Logo Passei Direto
Buscar
(RBO, 2017) O Professor João chega na sala e informa aos alunos o assunto da aula. Após explanação e trocas entre os alunos, o mesmo propõe uma atividade de aplicação. Ao final da aula, João acolhe as diversas percepções dos alunos, que, empolgados com a descoberta que tiveram, ficam instigados às novas aquisições que poderão adquirir nos próximos encontros.
João diz aos colegas que seguiu a tipologia de conteúdos
conceituais, procedimentais e atitudinais.
operacionais tangíveis.
por competências complexas.
tradicionais sequenciais.
construtivistas de aplicação.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Pelo contexto apresentado, o Professor João parece ter seguido a tipologia de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Essa abordagem é comum em metodologias que buscam promover a construção do conhecimento de forma ativa e reflexiva, envolvendo os alunos em discussões e atividades práticas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O Planejamento educacional esta inserido em cada espaço da instituição de ensino sendo realizado por cada profissional da educação de uma maneira diferente, tendo em vista que todos têm metas e propósitos específicos e conjuntos a serem trabalhados e alcançados. Pensando nisso, a abrangência do planejamento educacional fica melhor descrita em qual das opções a seguir?
Pequena por ser determinada em um planejamento para cada profissional da educação.
Consciente para que todos os profissionais da educação e educandos possam ter o entendimento da mesma.
Comum em todos os níveis educacionais.
Ampla para os diversos setores da educação.
Idêntica em todos os setores da Intuição de Ensino.

O processo de elaboração da política pública educacional Base Nacional Comum Curricular, pautou-se em um debate que defendia o envolvimento da participação de toda a comunidade educacional, considerando-se que o debate e a contribuição de todos os envolvidos com a educação brasileira seria fundamental para a construção da BNCC.
Com base no exposto, julgue como verdadeiras ou falsas as afirmativas abaixo:
( ) A construção e aprovação da BNCC surgiu da articulação dos sistemas de ensino e foi resultado exclusivamente de debates realizados na Conferências Nacionais da Educação entre os anos de 2008 e 2014
( ) A primeira versão da BNCC, divulgada no ano de 2016, contou com iniciativa de consulta pública para sua construção, realizada no ano de 2015, tendo sido socializada e discutida em seminários com a participação de gestores escolares e especialistas.
( ) Também no ano de 2016, foi produzida uma segunda versão da BNCC, havendo espaço para sugestões de diversos atores interessados (professores, gestores e especialistas).
( ) A terceira e última versão da BNCC, atualmente em vigência, foi encaminhada ao Conselho Nacional de Educação, abordando a Educação Infantil e Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, e foi construída sem a participação da sociedade civil e educacional
A sequência correta de respostas é: V V F F
F F V V
F F F F
V V V V
F V F V

De acordo com a MP n.º 746/2016, a reforma do Ensino Médio, cuja proposta mantém a organização curricular em áreas do conhecimento:
É correto o que se afirma em:
I. Os alunos cursarão apenas uma parte do currículo a título de formação geral, podendo optar por cursar 60% do Ensino Médio entre as áreas de Ciências da Natureza ou Matemática.
II. Os alunos cursarão apenas uma parte do currículo a título de formação geral, podendo optar por cursar 60% do Ensino Médio entre as as áreas de Linguagens, Ciências da Natureza, Matemática, Ciências Humanas ou Formação Técnica e Profissional.
III. Os alunos cursarão apenas uma parte do currículo a título de formação geral, podendo cursar 60% do Ensino Médio na área de Formação Técnica e Profissional.
III apenas
I, II e III.
I e II
I apenas
II apenas

O artigo de Souza (2005) promove uma discussão acerca dos objetivos da avaliação.
Ao questionar: “[...] quando na prática pedagógica avaliamos os nossos alunos, o que estamos pretendendo com isto?”, o autor afirma que o objetivo de avaliar os alunos é
conhecer o que eles sabem, o quanto sabem e o quão distante ou perto estão dos objetivos educacionais que lhes foram propostos.
verificar a defasagem existente naquela série em que se encontram e recolocá-los, se for o caso, na série adequada.
definir quais serão promovidos para a série seguinte e quantificar quantos serão retidos.
ser elaborada pela coordenação da escola com vistas a colaborar com a prática pedagógica dos professores.
planejar para trabalhos multi e interdisciplinares dentro do espaço escolar.

Para mudar a avaliação, não basta articular um discurso novo, não adianta ter uma nova concepção e continuar com práticas arcaicas. É necessário construir uma práxis transformadora.
A práxis, enquanto atividade específica do ser humano, é:
a ação informada pela reflexão e a reflexão desafiada pela ação.
a reflexão-ação pautada por mecanismos não conscientes.
a fusão entra a ação e a reflexão em uma mesma atividade.
a valorização da reflexão que evita o verbalismo.

Mais conteúdos dessa disciplina