Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
Considerando os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) no quadro das mudanças provocadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC),
é correto afirmar que os PCNs
tiveram as expectativas de aprendizagem substituídas por direitos de aprendizagem na BNCC.
perderam sua função no momento da edição das Diretrizes Curriculares Nacionais.
não são tornados inválidos pela BNCC, permanecendo documentos orientadores.
deixam de ser obrigatórios por conflitarem com a Base, sendo substituídos pela BNCC.
foram automaticamente revogados pela Portaria MEC no 1.570 que aprova a BNCC.
User badge image
Pedagogiando

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a) "tiveram as expectativas de aprendizagem substituídas por direitos de aprendizagem na BNCC." - Essa afirmação é verdadeira, pois a BNCC realmente introduziu o conceito de direitos de aprendizagem. b) "perderam sua função no momento da edição das Diretrizes Curriculares Nacionais." - Isso não é correto, pois os PCNs ainda têm relevância. c) "não são tornados inválidos pela BNCC, permanecendo documentos orientadores." - Esta afirmação é correta, pois os PCNs continuam a ser considerados documentos orientadores, mesmo com a implementação da BNCC. d) "deixam de ser obrigatórios por conflitarem com a Base, sendo substituídos pela BNCC." - Isso não é verdade, pois os PCNs não foram substituídos, mas sim complementados. e) "foram automaticamente revogados pela Portaria MEC no 1.570 que aprova a BNCC." - Isso também não é correto, pois os PCNs não foram revogados. A alternativa correta é: c) "não são tornados inválidos pela BNCC, permanecendo documentos orientadores."

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental,
assinale a alternativa CORRETA:
O ensino de História deve pautar-se em uma compreensão científica da história, fundamentada na lógica, na forma linear e causal
Os fatos históricos devem ser entendidos como fatos do passado, e analisados pelo professor com precisão e a partir de fontes oficiais
O ensino de História deve possibilitar a compreensão dos múltiplos sujeitos históricos, suas relações e experiências
A História deve ocupar-se da realidade e não da utopia, de modo que o aluno deve adaptar-se à sociedade em que vive, para nela se inserir e conviver democraticamente
As relações de trabalho são imutáveis ao longo da história da humanidade, de modo que o professor deve centrar seu trabalho nas relações culturais estabelecidas pelos sujeitos dos diferentes tempos

A respeito do trabalho com a história local nos anos iniciais do Ensino Fundamental, considere as afirmacoes a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações CORRETAS:
I – O estudo da história local possibilita que o aluno observe seu entorno, compreendendo as relações sociais, econômicas e culturais estabelecidas.
II – A problematização dos espaços de convivência permite ao aluno identificar a presença de outros tempos no seu dia-a-dia, compreendendo diferentes articulações entre passado e presente.
III – O estudo da história local permite um aprofundamento da compreensão da história do aluno, mas não possibilita a relação com contextos mais amplos e distantes do cotidiano dos alunos.
I e III
Apenas III
I e II
Apenas II
II e III

Leia e analise o artigo 36 da Lei 9.596/1996 – LDB abaixo e assinale a alternativa CORRETA que complementa o texto:
Art. 36 O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino, a saber. § 6o A critério dos sistemas de ensino, a oferta de formação com ênfase técnica e profissional considerará:
Considerar que o rendimento do aluno tenha sido superior em 80%, mesmo tendo mais de 50% de faltas.
For estruturada e organizada em etapas com terminalidade.
Do aluno estiver diretamente associada a um processo seletivo análogo ao ENEM.
For alicerçada por meio das notas obtidas na educação básica.

Leia o texto abaixo: " na proposição dos objetivos/direitos de aprendizagem, a enunciação, construída pela BNCC, tentou unir na mesma frase os conhecimentos (conceitos, princípios, acontecimentos, etc.), traduzidos por substantivos, e as capacidades - habilidades, expressas por verbos. A intenção, provavelmente (não sabemos se por decisão da equipe de História ou diretiva do projeto maior da Base), se deu para tentar atender ao princípio vygotskyano em que o desenvolvimento de capacidades cognitivas não ocorre independentemente dos conteúdos e das tarefas efetivamente desenvolvidas. Em que pese o propósito, o resultado não foi o ideal, pois nem os procedimentos, nem os conceitos, tampouco os conteúdos substantivos resultaram como objeto claro de aprendizagem" (MORENO, Jean. "História na Base Nacional Comum Curricular". In: História & Ensino, Londrina, v. 22, n. 1, p. 07-27, jan./jun. 2016)
De acordo com o autor, podemos dizer que a BNCC:
Se prendeu aos princípios fenomenológicos de Vygotsky
O resultado ultrapassou aquilo que havia sido idealizado
Misturou conhecimentos e capacidades
Traduziu por ações os conhecimentos
Afirmou que o desenvolvimento cognitivo ocorre em separado da apropriação de conteúdos

