Logo Passei Direto
Buscar

Física

Outros
Um microscópio composto é constituído, em sua forma mais simples, por duas lentes convergentes colocadas em sequência, conforme esquematizado na figura abaixo. A lente mais próxima ao objeto é chamada objetiva e a lente mais próxima ao olho humano é chamada ocular. A imagem formada pela objetiva é real, maior e invertida, e serve como objeto para a ocular, que forma uma imagem virtual, direita e maior com relação à imagem formada pela objetiva. Suponha que a distância focal da lente objetiva seja 1 cm, a distância focal da lente ocular seja 4 cm e a distância entre as lentes seja de 6 cm.
Com base nas informações acima e nos conceitos de Óptica, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Para que a imagem formada pela objetiva tenha as características especificadas no enunciado, o objeto deve estar a uma distância maior que 2 cm dessa lente.
( ) Supondo que o objeto esteja a uma distância de 1,5 cm da objetiva, a imagem formada por esta lente estará a 3 cm dela.
( ) A imagem final formada por este microscópio é virtual, invertida e maior em relação ao objeto.
( ) A imagem formada pela objetiva deve estar a uma distância maior que 4 cm da ocular.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - F - V - V.
e) F - V - V - V.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre o microscópio composto: ( ) Para que a imagem formada pela objetiva tenha as características especificadas no enunciado, o objeto deve estar a uma distância maior que 2 cm dessa lente. É verdadeira (V). Para que a imagem formada pela lente objetiva seja real, maior e invertida, o objeto deve estar a uma distância menor que o dobro da distância focal da lente objetiva (2 cm, neste caso). ( ) Supondo que o objeto esteja a uma distância de 1,5 cm da objetiva, a imagem formada por esta lente estará a 3 cm dela. É falsa (F). Usando a fórmula das lentes (1/f = 1/do + 1/di), onde f é a distância focal (1 cm), do é a distância do objeto (1,5 cm), e di é a distância da imagem, podemos calcular que a imagem não estará a 3 cm, mas sim a uma distância menor. ( ) A imagem final formada por este microscópio é virtual, invertida e maior em relação ao objeto. É falsa (F). A imagem final formada pela ocular é virtual e direita em relação à imagem formada pela objetiva, que é invertida. Portanto, a imagem final não é invertida. ( ) A imagem formada pela objetiva deve estar a uma distância maior que 4 cm da ocular. É verdadeira (V). A distância entre as lentes é de 6 cm, e para que a ocular forme uma imagem virtual, a imagem da objetiva deve estar a uma distância menor que 6 cm da ocular. Agora, organizando as respostas: 1. V 2. F 3. F 4. V Portanto, a alternativa que apresenta a sequência correta é: a) V - F - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A câmara de um celular, cuja espessura é de 0,8 cm, capta a imagem de uma árvore de 3,0 m de altura, que se encontra a 4,0 m de distância do orifício da lente, projetando uma imagem invertida em seu interior. Para simplificar a análise, considere o sistema como uma câmara escura.
Assim, pode-se afirmar que a altura da imagem, em mm, no interior da câmara é, aproximadamente, igual a:
a) 6,0
b) 7,0
c) 8,0
d) 9,0
e) 10,0

Um telescópio refrator trabalha com a propriedade de refração da luz. Este instrumento possui uma lente objetiva, que capta a luz dos objetos e forma a imagem. Outra lente convergente, a ocular, funciona como uma lupa, aumentando o tamanho da imagem formada pela lente objetiva. O maior telescópio refrator do mundo em utilização, com 19,2m de comprimento, é o telescópio Yerkes, que teve sua construção finalizada em 1897 e localiza-se na Universidade de Chicago, nos EUA.
a) Qual a distância focal da objetiva do telescópio refrator descrito e quanto vale a soma das distâncias focais da objetiva e da ocular?

O telescópio newtoniano, diferentemente do telescópio que utiliza apenas lentes de aumento para aproximar as imagens, usa um espelho esférico (ou parabólico para captar a luz). A imagem refletida pelo espelho é captada por uma lente objetiva, que é responsável pelo foco.
A figura abaixo é uma representação do telescópio newtoniano. Os elementos óticos indicados por A, B e C são, respectivamente,
a) um espelho côncavo, um espelho plano e uma lente convergente.
b) uma lente convergente, um espelho plano e um espelho convexo.
c) um espelho plano, uma lente divergente e um espelho côncavo.
d) um espelho plano, um espelho côncavo e uma lente convergente.

Um estudante de Física tenta construir instrumentos ópticos por meio da associação de lentes delgadas. Para tanto, ele adquire duas lupas, de distâncias focais 10 cm e 40 cm, respectivamente. De posse dessas informações, assinale o que for correto.
01) Lupas podem ser consideradas microscópios simples, formados por lentes convergentes. 02) Quando justapostas, essas lupas funcionam como uma única lente convergente de distância focal 8 cm e convergência de 12,5 di. 04) Essas lupas podem ser usadas como objetiva e ocular de um microscópio composto, cujo aumento fica dado por 0m d LA 400 = sendo d0 a distância mínima de visão distinta do microscópio e L o comprimento do tubo desse microscópio, ambos dados em centímetros. 08) Essas lupas podem ser usadas para construir um telescópio refrator, cujas imagens dos objetos distantes (no infinito), que são reais e direitas, são formadas no foco da objetiva. 16) Essas lupas podem ser utilizadas para construir um telescópio refrator com aumento de 400x, desde que tenham focos coincidentes.

Uma estudante constrói uma luneta usando uma lente convergente de 58,2 cm de distância focal como objetiva e uma lente convergente com 1,9 cm de distância focal como ocular.
Sabendo-se que a distância entre as lentes ocular e objetiva é de 60 cm, qual é, aproximadamente, a distância, em centímetros, entre a imagem final de um astro observado e a ocular?
A) 10,0
B) 30,6
C) 34,2
D) 36,4

A utilização da luneta astronômica de Galileu auxiliou a construção de uma nova visão do Universo. Esse instrumento óptico, composto por duas lentes - objetiva e ocular - está representado no esquema a seguir. Considere a observação de um objeto no infinito por meio da luneta astronômica de Galileu.
Nesse caso, as imagens do objeto formadas pelas lentes objetiva e ocular são, respectivamente:
a) real e direita; virtual e direita
b) real e invertida; virtual e invertida
c) virtual e invertida; real e invertida
d) virtual e direita; real e direita
e) real e invertida; virtual e direita

Sabe-se que o objeto fotografado por uma câmera fotográfica digital tem 20 vezes o tamanho da imagem nítida formada no sensor dessa câmera. A distância focal da câmera é de 30 mm.
Para a resolução desse problema, considere as seguintes equações: p' IA p O = − = e 1 1 1 . f p p' = + Assinale a alternativa que apresenta a distância do objeto até a câmera.
a) 630 mm.
b) 600 mm.
c) 570 mm.
d) 31,5 mm.
e) 28,5 mm.

Mais conteúdos dessa disciplina