Logo Passei Direto
Buscar
Julgue os itens abaixo e assinale a sequência correta.
I - O pátrio poder foi afastado definitivamente da legislação brasileira pela Constituição Federal de 1988, que instituiu a igualdade em direitos e obrigações entre homens e mulheres na família.
II - A violência contra as mulheres é compreendida como uma forma de discriminação e violação de direitos humanos das mulheres.
III - O caso Maria da Penha levado à OEA demonstrou que o Brasil estava cumprindo as normas acordadas na Convenção Belém do Pará.
IV - A Convenção de Belém do Pará define a violência contra a mulher como violação de direitos humanos.
V - O Código Criminal de 1830 previu que a emoção ou a paixão não excluem a responsabilidade criminal.
a. V, F, V, V, V
b. F, V, V, F, V
c. V, V, F, V, F
d. V, F, F, V, V
e. F, V, V, V, V
User badge image
Praticando Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações: I - O pátrio poder foi afastado definitivamente da legislação brasileira pela Constituição Federal de 1988, que instituiu a igualdade em direitos e obrigações entre homens e mulheres na família. É falsa (F). A Constituição de 1988 não afastou o pátrio poder, mas promoveu a igualdade de direitos e deveres entre os pais. II - A violência contra as mulheres é compreendida como uma forma de discriminação e violação de direitos humanos das mulheres. É verdadeira (V). A violência contra a mulher é reconhecida como uma violação de direitos humanos e uma forma de discriminação. III - O caso Maria da Penha levado à OEA demonstrou que o Brasil estava cumprindo as normas acordadas na Convenção Belém do Pará. É falsa (F). O caso Maria da Penha, na verdade, evidenciou a ineficácia do Brasil em cumprir as normas da Convenção Belém do Pará. IV - A Convenção de Belém do Pará define a violência contra a mulher como violação de direitos humanos. É verdadeira (V). A Convenção de Belém do Pará realmente classifica a violência contra a mulher como uma violação de direitos humanos. V - O Código Criminal de 1830 previu que a emoção ou a paixão não excluem a responsabilidade criminal. É verdadeira (V). O Código Penal de 1830 realmente estabelecia que a emoção ou a paixão não eram causas que excluíam a responsabilidade penal. Agora, organizando as respostas: I - F II - V III - F IV - V V - V A sequência correta é: b) F, V, F, V, V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Joana, após intensa discussão com seu namorado, em virtude de ele ter se apossado de seu celular e visto mensagens de seus amigos, foi ameaçada e empurrada contra a parede, caso insistisse em manter o contato com os amigos. Assinale as assertivas abaixo se verdadeiras (V) ou falsas (F).
I. A violência sofrida por Joana configura violência doméstica e familiar contra a mulher, baseada no gênero, prevista na Lei Maria da Penha;
II. Joana sofreu violência física e psicológica;
III. A violência ocorreu nas relações afetivas;
IV. Trata-se de violência institucional;
V. A violência cometida contra Joana pelo namorado evidencia tentativa de controle de sua vida pessoal e assimetria de poder, portanto, violência de gênero.

A questão abaixo e informe se é verdadeira (V) ou falsa (F): As mulheres com alto poder econômico não estão abrangidas pela Lei Maria da Penha.
Verdadeiro
Falso

Em relação à Rede de Enfrentamento e a Rede de Atendimento à violência contra as mulheres faça a correspondência adequada das assertivas abaixo:
A. DEAMs; 2. Rede de Atendimento
B. CREAS; 2. Rede de Atendimento
C. Universidades; 1. Rede de Enfrentamento
D. Casas-Abrigo; 2. Rede de Atendimento
E. ONGs feministas; 1. Rede de Enfrentamento
F. Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (JVDFM); 2. Rede de Atendimento
G. Postos de Atendimento à Mulher nas Delegacias Comuns; 2. Rede de Atendimento
H. Centros de Referência de Atendimento à Mulher; 2. Rede de Atendimento
I. Serviços/programas voltados para a responsabilização dos autores de violência; 1. Rede de Enfrentamento
J. Varas Criminais Especializadas. 2. Rede de Atendimento

Mais conteúdos dessa disciplina