Logo Passei Direto
Buscar
A dinâmica do ciclo do carbono é muito variável, quer no espaço quer no tempo. As emissões de carbono ocorrem devido às ações dos seres vivos ou devido a outros fenômenos, como uma erupção vulcânica que, por exemplo, provoca um aumento temporário de carbono na atmosfera. O sequestro (absorção) do carbono da atmosfera (CO2) é feito principalmente pelos seres clorofilados que, no processo de fotossíntese, sintetizam a molécula da glicose (C6H12O6).
Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é aconselhável
A Controlar as atividades vulcânicas.
B Transformar as florestas em zonas agrícolas.
C Instalar hortas em grande parte das residências.
D Impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para manter armazenado, por longo prazo, o carbono que foi retirado da atmosfera, é fundamental focar em práticas que promovam a preservação e recuperação de áreas verdes, já que as florestas e vegetações desempenham um papel crucial no sequestro de carbono através da fotossíntese. Analisando as alternativas: A) Controlar as atividades vulcânicas - Embora as erupções vulcânicas possam liberar carbono, controlar essas atividades não é uma solução viável ou prática. B) Transformar as florestas em zonas agrícolas - Isso geralmente resulta em desmatamento, o que diminui a capacidade de sequestro de carbono. C) Instalar hortas em grande parte das residências - Embora isso possa ajudar a aumentar a vegetação local, não é uma solução em larga escala para o sequestro de carbono. D) Impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento - Esta alternativa é a mais adequada, pois impede a perda de áreas que sequestram carbono e promove o crescimento de novas árvores que também absorvem CO2. Portanto, a alternativa correta é: D) Impedir o desflorestamento e estimular o reflorestamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Bioma pobre, caatinga já perdeu 59% de sua área. O jornal Folha de São Paulo divulgou, em 05 de junho de 2008, que 59% do bioma, tão exaltado por Euclides da Cunha e outros escritores, já está alterado. Esse resultado é diferente das últimas estimativas, que apontavam uma alteração de 30%, aproximadamente. Muitos estudos sobre esse ecossistema apontam para o mesmo caminho: a biodiversidade dessa região é elevada e segundo Washington Rocha da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) a cana-de-açúcar e a desertificação (que poderá ser potencializada pelas mudanças climáticas globais) são as duas maiores ameaças para a caatinga atualmente.
De acordo com o texto, pode-se afirmar que:
A). A caatinga apresenta muitos seres vivos e poucas espécies diferentes.
B). A caatinga apresenta muitos seres vivos de espécies diferentes.
C). As mudanças climáticas no local são ocasionadas pelo excesso de cactáceas e gramíneas.
D). Esse estudo permite concluir que os seres vivos dessa região não serão dizimados.

Sabe-se que cerca de 10% da energia e da matéria disponíveis em organismos pertencentes a um determinado nível trófico são transferidos para os seres que ocupam o nível trófico imediatamente superior. Admita que uma área eficientemente cultivada produza cereais em quantidade suficiente para alimentar cem pessoas durante um ano.
O número de pessoas alimentadas pela carne de todo o gado que pudesse ser criado nessa área, também em condições ideais e no mesmo período, seria aproximadamente de:
A 100
B 101
C 102
D 103

Quanto mais desenvolvida é uma nação, mais lixo cada um de seus habitantes produz. Além de o progresso elevar o volume de lixo, ele também modifica a qualidade do material despejado. Quando a sociedade progride, ela troca a televisão, o computador, compra mais brinquedos e aparelhos eletrônicos. Calcula-se que 700 milhões de aparelhos celulares já foram jogados fora em todo o mundo.
A respeito da produção de lixo e de sua relação com o ambiente, é correto afirmar que:
A As substâncias químicas encontradas no lixo levam, frequentemente, ao aumento da diversidade de espécies e, portanto, ao aumento da produtividade agrícola do solo.
B O tipo e a quantidade de lixo produzido pela sociedade independem de políticas de educação que proponham mudanças no padrão de consumo.
C A produção de lixo é inversamente proporcional ao nível de desenvolvimento econômico das sociedades.
D O desenvolvimento sustentável requer controle e monitoramento dos efeitos do lixo sobre espécies existentes em cursos d’água, solo e vegetação.

