Logo Passei Direto
Buscar
Considerando as seguintes alternativas, assinale a correta.
A) Quanto ao crime de extorsão mediante sequestro, é correto afirmar que a pena é aumentada quando o sequestro supera, no mínimo, 48 horas.
B) O emprego de arma não aumenta a pena no delito de extorsão.
C) O crime de furto ocorre quando o agente subtrai, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, equiparando-se à coisa móvel, à energia elétrica ou a qualquer outra que tenha valor econômico.
D) A coisa abandonada pode ser objeto material do crime de furto.
E) De acordo com o Superior Tribunal de Justiça, considera-se consumado o roubo apenas se o bem, objeto do delito, sai da esfera de vigilância da vítima.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: A) Quanto ao crime de extorsão mediante sequestro, é correto afirmar que a pena é aumentada quando o sequestro supera, no mínimo, 48 horas. - Esta afirmação está correta, pois a pena é realmente aumentada se o sequestro durar mais de 24 horas, mas a referência a 48 horas não é precisa. B) O emprego de arma não aumenta a pena no delito de extorsão. - Esta afirmação é falsa, pois o uso de arma realmente aumenta a pena no crime de extorsão. C) O crime de furto ocorre quando o agente subtrai, para si ou para outrem, coisa alheia móvel, equiparando-se à coisa móvel, à energia elétrica ou a qualquer outra que tenha valor econômico. - Esta afirmação é verdadeira, mas a parte que diz "equiparando-se à coisa móvel" pode causar confusão, pois a energia elétrica é considerada uma coisa móvel, mas a redação pode não ser a mais clara. D) A coisa abandonada pode ser objeto material do crime de furto. - Esta afirmação é falsa, pois a coisa abandonada não pode ser objeto de furto, já que não há a intenção de apropriação de algo que não tem dono. E) De acordo com o Superior Tribunal de Justiça, considera-se consumado o roubo apenas se o bem, objeto do delito, sai da esfera de vigilância da vítima. - Esta afirmação é verdadeira, pois o roubo é consumado quando o bem é subtraído da esfera de vigilância da vítima. Após a análise, a alternativa correta é a C, pois é a que melhor se alinha com a definição do crime de furto, apesar de ter uma redação que pode ser interpretada de forma ambígua.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

E. L. P. pegou o carro de M. A. V., com devida anuência, para
limpeza no lava a jato. Após a lavagem, E. L. P. decidiu não mais
devolver o carro e sumiu. Com base nessa situação hipotética,
assinale a alternativa que indica o crime praticado por E. L. P.



(A) Furto qualificado pela fraude
(B) Apropriação indébita
(C) Estelionato
(D) Furto simples
(E) Roubo simples

José Robalo armou-se de uma faca e, como faz sempre, adentrou uma van do transporte alternativo, onde estavam quatro pessoas. O assaltante anunciou o roubo e, brandindo a arma branca, determinou que todos os ocupantes do veículo lhe entregassem seus pertences.
Considerando o disposto no Código Penal, assinale a alternativa correta:
A) José Robalo deverá responder por um único crime de roubo consumado, com pena aumentada pelo uso de arma branca.
B) O autor deverá responder por quatro crimes de roubo tentado em concurso formal, já que foi impedido de consumar o crime pela Polícia Militar, razão alheia à sua vontade.
C) José Robalo deverá responder por quatro crimes de roubo consumado, em concurso formal de infrações penais.
D) José Robalo responderá por quatro crimes de roubo tentado em continuidade delitiva, já que as infrações foram praticadas em sequência.

João invade um museu público disposto a furtar um quadro. Durante a ação, quando já estava tirando o quadro da parede, depara-se com um vigilante.
De acordo com o entendimento sumulado pelo Supremo Tribunal Federal, praticou-se:
A) Furto qualificado tentado em concurso com homicídio qualificado consumado.
B) Roubo próprio tentado em concurso com homicídio consumado.
C) Roubo impróprio tentado em concurso com homicídio consumado.
D) Latrocínio tentado.
E) Latrocínio consumado.

