Logo Passei Direto
Buscar

Anatomia

Colégio Objetivo
Após a absorção no intestino delgado, o resto do alimento segue em direção ao intestino grosso. O intestino grosso mede cerca de 1,5 m e se estende do íleo ao ânus, encerrando, assim, o canal alimentar. Este órgão possui bactérias que convertem proteínas em aminoácidos e produzem algumas vitaminas B e vitamina K. Também absorve água e eletrólitos e é responsável pela formação e expulsão das fezes (TORTORA; DERRICKSON, 2016).
O intestino grosso é dividido nos seguintes segmentos:
I. Reto;
II. Ceco;
III. Colo;
IV. Uretra.
a. Apenas I, III e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.
User badge image
anatomiacorpohumano

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada um dos segmentos mencionados: I. Reto - Correto, o reto é uma parte do intestino grosso. II. Ceco - Correto, o ceco é a primeira parte do intestino grosso. III. Colo - Correto, o colo (ou cólon) é uma parte do intestino grosso, que se divide em cólon ascendente, transverso, descendente e sigmoide. IV. Uretra - Incorreto, a uretra não faz parte do intestino grosso; ela é um tubo que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. Com base nessa análise, os itens corretos são I, II e III. Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas I, II e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As células da neuroglia são células menores que ocupam os espaços entre os neurônios com a função de fornecer suporte, nutrição e proteção aos neurônios e continua se dividindo durante toda a vida do indivíduo e difere dos neurônios por não propagar potenciais de ação. Existem 6 tipos de células da neuroglia, sendo 2 encontradas apenas no SNP (células de Schwann e células satélites) e 4 pertencentes ao SNC.
Quanto as células pertencentes ao SNC, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. Oligodendrócitos ( ) Apresentam formato cúbico em uma camada única, com microvilosidades e cílios. Localiza-se revestindo o canal central da medula espinal, sua função é produzir, monitorar e auxiliar na circulação do líquido cerebroespinhal (líquor) e formar a barreira hematoencefálica.
2. Astrócitos ( ) Estas células possuem formato de estrela, muitos prolongamentos e são as maiores e mais numerosas células da neuróglia. Os prolongamentos dos astrócitos entram em contato com capilares sanguíneos, neurônios e com a pia-máter (fina membrana que recobre o encéfalo e a medula espinal).
3. Células Ependimárias ( ) As menores células da neuróglia com projeções finas que dão origem a numerosas ramificações. Possui função fagocitárias removendo restos celulares, microrganismos e tecido nervoso danificado.
4. Microglia ( ) São células parecidas com os astrócitos, porém menores e com menos prolongamentos. Todavia, é competência dos prolongamentos dos oligodendrócitos a formação e manutenção da bainha de mielina encontrada ao redor dos axônios do SNC.
a. 3, 2, 4, 1.
b. 4, 3, 2, 1.
c. 2, 1, 4, 3.
d. 1, 2, 3, 4.
e. 4, 2, 1, 3.

O esôfago é um tubo muscular posicionado posteriormente à traqueia, com cerca de 20 a 25 cm de comprimento. Ele secreta muco e conduz o bolo alimentar da faringe para o estômago. O alimento atravessa o esôfago de forma rápida devido a contração de suas fibras musculares que produz movimentos peristálticos, e também pela gravidade, embora não dependa necessariamente dela.
Dito isto, analise as afirmativas abaixo quanto a este órgão:
I. O esôfago possui dois esfíncteres: o esfíncter esofágico superior controla a circulação de alimentos da faringe para o esôfago, e o esfíncter esofágico inferior regula o movimento dos alimentos do esôfago para o estômago.
II. Além disso, uma vez que as paredes do esôfago não estão preparadas para receber solução ácida, o ácido clorídrico (HCl) do conteúdo estomacal pode causar uma irritação na parede esofágica gerando uma sensação de queimação conhecida como azia.
III. Ele realiza digestão química e mecânica, além da absorção de algumas substâncias, como álcool e medicamentos.
IV. O esôfago apresenta grandes rugas denominadas pregas gástricas, mas que diminuem ou desaparecem quando o esôfago está distendido.
a. Apenas II e IV estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I e II estão corretas.

Após descer pelo esôfago, o bolo alimentar chega no estômago, o órgão mais distensível do sistema digestório. Ele está localizado entre o esôfago e o intestino delgado e na maioria das pessoas possui formato da letra “j”, voltado para o lado esquerdo do corpo. Quando vazio, o estômago apresenta grandes rugas denominadas pregas gástricas, mas que diminuem ou desaparecem quando o estômago está distendido (MOORE; DALLEY; AGUR, 2014). O estômago realiza digestão química e mecânica, além da absorção de algumas substâncias, como álcool e medicamentos. Ele possui quatro partes.
Quanto a essas partes, analise as afirmativas abaixo:
I. Cárdia, a abertura do esôfago ao estômago, circundando o óstio cárdico.
II. Fundo gástrico, porção arredondada superior; pode ser dilatado por gás, líquido, alimento ou pela combinação destes.
III. Parte pilórica, porção afunilada de saída do estômago, em direção ao duodeno; é formada pelo antro pilórico (parte mais larga), canal pilórico (parte mais estreita) e o piloro, que se comunica com o duodeno do intestino delgado e que controla a saída do conteúdo gástrico através do óstio pilórico.
IV. Corpo gástrico, parte central, entre o fundo gástrico e o antro pilórico.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas I e II estão corretas.
e. Apenas I e IV estão corretas.

O SNP é a parte do sistema nervoso localizado fora do SNC, formado pelos nervos que se estendem do cérebro (nervos cranianos) e da medula espinal (nervos espinais).
Classifique as afirmativas abaixo, conforme a legenda:
( ) Situa-se entre o diencéfalo conectando-se à medula espinal. Uma de suas funções é que ele integra os reflexos auditivos e visuais.
( ) Tem forma de um cone é a parte mais caudal do tronco encefálico e sua extremidade menor conecta-se com a medula espinhal, no entanto, não tem uma região demarcando o local de separação entre medula e bulbo por isso.
( ) É o centro de controle das sensações, da inteligência, das emoções, do comportamento e da memória.
( ) Está localizada entre o bulbo e o mesencéfalo, e anterior ao cerebelo, juntamente com o bulbo auxilia no controle da respiração.
a. 3, 2, 1, 4.
b. 4, 3, 2, 1.
c. 1, 2, 3, 4.
d. 2, 4, 3, 1.
e. 2, 4, 3, 1.

Mais conteúdos dessa disciplina