Buscar

ciências sociais

Atualmente, um dos problemas que mais preocupam a sociedade brasileira é a elevação dos índices das diversas formas de violência, encontradas, principalmente, nos grandes centros urbanos. Sobre a questão da violência na sociedade brasileira, é correto afirmar:

A)As diversas formas de violência constituem fenômeno contemporâneo, não sendo encontradas em fases anteriores de nossa sociedade.

B)A existência de posturas marcadas pela prática da violência apareceu somente em decorrência do regime ditatorial que caracterizou o Brasil durante o Estado Novo, de Vargas, entre 1964 e 1985.

C)A prática da violência é pouco encontrada na formação da sociedade brasileira, não possuindo raízes históricas a não ser durante o período da escravidão.

D)As diversas formas atuais de expressão da violência tornaram-se mais intensas em função da elevação do índice de desemprego, da crise econômica e da impunidade, mas podem ser encontradas, com diferente intensidade ao longo de todas as fases da formação da sociedade brasileira, caracterizando uma verdadeira cultura da violência.

E)No Brasil, não há uma cultura da violência, pois nossa formação é marcada pela passividade, na medida em que o brasileiro é um típico homem cordial e conciliador.

💡 2 Respostas

User badge image

Valesca Guimaraes

alternativa D

10
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais