Logo Passei Direto
Buscar
Numa concepção construtivista, na qual o papel do estudante é ativo, o papel do professor também é ativo. Quais ações exemplificam esse papel ativo do professor? a) Observação e correção de atividades. b) Auxílio nas atividades e na transmissão de conhecimentos. c) Intervenções e auxílio na realização das propostas. d) Atribuição de notas e troca de experiências. e) Criação de condições para a aprendizagem e correção dos deveres de casa.
User badge image
Láislye Mesquita

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Na concepção construtivista, o papel do professor é fundamental para facilitar a aprendizagem ativa dos alunos. O professor deve atuar como mediador, promovendo um ambiente onde os alunos possam explorar, questionar e construir seu próprio conhecimento. Vamos analisar as alternativas: a) Observação e correção de atividades - Embora a observação seja importante, a correção por si só não exemplifica um papel ativo. b) Auxílio nas atividades e na transmissão de conhecimentos - Essa opção sugere um papel mais passivo na transmissão de conhecimentos, o que não é totalmente alinhado com a abordagem construtivista. c) Intervenções e auxílio na realização das propostas - Esta opção reflete um papel ativo, onde o professor intervém e auxilia os alunos em suas atividades, promovendo a construção do conhecimento. d) Atribuição de notas e troca de experiências - A atribuição de notas é uma prática mais tradicional e não necessariamente reflete um papel ativo no processo de aprendizagem. e) Criação de condições para a aprendizagem e correção dos deveres de casa - Embora a criação de condições para a aprendizagem seja importante, a correção dos deveres de casa não é uma ação que exemplifique um papel ativo. A alternativa que melhor exemplifica o papel ativo do professor na concepção construtivista é: c) Intervenções e auxílio na realização das propostas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O construtivismo possui uma série de princípios que apoiam a compreensão do processo de ensino/aprendizagem. De acordo com Zabala (200, a concepção construtivista explica que a estrutura cognoscitiva está organizada por esquemas de conhecimentos. Como podemos definir esses esquemas de conhecimentos?
a. Resumos de conteúdos disciplinares.
b. Memorização dos conteúdos escolares conforme ano/série cursada.
c. Processo pelo qual o professor apoia a aprendizagem dos alunos.
d. Representações feitas em determinado momento sobre determinado objeto de conhecimento.
e. Representações futuras que podemos conquistar.

As aprendizagens que acontecem de forma não arbitrária tendem a ser profundas. Já, quando o estudante não tem condições de tirar conclusões ou fazer relações, as aprendizagens são mecânicas. Qual a consequência dessa aprendizagem mecânica para o estudante?
a. Não faz parte do seu esquema de conhecimento.
b. Favorece a formação de vários vínculos com outros conhecimentos.
c. Permanece para a vida.
d. Pode ser esquecida.
e. Tem grande significado para a sua vida.

Todo conhecimento adquirido não tem um efeito exclusivamente cognitivo, pois ele incide também no autoconceito e na forma de perceber as pessoas e de se relacionar na escola e no mundo. Zabala (2002) afirma que a escola deveria construir um só tipo de conhecimento: “o cotidiano”.
O que isso significa?
A. Desprezar o conhecimento escolar no processo de construção do conhecimento cotidiano.
B. Considerar o conhecimento científico na escola, tornando-o cada vez mais acadêmico.
C. Trabalhar o conhecimento prévio do estudante e transformá-lo em conhecimento científico.
D. Os conhecimentos científicos e escolares ampliam e melhoram o conhecimento cotidiano no processo de reconstrução do aluno.
E. Discutir os conhecimentos prévios dos estudantes e elaborar sínteses.

Mais conteúdos dessa disciplina