MHC. Verifica-se que, provavelmente pela selecção negativa ao nível do timo, apenas entram na circulação linfócitos T capazes de reconhecer os tipos MHC do próprio (self), dado que as moléculas que vão apresentar os antigénios são do mesmo indivíduo; por isso a restrição MHC é primordialmente ao MHC self. No entanto, na rejeição de enxertos, na doença da reacção do enxerto contra o hospedeiro (GVHD), ou no modelo experimental das culturas mistas de linfócitos (as MLC, mixed lymphocyte cultures), o reconhecimento (e reacção citotóxica subsequente) é feito num contexto MHC nonself (alo-reactividade), interpretável como resultante de uma reactividade cruzada entre as especificidades existentes (restritas ao MHC self) e certas especificidades em contextos nonself.

 

 

1
Dislike1
User badge image

Rosiane Rutzatz

Para que a célula T reconheça e responda a uma proteína antigênica estranha, ela deve reconhecer o MHC na célula apresentadora como sendo MHC próprio. Isso é chamado restrição do MHC ao próprio. Células T auxiliares reconhecem antígeno no contexto de MHC classe II próprio.
1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder esta pergunta devemos colocar em prática o nosso conhecimento sobre Imunologia.


Restrição MHC -- O reconhecimento dos antigénios pelos linfócitos T é feito sobre pequenos péptidos associados a moléculas MHC, o que implica terem os respectivos TcR primordialmente uma especificidade para essas moléculas MHC. Diz-se por isso que o antigénio activa um determinado clone T "no contexto de" esse MHC.


Portanto, verifica-se que, provavelmente pela selecção negativa ao nível do timo, apenas entram na circulação linfócitos T capazes de reconhecer os tipos MHC do próprio (self), dado que as moléculas que vão apresentar os antigénios são do mesmo indivíduo; por isso a restrição MHC é primordialmente ao MHC self. No entanto, na rejeição de enxertos, na doença da reacção do enxerto contra o hospedeiro (GVHD), ou no modelo experimental das culturas mistas de linfócitos (as MLC, mixed lymphocyte cultures), o reconhecimento (e reacção citotóxica subsequente) é feito num contexto MHC nonself (alo-reactividade), interpretável como resultante de uma reactividade cruzada entre as especificidades existentes (restritas ao MHC self) e certas especificidades em contextos nonself.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais