Logo Passei Direto
Buscar
Os processos pedogenéticos são úteis para entender as feições do solo, identificá-los e classificá-los, levando à constituição dos horizontes ou camadas particulares a cada situação ambiental. Ou seja, são responsáveis pela formação de todos os tipos de solos existentes, atuando com diferentes intensidades de acordo com a variação nos fatores de formação.
Sobre os processos gerais de formação do solo, julgue os itens a seguir em verdadeiro ou falso.
( ) Na formação do solo não ocorre um processo pedogenético isoladamente, mas a predominância de pelo menos um deles.
( ) Tudo que é incorporado ao solo em desenvolvimento é considerado como translocação, compreendendo qualquer contribuição externa ao perfil ou horizonte do solo.
( ) O acúmulo de matéria orgânica absorvida nos solos é muito estável, não depende do tipo de clima e do relevo. Em climas com precipitações baixas, a vegetação é reduzida, tendo como consequência adições pequenas de matéria orgânica.
( ) O agente principal de remoção é a água, elemento que dissolve os minerais do solo, transportando-os ao longo das camadas dos solos até o lençol freático, liberando ao longo dessas camadas elementos químicos, como o cálcio, o magnésio, o potássio e o sódio. Durante este processo, quando os elementos são alterados e arrastados pelas águas pluviais, que infiltram ao longo do perfil do solo, temos o fenômeno da eluviação. Enquanto que a separação dos elementos contidos em certas substâncias, através da solubilização, por meio de lavagem do solo, caracteriza o processo de lixiviação.
( ) O deslocamento de argilas e solutos de um perfil para o outro, a deslocação de materiais proporcionados pela atividade agrícola, preenchimento de vazios estimulado pela redução dos solos ricos em argila expansiva, a ocupação total dos espaços deixados por raízes decompostas, minhocas, formigas, entre outras, são exemplos de processos de remoções.
( ) A formação do solo inicia-se através da ação dos agentes do clima, como precipitação e temperatura, proporcionando o intemperismo do material de origem no momento em que foi exposto à superfície. O intemperismo vai se intensificando, gerando a desagregação e aumentando a porosidade das rochas, por consequência retém água e elementos químicos como cálcio, magnésio, potássio, sódio, ferro, entre outros.
a. V-V-F-V-F-V.
b. V-V-F-V-F-V
c. V-F-F-F-F-V.
d.  V-F-F-V-F-V.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre os processos pedogenéticos e a formação do solo: ( ) Na formação do solo não ocorre um processo pedogenético isoladamente, mas a predominância de pelo menos um deles. É verdadeira (V). Os processos pedogenéticos geralmente ocorrem em conjunto, mas um pode predominar em determinadas condições. ( ) Tudo que é incorporado ao solo em desenvolvimento é considerado como translocação, compreendendo qualquer contribuição externa ao perfil ou horizonte do solo. É falsa (F). Translocação refere-se especificamente ao movimento de materiais dentro do solo, enquanto a incorporação de materiais externos é mais relacionada à adição. ( ) O acúmulo de matéria orgânica absorvida nos solos é muito estável, não depende do tipo de clima e do relevo. Em climas com precipitações baixas, a vegetação é reduzida, tendo como consequência adições pequenas de matéria orgânica. É falsa (F). O acúmulo de matéria orgânica é influenciado pelo clima e relevo, e em climas secos, a vegetação é realmente reduzida, resultando em menor adição de matéria orgânica. ( ) O agente principal de remoção é a água, elemento que dissolve os minerais do solo, transportando-os ao longo das camadas dos solos até o lençol freático, liberando ao longo dessas camadas elementos químicos, como o cálcio, o magnésio, o potássio e o sódio. Durante este processo, quando os elementos são alterados e arrastados pelas águas pluviais, que infiltram ao longo do perfil do solo, temos o fenômeno da eluviação. Enquanto que a separação dos elementos contidos em certas substâncias, através da solubilização, por meio de lavagem do solo, caracteriza o processo de lixiviação. É verdadeira (V). A descrição está correta e distingue bem os processos de eluviação e lixiviação. ( ) O deslocamento de argilas e solutos de um perfil para o outro, a deslocação de materiais proporcionados pela atividade agrícola, preenchimento de vazios estimulado pela redução dos solos ricos em argila expansiva, a ocupação total dos espaços deixados por raízes decompostas, minhocas, formigas, entre outras, são exemplos de processos de remoções. É falsa (F). Esses exemplos se referem mais a processos de translocação e não de remoção. ( ) A formação do solo inicia-se através da ação dos agentes do clima, como precipitação e temperatura, proporcionando o intemperismo do material de origem no momento em que foi exposto à superfície. O intemperismo vai se intensificando, gerando a desagregação e aumentando a porosidade das rochas, por consequência retém água e elementos químicos como cálcio, magnésio, potássio, sódio, ferro, entre outros. É verdadeira (V). A afirmação está correta sobre o papel do clima e do intemperismo na formação do solo. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. F 4. V 5. F 6. V A sequência correta é: a) V - F - F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os fatores de formação de solo são fundamentais nas modificações dos solos agrícolas à medida que controlam as ações do intemperismo, seja ele físico, químico ou biológico. Dentre os fatores, têm destaque: material de origem, organismos, clima, relevo e tempo.