O gráfico abaixo ilustra a variação da temperatura ao longo dos séculos 1000 a 2000. Note a elevação das temperaturas e da quantidade de partículas de CO2 depositada na atmosfera entre 1900 a 2000 e indique o item que melhor se relaciona ao gráfico:
A Com a evolução da ciência a civilização deu grandes saltos de desenvolvimento. Em apenas algumas dezenas de anos já havíamos superado séculos de desenvolvimento da civilização.
B A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, teve parcela significativa nos impactos sociais e ambientais resultantes das mudanças por ela trazidas, sendo que os impactos ambientais demoraram muitos anos para serem percebidos e questionados.
C O capitalismo é um dos maiores causadores dos problemas atuais, principalmente devido ao consumismo excessivo fomentado por este modelo econômico.
D Com o surgimento do modelo industrial, houve intensa migração de trabalhadores do meio rural para os grandes centros urbanos, gerando diversos problemas sociais, ambientais e econômicos.

A maior parte dos veículos de transporte atualmente é movida por motores a combustão que utilizam derivados de petróleo. Por causa disso, esse setor é o maior consumidor de petróleo do mundo, com altas taxas de crescimento ao longo do tempo.
Assinale a alternativa que traz a classificação correta deste tipo de poluição atmosférica:
A). Naturais: evaporação natural, gases de emissões vulcânicas, tempestades de areia (poeira), decomposição animal e vegetal, maresia.
B). Matéria orgânica: composta por detritos que formam os esgotos, criação de gado, indústrias.
C). Antropogênicas: fontes industriais e móveis (combustível e a sua queima), emissões de processos químicos.
D). Deposição: a poluição é lançada na atmosfera após alguns processos, podendo ser removida pelos recursos naturais.

A poluição sonora, seja ambiental ou a ocupacional, é uma forma de poluição bastante disseminada nas sociedades industrializadas e é causa de perdas auditivas em adultos e crianças. Acarreta também comprometimentos não auditivos que afetam a saúde física geral e emocional dos indivíduos.
Considere as afirmativas abaixo, sobre uma seleção correta de ações de Monitoramento Ambiental, como parte integrante de um programa de conservação auditiva em áreas urbanas.
I. Ações a serem implantadas: redução do ruído ambiental com aumento da fiscalização, redução da dose de exposição e utilização de equipamento de proteção individual.
II. Ações a serem implantadas: medidas administrativas, legislativas, educativas e de informação, além de avaliação do processo.
III. Ações a serem implantadas: avaliação ambiental do ruído - áudio-dosimetria do ruído com alarme a partir de 85 dB e audiometria (avaliação da audição de pessoas) em amostras da população sob influência do ruído.
A). I
B). II
C). III
D). I e III.

A elevação da temperatura das águas de rios, lagos e mares diminui a solubilidade do oxigênio, pondo em risco as diversas formas de vida aquática que dependem desse gás. A elevação de temperatura pode acontecer por meios artificiais, gerando poluição.
Assinale a alternativa que traz a denominação correta deste tipo de poluição das águas:
A). Poluição biológica: acontece com a presença de microorganismos originários, em sua maioria, de esgotos domésticos e industriais, podendo transmitir várias doenças aos homens e animais;
B). Poluição térmica: ocorre quando uma vasta quantidade de água aquecida é lançada em meio ao recurso hídrico;
C). Poluição química: provocada pela ação de produtos químicos indesejados, como fertilizantes do ramo agrícola, detergentes, inseticidas, plásticos, aditivos alimentares, entre outros;
D). Poluição sedimentar: encabeça a lista de quem gera mais poluição, sendo que decorre do acúmulo de diferentes partículas de produtos insolúveis orgânicos e inorgânicos.

Mais conteúdos dessa disciplina