Logo Passei Direto
Buscar
Julgue a afirmativa abaixo, se verdadeira (V) ou falsa (F): O argumento do Superior Tribunal de Justiça de que a honra é atributo pessoal, afastando o argumento da “legítima defesa da honra” nos casos de assassinatos das mulheres foi um importante passo para os direitos das mulheres a não violência nas relações afetivas.
Verdadeiro
Falso
User badge image
Praticando Para o Saber

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar a afirmativa: A afirmativa diz que o argumento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que a honra é um atributo pessoal, afastando o argumento da “legítima defesa da honra” nos casos de assassinatos de mulheres, foi um importante passo para os direitos das mulheres e a não violência nas relações afetivas. Essa afirmação é verdadeira (V). O STJ, ao considerar a honra como um atributo pessoal, contribui para a deslegitimação da ideia de que a "honra" pode justificar atos de violência, especialmente contra mulheres. Isso representa um avanço significativo na proteção dos direitos das mulheres e na luta contra a violência de gênero. Portanto, a resposta correta é: Verdadeiro (V).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação ao sistema de proteção internacional de direitos humanos, na temática da violência contra a mulher, assinale V (verdadeiro) ou F (falso):
A Declaração e Programa de Ação de Viena, de 1993, e a Declaração e Plataforma de Ação de Beijing, de 1995, constituem importante reforço para a proteção dos direitos humanos das mulheres.
Verdadeiro
Falso

Joana, após intensa discussão com seu namorado, em virtude de ele ter se apossado de seu celular e visto mensagens de seus amigos, foi ameaçada e empurrada contra a parede, caso insistisse em manter o contato com os amigos. Assinale as assertivas abaixo se verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. A violência sofrida por Joana configura violência doméstica e familiar contra a mulher, baseada no gênero, prevista na Lei Maria da Penha;
II. Joana sofreu violência física e psicológica;
III. A violência ocorreu nas relações afetivas;
IV. Trata-se de violência institucional;
V. A violência cometida contra Joana pelo namorado evidencia tentativa de controle de sua vida pessoal e assimetria de poder, portanto, violência de gênero.

De acordo com a Central de Atendimento - Ligue 180, em 2015, de janeiro a outubro, foram realizados 634.862 atendimentos, sendo 63.090 relatos de violência. Desse total, 58,55% foram cometidos contra mulheres negras. O serviço atendeu ligações provenientes dos 27 estados da federação, sendo que o Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro despontam em número de relatos de violência. Apenas 9% eram relatos provenientes da zona rural.
Pelas informações acima, pode-se inferir que:
a. A violência doméstica e familiar contra a mulher predomina entre aquelas que buscam o serviço de atendimento 180;
b. A maioria dos relatos de violência doméstica e familiar contra as mulheres referiam-se à violência física e psicológica.
c. A violência doméstica e familiar contra a mulher atinge predominantemente as mulheres negras;
d. A violência contra a mulher está presente apenas nos Estados do Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Rio de Janeiro;
e. Apenas 9% dos relatos eram provenientes de mulheres da zona rural.

Mais conteúdos dessa disciplina