Logo Passei Direto
Buscar
As referências utilizadas nos seus trabalhos acadêmicos podem ter um, dois, três e até mais autores. Para contemplar essa situação, existem modelos para dar conta dessa especificidade nas referências.
Baseado nesse exemplo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A sigla ‘et al’ utilizada após o nome da autora significa que existem mais de três autores nesta obra.
( ) A sigla ‘et al’ é utilizada para que não precisemos escrever os nomes de outras obras relacionadas.
( ) No livro de gramática referenciado, Maria H. M. Mateus é a única autora desta obra.
( ) Entre mais de três autores, Maria H. M. Mateus é autora da obra Gramática da língua portuguesa.
A V - F - V - V.
B V - V - V - F.
C V - F - F - V.
D F - F - F - V.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: ( ) A sigla ‘et al’ utilizada após o nome da autora significa que existem mais de três autores nesta obra. É falsa. A sigla "et al." é utilizada quando há mais de um autor, geralmente a partir do segundo autor, mas não necessariamente mais de três. O uso pode variar conforme as normas de citação. ( ) A sigla ‘et al’ é utilizada para que não precisemos escrever os nomes de outras obras relacionadas. É falsa. A sigla "et al." é utilizada para abreviar a citação de autores em uma obra específica, não para se referir a outras obras. ( ) No livro de gramática referenciado, Maria H. M. Mateus é a única autora desta obra. É verdadeira. Se a afirmação diz que ela é a única autora, e não há menção de outros autores, então é considerada verdadeira. ( ) Entre mais de três autores, Maria H. M. Mateus é autora da obra Gramática da língua portuguesa. É verdadeira. Se a afirmação diz que ela é uma das autoras de uma obra que tem mais de três autores, isso é considerado verdadeiro. Portanto, a sequência correta é: F - F - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a) A V - F - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A seguir, apresentamos a referência de um artigo escrito na revista Veja em setembro de 2008. Observe a referência: KANITZ, Stephen. O petróleo não será mais nosso. Veja, São Paulo, n. 36, 10 set. 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 out. 2008.
Agora, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Sabemos que há outros autores para o artigo, mas estão ocultos na referência.
( ) A referência utilizada no exemplo aponta o endereço eletrônico para a localização do artigo.
( ) O título do artigo é "O petróleo não será mais nosso" e foi lançado na edição de setembro de 2008.
( ) No exemplo está especificado uma referência de um livro eletrônico.
a) F - F - F - V.
b) V - F - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - V - V - F.

Na realização de projetos, para que o professor/pesquisador não apenas reproduza conhecimento, transmitindo-o para seus alunos, é interessante que, na consolidação da teoria e da prática, o orientador da pesquisa atue em áreas de concentração e linhas específicas à sua formação de graduação e pós-graduação. Caso contrário, corre-se o risco de que o projeto tenha baixa qualidade de inovação.
Assim sendo, analise as afirmativas a seguir:
I- O professor orientador precisa qualificar o seu olhar para que diante de problemas possa orientar e/ou propor soluções.
II- Não é necessário que o professor tenha muita experiência ou prática de pesquisa, bastando apenas boa vontade.
III- É fundamental que o pesquisador tenha muito dinamismo em seu processo de orientação, interagindo com diferentes realidades e indivíduos.
IV- O senso comum pode ajudar na realização de projetos de pesquisa desde que não transpasse a metodologia científica.
a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas II, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

Muita confusão é feita com relação aos tipos de trabalhos acadêmicos, principalmente no que concerne àqueles oriundos de Programas de Pós-Graduação (PPGs). Desta forma, dentro do senso comum, não sabemos qual tipo de trabalho caracteriza um mestrado, e qual nível de aprofundamento este deve apresentar. O mesmo acontece com os trabalhos em nível de doutorado.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cursos de pós-graduação em nível de especialização recebem a nomenclatura de lato sensu.
( ) Um projeto de mestrado apresenta pesquisas e resultados significativos para uma área de conhecimento e, por isso, é chamado de tese.
( ) Em projetos e cursos de mestrados e doutorados, o acadêmico aprofunda o seu conhecimento a nível stricto sensu.
( ) Um trabalho de doutorado apresenta estudos e pesquisas inéditas, e, por isso, é chamado de dissertação.
a) V - F - V - F.
b) V - F - F - V.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - V.

Os artigos científicos se subdividem em três tipos (analítico, classificatório e argumentativo) e possuem características informativas para divulgar algum assunto específico, ou seja, levar ao interesse público algum conhecimento.
Relativo aos modelos de artigos científicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Descrever algum assunto específico e abordar aspectos importantes são características do modelo analítico de artigo científico.
( ) São características do modelo classificatório de artigo científico: classificar, ordenar e explicar os aspectos divididos de algum tema.
( ) Abordar um tema específico e depois apresentar argumentos contrários ao apresentado faz parte do modelo argumentativo de artigo científico.
( ) Apresentar um tema e sugerir ao leitor uma tomada de opinião faz parte do modelo classificatório de artigo científico.
a) F - F - V - V.
b) V - F - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - V - F - F.

A pesquisa não só forma um bom profissional, mas também contribui para o fortalecimento do elo entre a teoria e a prática.
( ) Em projetos de Iniciação Científica não podem surgir ideias inovadoras e/ou novas descobertas.
( ) De forma geral, a teoria é uma generalização que a prática aparece de forma muito particular, as vezes, incompreensível sem o ato da pesquisa.
( ) No mundo contemporâneo, o bom profissional é aquele que qualifica o seu olhar para compreender a realidade, e neste aspecto, a pesquisa ajuda muito.
a) V - V - F - F.
b) V - F - V - V.
c) F - V - V - F.
d) F - F - V - V.

A construção de projetos de pesquisa e artigos científicos são fortemente amparados pelas referências bibliográficas. Existe uma estória que falava de um grande professor da área das ciências ambientais, que em seu capítulo de livro acerca da crise hídrica no Estado de São Paulo, poderíamos encontrar facilmente mais de 13.000 obras citadas ao longo da obra. O que isso significa? Que o pesquisador consultou profunda e extensivamente o tema, em todos os cantos do planeta, dando sustentação as suas ideias.
Desta forma, sobre as referências em um trabalho acadêmico-científico, analise as sentenças a seguir:
I- Todos os materiais lidos durante o processo de pesquisa devem ser mencionados no item Referência do trabalho acadêmico, não importando seu número.
II- Em trabalhos acadêmicos-científicos é importante priorizar referências que tenham valor científico, como livros, revistas científicas etc. para qualificar e dar credibilidade às informações apresentadas.
III- Devem constar em um trabalho acadêmico-científico apenas as referências citadas ao longo do texto de forma direta ou indireta.
IV- São considerados elementos essenciais de uma referência de livro: sobrenome(s) e nome(s) do(s) autor(es), título da obra, edição (da 2ª em diante), local, editora, ano de publicação.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

Como você já estudou, citações são elementos que você encontra em livros, revistas, documentos eletrônicos, entre outros. Elas contribuem para o raciocínio e podem conter parágrafos ou textos copiados na sua íntegra ou não, seguindo características específicas para cada caso.
Observe o exemplo a seguir: A partir desta sensação de que o tempo tem ritmos diferentes para cada um, podemos concluir que ?O tempo não é um dado da natureza, mas, sim, uma criação cultural que faz parte do sistema de crenças dos homens? (PETTA; OJETA, 2001, p. 4). FONTE: PETTA, Nicolina Luiza de; OJETA, Eduardo Aparício Baez. História [em negrito]: uma abordagem integrada. São Paulo: Moderna, 2001.
( ) Nas citações diretas é permitido fazer a cópia fiel ao parágrafo pesquisado.
( ) A citação usada no exemplo se trata de uma citação direta curta.
( ) A frase citada pode ser encontrada na obra de Petta e Ojeta, de ano de edição 2001.
( ) Na citação direta não é permitido copiar a frase ou parágrafo na íntegra do texto.
a) V - F - V - V.
b) V - V - F - V.
c) V - V - V - F.
d) F - F - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina