Logo Passei Direto
Buscar
Pelo princípio de superposição de efeitos, as condições construídas para restringir o deslocamento devem levar ao equilíbrio em qualquer ponto da estrutura. Para nosso caso, o ponto B da estrutura permite a rotação, porém o momento é nulo. Dessa forma, podemos construir que: MFB = MB + mB. Sobre a estrutura, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- MFB: momento final no ponto B da estrutura real.
II- MB: momento causado pelo carregamento na extremidade restringida.
III- mB: momento causado pela redundância cinemática sem carregamento na estrutura restringida.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença I está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das sentenças: I- MFB: momento final no ponto B da estrutura real. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois MFB representa o momento no ponto B considerando as condições reais da estrutura. II- MB: momento causado pelo carregamento na extremidade restringida. Verdadeiro, essa afirmação também está correta, pois MB é o momento gerado pelo carregamento aplicado na extremidade da estrutura. III- mB: momento causado pela redundância cinemática sem carregamento na estrutura restringida. Verdadeiro, essa afirmação está correta, pois mB representa o momento que surge devido à redundância cinemática, mesmo na ausência de carregamento. Como todas as sentenças I, II e III estão corretas, a alternativa correta é: D As sentenças I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Formalmente, o método das forças é representado por uma sequência de identificação e aplicação das condições básicas do problema: primeiro, as condições de equilíbrio, depois, as leis constitutivas dos materiais e, finalmente, as condições de compatibilidade.
Com base na sequência de resolução pelo método, analise as sentenças a seguir: I- Definir a estrutura isostática base, selecionar as incógnitas hiperestáticas e liberar as correspondentes condições de compatibilidade. II- Resolver a estrutura isostática base, em função das incógnitas hiperestáticas à base de satisfazer as condições de equilíbrio. III- Determinar as incógnitas hiperestáticas, à base de impor as necessárias condições de compatibilidade. IV- Determinar as reações, esforços e movimentos na estrutura hiperestática original. Assinale a alternativa CORRETA:
A As opções I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a opção III está correta.
C Somente a opção I está correta.
D Somente a opção II está correta.

Durante a aplicação das equações de equilíbrio, a estrutura carregada por um sistema de cargas P, permanece rígida enquanto elas atuam, porém, isso não corresponde à realidade, algumas técnicas de análise indicam que a estrutura se pode deformar e que esta deformação deve ser pequena. Sobre especificações do princípio, assinale a alternativa CORRETA:
A O princípio do trabalho virtual (PTV) não é introduzido para determinar deslocamento nos pontos específicos.
B O princípio do trabalho visual (PTV) é introduzido para determinar deslocamento em qualquer ponto de um corpo transformável.
C O princípio do trabalho virtual (PTV) é introduzido para determinar deslocamento em qualquer ponto de um corpo deformável, no qual atuam cargas de diferentes magnitudes em pontos diferentes.
D O princípio do programa virtual (PPV) é formulado para determinar deslocamento, no qual atuam cargas de diferentes magnitudes em pontos diferentes.

O método dos deslocamentos tem como ideia básica determinar, dentro do conjunto de soluções em deslocamentos que satisfazem as condições de compatibilidade, qual solução faz com que as condições de equilíbrio também sejam satisfeitas, estes estados virtuais são gerados aplicando sobre a estrutura real um conjunto de deslocamentos virtuais que devem cumprir alguns requisitos.
Sobre a base no requisito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Como característica fundamental do deslocamento que formam as forças, as barras sofrem apenas carregamento virtual. ( ) Ser arbitrários, ou seja, independentes da configuração de deslocamentos real assim como da linha de ação das forças exteriores. ( ) Ser compatíveis (cinematicamente admissíveis) é dizer: cumprir as condições de compatibilidade. ( ) Ser pequenos, ou seja, cumprir a hipótese de pequenos movimentos. ( ) Ser grandes, ou seja, cumprir a hipótese de pequenos movimentos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F - V.
B F - V - V - V - F.
C F - F - V - V - F.
D V - F - F - V - F.

A flexibilidade nas estruturas por ser entendida como a capacidade de ajustar-se às pressões do entorno, reagindo com facilidade a estados de carregamento e podendo inclusive ser dúctil. Sobre os conceitos auxiliares, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A construção da matriz de flexibilidade, representada como F.
( ) É uma matriz quadrada: o grau de hiperestaticidade “H” indica que fazem falta números de equações adicionais.
( ) É uma matriz invertível: para que a matriz seja invertível além de quarada deve ser uma matriz não singular.
( ) O valor da sua determinante deve ser igual a zero.
A V - V - V - F.
B F - V - V - V.
C F - F - V - V.
D V - V - F - V.

Mais conteúdos dessa disciplina