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino de História "possui objetivos específicos, sendo um dos mais relevantes o que se relaciona à constituição da noção de identidade." (BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997). A este respeito, considere as afirmações a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmações CORRETAS:
I) O ensino de História deve buscar estabelecer relações entre identidades individuais, sociais e coletivas.
II) O ensino de História deve possibilitar a construção de uma identidade nacional, enaltecendo a harmonia do povo brasileiro, formado por diferentes grupos culturais que trabalham em conjunto para a melhoria do país.
III) O trabalho com identidade no ensino de História abrange o conhecimento do “outro”, de modo que, ao possibilitar a compreensão de outras formas de viver de diferentes tempos e culturas, permite ao estudante aprofundar o conhecimento sobre si mesmo.
II e III
I e II
I, II e III
II, apenas
I e III

Leia os textos abaixo que tratam da função pedagógica e estratégica da Base Nacional Comum Curricular:
Considerando as informações apresentadas nos textos, avalie as afirmativas a seguir sobre a Base Nacional Comum Curricular:
I. Constitui-se em uma listagem de conteúdos, conceitos e habilidades que, prescritivamente, devem orientar a elaboração dos currículos dos Sistemas de Ensino.
II. Tem como uma de suas funções balizar a qualidade da educação nacional, buscando a garantia da diversidade das aprendizagens de todos os alunos da Educação Básica.
III. Pretende a superação da fragmentação das políticas educacionais com o fortalecimento do regime de colaboração entre as esferas do governo.
IV. Alinha-se com uma política educacional de formação continuada e comum de professores e com a padronização de avaliações externas.
II, III e IV
I e II
I, II e III
I e III
III e IV

Leia o texto abaixo: "A prática do estágio mostra-se um desafio quando é proposta. A responsabilidade sobre o ensinar revela-se, em muitas ocasiões, complexa em meio aos desafios que a sala de aula apresenta. Permeada por disputas políticas e ideológicas, sobre e como o saber deve ser exposto aos estudantes, as aulas de história tornam se um local de debates, não somente de qual conteúdo histórico o aluno deve ter contato, mas sobre a forma como a história deve se relacionar com o cotidiano do aluno"
Tendo em vista o texto supramencionado, leia as afirmações abaixo e selecione a resposta que apresenta a alternativa correta:
I - A complexidade da vivência em sala de aula implica um desafio a ser superado dentro do estágio;
II - Há consenso sobre os modos de ensinar, isso acaba dificultando a implementação de atividades diferenciadas;
III - A relação com o cotidiano do aluno é visto como algo não passível de debate.
I e II
I e III
Apenas I
II e III
Apenas III

Em 2014, comemoram-se os cinquenta anos do golpe militar ocorrido no Brasil, o que tem servido de mote para a realização de manifestações públicas, eventos artístico-culturais e científicos, pautando discussões sobre direitos humanos, liberdade de expressão, além de suscitar debates sobre temas como a criação dos heróis nacionais, os “lugares da memória”, dentre outros.
Sobre a formação do Brasil contemporâneo e o papel do ensino da história na reflexão sobre a memória nacional, é CORRETO afirmar:
A escola constitui-se como a única possibilidade para ensinar o educando sobre a constituição do patrimônio cultural e da história brasileira, devendo ser tópico específico de disciplinas como História, Geografia, Sociologia, entre outras.
A construção de uma memória nacional oficial, a edificação e tombamento de bens culturais móveis e imóveis são prerrogativas exclusivas do Estado que, respaldado pela Constituição Federal, é o ator responsável pela criação de políticas públicas voltadas para a preservação do patrimônio cultural.
Os livros didáticos são recursos metodológicos imparciais, objetivos e neutros, que o professor pode utilizar para provocar o debate e promover a consciência histórica sobre a história política do Brasil contemporâneo.
A sala de aula pode ser um espaço privilegiado para o debate acerca dos significados das festas, monumentos e eventos comemorativos, como aqueles relacionados ao regime militar, de modo a promover a compreensão do papel da memória e das raízes culturais e históricas que caracterizam a sociedade.
Para além da sala de aula, o professor deve recorrer a visitações a museus, monumentos, praças e edifícios públicos tombados, como forma perfeita e ideal para ensinar o educando sobre o passado de nossas famílias, cidades e país.