O Ministério Público ofereceu denúncia contra Paulo em razão de ele, mediante grave ameaça exercida com o emprego de arma de fogo por um comparsa não identificado, ter subtraído de uma pessoa R$ 80 e um aparelho celular que custava R$ 700.
Com referência a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
A) O recurso ministerial não merece provimento, porque é indispensável o exame de eficiência da arma utilizada no crime para o reconhecimento da qualificadora do emprego de arma de fogo.
B) Quanto ao recurso ministerial, deverá ser reconhecida apenas a qualificadora do concurso de pessoas, pois o uso de arma de fogo não pode ser imputado a quem não a portava.
C) Como a confissão espontânea foi reconhecida na sentença, a pena poderá ser minorada para aquém do mínimo legal.
D) Quanto ao recurso da defesa, é inadmissível o reconhecimento da tentativa, pois, para consumação do crime de roubo, é prescindível posse mansa e pacífica do bem subtraído.

Antônio estava em uma festa, acompanhado de amigos e de Maria, sua esposa. Depois de consumir uma grande quantidade de bebida alcóolica, ele decidiu furtar o celular que estava sobre a mesa.
Considerando que a conduta de Antônio tenha sido descoberta e denunciada à polícia, assinale a opção correta.
A) Antônio responderá pelo crime de furto, mas sua pena será reduzida em razão da absoluta impropriedade do objeto.
B) A pena de Antônio será reduzida por ter ele se arrependido da subtração e deixado o aparelho no banheiro, com intuito de que o proprietário do bem o recuperasse.
C) Antônio responderá por crime de furto consumado.
D) A pena será atenuada, por ter Antônio procurado por sua espontânea vontade e com eficiência, logo após o crime, evitar as consequências de sua conduta.

Hugo estava em via pública com seu currículo na mão, considerando o fato de estar desempregado. Ao observar aquela situação, Carlos apresentou-se como funcionário da sociedade empresária que funcionava naquela rua e afirmou que teria um emprego para oferecer a Hugo.
Com base apenas nas informações expostas, a conduta de Carlos condiz com a figura típica do crime de:
A) Apropriação indébita majorada em razão do ofício, emprego ou profissão;
B) Furto qualificado pelo emprego de fraude;
C) Apropriação indébita simples;
D) Furto simples;
E) Estelionato.

Segundo o Código Penal brasileiro, bem como o entendimento dos Tribunais Superiores, sobre os crimes contra o patrimônio:
Assinale a alternativa correta.
A) Tanto o crime de roubo quanto o de furto, para a sua consumação, não precisam que a posse da coisa furtada ou roubada seja mansa, pacífica ou desvigiada.
B) O ato de constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, e com o intuito de obter para si ou para outrem indevida vantagem econômica, a fazer, tolerar que se faça ou deixar de fazer alguma coisa, constitui, em tese, o crime de roubo qualificado.
C) Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção, configura, em tese, o crime de furto de coisa comum.
D) No crime de estelionato, não é possível que o sujeito passivo seja pessoa jurídica de direito público, já que somente pessoas físicas podem ser sujeitos passivos desse crime.

Artêmis, maior de idade, estava passando em frente a uma loja de produtos eletrônicos e, com o uso de uma chave falsa, logrou êxito em adentrar ao estabelecimento para subtrair várias mercadorias de elevado valor. Segundo o Código Penal, o crime cometido por Artêmis se enquadra como
a) roubo simples.
b) roubo qualificado.
c) furto simples.
d) furto qualificado.
e) furto simples, com aumento de pena pelo uso de chave falsa.

Rômulo e José combinaram durante uma festa a prática de um roubo contra determinada farmácia durante a madrugada.
Neste caso:
A) Rômulo e José responderão por crime de tentativa de latrocínio.
B) José responderá por crime de tentativa de latrocínio, enquanto Rômulo por roubo qualificado pelo concurso de agentes.
C) José responderá por crime de tentativa de latrocínio, enquanto Rômulo por roubo duplamente qualificado pelo concurso de agentes e emprego de arma de fogo.
D) Rômulo e José responderão por crime de roubo duplamente qualificado pelo concurso de agentes e emprego de arma de fogo, bem como pelo crime de tentativa de homicídio contra a vítima Pedro.

Carlos, guarda municipal, durante seu horário de trabalho, verifica que Joana, declarando-se vendedora de roupas, aproxima-se de Marta e passa a lhe mostrar as saias que teria para venda.
Encaminhada à Delegacia e confirmados os fatos, Joana deverá ser responsabilizada pelo crime de:
A) Furto simples.
B) Furto mediante fraude.
C) Estelionato simples.
D) Apropriação indébita simples.
E) Apropriação indébita majorada pela fraude.

Mais conteúdos dessa disciplina