Sobre os fatores de formação do solo, analise os itens a seguir:
( ) Há mais intemperismo, erosão e formação de solo quanto mais curto for o período de tempo.
( ) A presença de mais minerais estáveis, como o quartzo, e menos minerais estáveis, como o feldspato, resulta em intemperismo mais intenso.
( ) Em condições de temperaturas mais baixas ocorre menos intemperismo químico e mais intemperismo físico.
( ) Em condições de temperaturas mais altas ocorre menos intemperismo químico e mais intemperismo físico.
( ) Grandes quantidades de chuva causam maior dissolução dos minerais, a produção de argilominerais, produção de partículas de pequeno tamanho e erosão. Enquanto que poucas chuvas acarretam menor dissolução de minerais, intemperismo físico, fragmentação e erosão.
( ) Em áreas que acontecem chuvas ácidas, a baixa acidez causa menor dissolução de minerais e intemperismo físico. Enquanto que chuvas de alta acidez acarretam maior dissolução de minerais e produção de argilominerais.
( ) Em encostas íngremes acontecem mais intemperismos químicos, bem como, mais intemperismo físico e mais erosão.
( ) Em encostas suaves acontecem mais intemperismos químicos, bem como, mais intemperismo físico e menos erosão.
a. F-F-V-F-V-V-F-F.
b. F-V-V-F-V-V-F-F.
c. F-F-V-F-V-F-F-F.
d. F-F-F-F-V-V-F-F.

Conhecer a morfologia do solo ajuda o técnico a avaliar a capacidade de uso da terra, a possibilidade do solo em se adaptar ao desenvolvimento das plantas, a infiltração, bem como o movimento de água e solutos no perfil do solo, a resposta do solo ao manejo aplicado, bem como a sua resistência à degradação pelos processos erosivos.
Com base nisso, analise as assertivas a seguir:
( ) Todas as características morfológicas observadas em campo, no perfil do solo, são de fundamental importância para a caracterização do solo, juntamente com as análises químicas, físicas, e mineralógicas executadas em laboratório.
( ) A cor do solo não é uma propriedade naturalmente percebível e de fácil determinação, portanto não é usada para identificar, delinear e caracterizar solos em campo.
( ) A matéria orgânica altera a sensação ao tato à medida que acarreta aos solos menor plasticidade, enquanto que a presença de matéria orgânica nos solos arenosos torna-os menos plásticos e menos pegajosos.
( ) No solo seco é avaliada a dureza, estimada pela resistência do torrão seco à ruptura ou fragmentação, quando comprimido. Em um solo extremamente duro, é difícil a penetração das raízes das plantas, o preparo do solo para o cultivo pelo produtor rural, a escavação de poços ou fundações de casas.
( ) A cimentação é uma forma de agregação das partículas do solo por agentes cimentantes como o carbonato de sílica, cálcio, óxidos de manganês e de alumínio. Confere ao solo uma constituição dura e quebradiça.
( ) Nódulos ou concreções são elementos granulares com dureza e formação química distintas que percorrem diferentes solos, geralmente constituídos pela precipitação ou cristalização de algum componente químico.
a. V-F-F-V-F-V
b. V-F-F-V-V-F
c. V-F-F-F-F-V
d. V-V-F-V-F-V

Mais conteúdos dessa disciplina