Logo Passei Direto
Buscar
O questionamento das finalidades da ciência moderna, das especializações e das tecnologias configurou, globalmente, um movimento epistemológico pela interdisciplinaridade. Considerando o movimento pela interdisciplinaridade na educação brasileira, assinale a afirmativa correta.
A) Os níveis de integração dos conhecimentos compõem um gradiente de pouca importância para se definir a interdisciplinaridade.
B) Os teóricos da Pedagogia que desencadearam o movimento pela interdisciplinaridade têm como expoente Ivani Fazenda.
C) As concepções atuais de interdisciplinaridade apresentam uniformidade no que diz respeito à terminologia, aos pressupostos teóricos e às abordagens metodológicas.
D) Os questionamentos que o movimento pela interdisciplinaridade faz à disciplinaridade do currículo escolar têm pouca importância para o pensamento pedagógico crítico.
E) Os teóricos da Pedagogia que se opuseram ao movimento pela interdisciplinaridade são representados por Hilton Japiassú.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o movimento pela interdisciplinaridade na educação brasileira: A) Os níveis de integração dos conhecimentos compõem um gradiente de pouca importância para se definir a interdisciplinaridade. - Esta afirmação é incorreta, pois os níveis de integração são fundamentais para entender a interdisciplinaridade. B) Os teóricos da Pedagogia que desencadearam o movimento pela interdisciplinaridade têm como expoente Ivani Fazenda. - Esta afirmação é correta, pois Ivani Fazenda é uma das principais referências no movimento pela interdisciplinaridade na educação. C) As concepções atuais de interdisciplinaridade apresentam uniformidade no que diz respeito à terminologia, aos pressupostos teóricos e às abordagens metodológicas. - Esta afirmação é incorreta, pois as concepções de interdisciplinaridade são diversas e não apresentam uniformidade. D) Os questionamentos que o movimento pela interdisciplinaridade faz à disciplinaridade do currículo escolar têm pouca importância para o pensamento pedagógico crítico. - Esta afirmação é incorreta, pois os questionamentos são, na verdade, muito relevantes para o pensamento pedagógico crítico. E) Os teóricos da Pedagogia que se opuseram ao movimento pela interdisciplinaridade são representados por Hilton Japiassú. - Esta afirmação é incorreta, pois Hilton Japiassú é um defensor da interdisciplinaridade. Portanto, a alternativa correta é: B) Os teóricos da Pedagogia que desencadearam o movimento pela interdisciplinaridade têm como expoente Ivani Fazenda.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Pedagogia é marcada por estudos de teóricos que direcionam a prática pedagógica através de suas pesquisas e tem como objetivo otimizar o processo de ensino -aprendizagem. A interdisciplinaridade é a tendência que a Pedagogia atual utiliza no âmbito escolar para desfragmentar o conhecimento.
Assinale o que for correto sobre o trabalho interdisciplinar:
a. O trabalho interdisciplinar conta com a participação do aluno e do professor na assimilação e na aquisição do conteúdo trabalhado em sala de aula.
b. Essa concepção implica em relacionar conhecimentos de diferentes áreas, evidenciando um assunto específico, possibilitando a união dos professores em prol do desenvolvimento globalizado.
c. A interdisciplinaridade consiste em avaliar o aluno como um todo, considerando seus desempenhos através de participação e testes aplicados.
d. O conhecimento é fragmentado por haver especificidades. Dessa forma, a interdisciplinaridade auxilia o trabalho do coordenador pedagógico, que tem como função unir o aluno com o conteúdo.
e. O trabalho interdisciplinar possui caráter único de aprimorar a capacitação do professor quanto à disciplina em sala de aula.

A interdisciplinaridade surgiu no final do século passado pela necessidade de dar uma resposta à fragmentação científica. As ciências haviam-se dividido em muitas disciplinas e a interdisciplinaridade restabelecia, pelo menos, um diálogo entre elas. Nas escolas, os professores sempre tiveram dificuldade em responder aos questionamentos que envolviam disciplinas diferentes das que ministravam, de modo que, teoricamente, viram na interdisciplinaridade uma tábua de salvação. Porém a prática mostrou-se trabalhosa e muitos tiveram e têm problemas em usá-la.
Sobre interdisciplinaridade, não é correto afirmar:
a. A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo com as fronteiras das disciplinas.
b. No processo de aprendizagem interdisciplinar, o aluno não tem tempo certo para aprender. Não existe data marcada para aprender. Ele aprende a toda hora e não apenas na sala de aula.
c. A interdisciplinaridade se baseia na crença de que é o indivíduo que aprende. Então é preciso ensinar a aprender, a estudar (etc.) ao indivíduo e não a um coletivo amorfo. Portanto, é uma relação direta e pessoal com a aquisição do saber.
d. No processo de aprendizagem interdisciplinar, a biografia do aluno não é relevante, pois não constitui a base do seu projeto de vida e de aquisição de conhecimento e de atitudes novas.
e. No processo interdisciplinar, a criança, o jovem e o adulto aprendem quando têm um projeto de vida e o conteúdo do ensino é significativo para eles no interior desse projeto.

Nogueira (2001) explica que “a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento. As diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá a unificação.”
Quando realiza essa afirmação, está se referindo ao conceito de:
a. Disciplinaridade.
b. Multidisciplinaridade.
c. Transdisciplinaridade.
d. Pluridisciplinaridade.
e. Interdisciplinaridade.

O relatório da Unesco publicado com o título “Educação: um tesouro a descobrir”, elaborado pela Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, coordenado por Jacques Delors, destaca que, ao longo de toda a vida, a educação deve-se basear em quatro pilares de conhecimento.
A respeito desse relatório e dos pilares do conhecimento, analise os itens a seguir:
I. O aprender a ser privilegia a educação e o desenvolvimento das potencialidades afetivas do indivíduo. O desenvolvimento do ser humano tem por objeto a realização afetiva do homem como membro de uma coletividade e se inicia na sua formação escolar.
II. O aprender a conhecer destaca o domínio do conhecimento como meio e finalidade da vida humana, isto é, aprender a aprender. O aumento dos saberes favorece o despertar da curiosidade intelectual, estimula o sentido crítico e permite compreender o real. Nesse sentido, é essencial que cada criança, esteja onde estiver, possa ter acesso, de forma adequada, às metodologias científicas, de modo a tornar-se, para toda a vida, 'amiga da ciência'.
III. No aprender a fazer, o indivíduo deve adquirir não somente uma qualificação profissional, mas de uma maneira mais ampla, competências que o tornem apto a enfrentar numerosas situações, superando os obstáculos que possam aparecer e a trabalhar em equipe.
IV. O aprender a viver juntos deve levar a pessoa à descoberta de si mesmo, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, por meio da realização de projetos comuns. Esse pilar pretende preparar o indivíduo para gerir conflitos - no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
a. Apenas os itens III e IV estão corretos.
b. Apenas os itens I e IV estão corretos.
c. Apenas os itens II, III e IV estão corretos.
d. Apenas o item II está incorreto.
e. I, II, III e IV

Mais conteúdos dessa disciplina