Logo Passei Direto
Buscar

Psicopedagogia

Colégio Objetivo
Na visão da Psicopedagogia e Multiterapia existem três tipos de classificação: a congênita, adquirida e ocasional.
Sobre a ocasional, assinale a alternativa correta.
a. É a dislexia causada por fatores externos e que aparece ocasionalmente, por um esgotamento do Sistema Nervoso/estresse, excesso de atividades e, em alguns casos, considerados raros, por TPM e/ou hipertensão.
b. É a dislexia que vem por meio de um acidente qualquer, como, por exemplos, anoxia perinatal, anoxia por afogamento, acidente vascular cerebral entre outros acidentes.
c. É a dislexia que nasce com o indivíduo, pode ter as mais variadas causas e tem características próprias.
d. Quando termina de ler e escrever, o indivíduo já não se lembra de mais nada.
e. O indivíduo disléxico tem pouca ou nenhuma habilidade para a aquisição de leitura e de escrita.
User badge image
psicopedagogia360

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas para identificar a correta sobre a classificação ocasional na Psicopedagogia e Multiterapia. a) É a dislexia causada por fatores externos e que aparece ocasionalmente, por um esgotamento do Sistema Nervoso/estresse, excesso de atividades e, em alguns casos, considerados raros, por TPM e/ou hipertensão. - Esta descrição se encaixa na ideia de dislexia ocasional, pois menciona fatores externos que podem levar a dificuldades temporárias. b) É a dislexia que vem por meio de um acidente qualquer, como, por exemplos, anoxia perinatal, anoxia por afogamento, acidente vascular cerebral entre outros acidentes. - Esta descrição se refere mais a uma dislexia adquirida, não ocasional. c) É a dislexia que nasce com o indivíduo, pode ter as mais variadas causas e tem características próprias. - Esta descrição se refere à dislexia congênita. d) Quando termina de ler e escrever, o indivíduo já não se lembra de mais nada. - Esta afirmação não é uma definição clara de dislexia ocasional. e) O indivíduo disléxico tem pouca ou nenhuma habilidade para a aquisição de leitura e de escrita. - Esta afirmação é muito geral e não se refere especificamente à dislexia ocasional. Diante da análise, a alternativa que melhor descreve a dislexia ocasional é a) É a dislexia causada por fatores externos e que aparece ocasionalmente, por um esgotamento do Sistema Nervoso/estresse, excesso de atividades e, em alguns casos, considerados raros, por TPM e/ou hipertensão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

É caracteriza como um distúrbio do neurodesenvolvimento, situado no quadro de transtornos da comunicação. Tem como característica principal a dificuldade em articular palavras: pode ser uma pronúncia ruim, omitindo-se ou acrescentando-se fonemas. As crianças que apresentam dislalia geralmente fazem uma utilização dos fonemas em nível inferior ao que se espera para sua idade. Sobre qual dificuldade de aprendizagem é essa definição?
a. Discalculia.
b. Disortografia.
c. Disartria.
d. Disgrafia.
e. Dislalia.

É uma habilidade prejudicada no que se refere a atender, discriminar, lembrar, reconhecer ou compreender a informação auditiva em indivíduos que normalmente exibem inteligência e audição normais. Essa é a definição de que distúrbio?
a. Transtorno do espectro autista.
b. Distúrbio da fala.
c. Distúrbio do Processamento Auditivo Central.
d. Distúrbio da escrita.
e. Hiperatividade.

As Dislexias Periféricas são causadas por um comprometimento no sistema de análise visual-perceptiva, enquanto que as centrais são causadas por comprometimento do processamento linguístico dos estímulos. Nas Dislexias Periféricas, existem três subdivisões, sobre a dislexia por negligência, assinale a alternativa correta.
a. Esta dislexia está relacionada a lesões occipitais extensas à esquerda.
b. Esse tipo de dislexia foi encontrada em pacientes com lesões no lobo parietal esquerdo.
c. É atribuída à lesão na região da artéria cerebral média do hemisfério direito (lobos frontal, parietal e temporal) e caracteriza-se por ausência ou dificuldade de leitura no campo visual contralateral à lesão cerebral.
d. O indivíduo consegue ler letras individuais, mas apresenta dificuldade em ler palavras.
e. O indivíduo lê palavras isoladas, mas encontra dificuldade ou barreiras para ler várias palavras simultaneamente.

A escrita é um processo que envolve a conversão de pensamento em símbolos gráficos e sequências. A escrita representa não somente a última e mais complexa habilidade adquirida durante o processo de desenvolvimento, mas também é a mais vulnerável a danos, perdas e influências genéticas adversas. (MONTIEL; CAPOVILLA, 2009).
Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo: I - Ao longo do processo histórico-cultural do homem, observaremos que ele criou códigos para expressar os significados que ações, objetos, entre outras coisas, representavam para si em cada uma das épocas pela qual passou na história humana. II - O processo evolutivo da escrita passa por três fases distintas: a primeira fase é a pré-caligráfica, na qual o traçado é tremido, torto ou arqueado e as margens são desordenadas. III - a segunda fase é a caligráfica, na qual há o aumento de rapidez e regularização da escrita - é feito o esboço de uma definição de estilo. IV – A terceira e última fase é a pós-caligráfica, em que ocorre a automação da escrita. V - As dificuldades de escrita nunca existiram, contudo, somente após os estudos científicos sobre os transtornos de aprendizagem é que estas ganharam destaques. É correto o que se afirma em:
a. II, III, IV e V.
b. I, II, III e V.
c. I, II, III e IV.
d. I, II, IV e V.
e. I, III, IV e V.

A escrita é uma das formas superiores de linguagem, requer que a pessoa seja capaz de conservar a ideia que tem em mente, ordenando-a numa determinada sequência e relação. Escrever significa relacionar o signo verbal, que já é um significado a que?
a. A um sinal esporádico.
b. A um signo falado.
c. A um signo gráfico.
d. A um sinal sem função.
e. A um signo pensado.

A fala é um ato individual em que se distinguem as combinações pelas quais o falante realiza o código da língua, no propósito de expressar seu pensamento, e o mecanismo psicofísico que permite exteriorizar suas combinações. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo:
É correto o que se afirma em:
I - Língua e fala diferem entre si de tal modo que é possível a um homem privado do uso da fala conservar a língua, desde que compreenda os signos vocais que ouve.
II - No processo de comunicação, língua, fala e linguagem se diferenciam de maneira intrínseca.
III - Na comunicação, a compreensão da mensagem falada supõe a língua.
IV – A língua não constitui um aglomerado de unidades autônomas suscetíveis de serem isoladas umas das outras.
V - Cada língua, como instrumento comunicador, apresenta uma configuração de organização e funcionamento de suas formas, cuja estrutura é em cada momento suscetível de ser analisada.
a. I, III, IV e V.
b. I, II, IV e V.
c. II, III, IV e V.
d. I, II, III e V.
e. I, II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina