Logo Passei Direto
Buscar

Biologia

Outros
O metabolismo dos carboidratos é fundamental para o ser humano, pois a partir desses compostos orgânicos obtém-se grande parte da energia para as funções vitais. Por outro lado, desequilíbrios nesse processo podem provocar hiperglicemia ou diabetes.
Com base nessas informações, pode-se concluir que:
a) o papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina.
b) a insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar.
c) o acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia.
d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.
e) o principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao papel da insulina e ao metabolismo dos carboidratos: a) O papel realizado pelas enzimas pode ser diretamente substituído pelo hormônio insulina. - Incorreto, pois as enzimas e os hormônios têm funções diferentes. A insulina não substitui as enzimas. b) A insulina produzida pelo pâncreas tem um papel enzimático sobre as moléculas de açúcar. - Incorreto, pois a insulina não atua como uma enzima, mas sim como um hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue. c) O acúmulo de glicose no sangue é provocado pelo aumento da ação da insulina, levando o indivíduo a um quadro clínico de hiperglicemia. - Incorreto, pois a insulina tem a função de reduzir a glicose no sangue, não aumentá-la. d) A diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue. - Correto, pois a falta de insulina impede que a glicose entre nas células, resultando em hiperglicemia. e) O principal papel da insulina é manter o nível de glicose suficientemente alto, evitando, assim, um quadro clínico de diabetes. - Incorreto, pois a insulina tem o papel de reduzir os níveis de glicose no sangue. Portanto, a alternativa correta é: d) a diminuição da insulina circulante provoca um acúmulo de glicose no sangue.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No futebol, quando uma bola é chutada em direção ao gol, um computador central na cabeça do goleiro analisa a velocidade da bola e sua trajetória, determina o local onde ela deverá estar dentro de uma fração de segundo e envia mensagens para os músculos das pernas e dos braços. O goleiro salta e tenta fazer a defesa.
Considerando a situação apresentada no texto, julgue os seguintes itens como certos ou errados.
( ) As mensagens são conduzidas até o “computador central” pelo sistema nervoso periférico.
( ) Para o goleiro saltar e tentar fazer a defesa, é necessário que uma ordem do seu “computador central” atinja neurônios motores, que comandam os músculos que executarão o salto.
( ) Saltar para tentar fazer a defesa é um ato reflexo do goleiro.
( ) As células envolvidas na transmissão das mensagens apresentam baixa atividade celular.

Fibras musculares estriadas são formadas por miofibrilas, cuja unidade funcional é o sarcômero. O arranjo dessas estruturas encontra-se representado no diagrama abaixo.
Considerando a organização dos miofilamentos no interior do sarcômero, pode-se dizer que a banda A:
a) apresenta da mesma forma que a banda I uma disposição alternada de actina e miosina.
b) é constituída apenas por miosina e a banda I apenas por actina.
c) é constituída por actina e miosina e a banda I apenas por actina.
d) é formada apenas por actina e a banda I apenas por miosina.
e) apresenta disposição alternada de actina e miosina e a banda I não apresenta qualquer tipo de miofilamento.

As figuras abaixo ilustram dois circuitos neuronais formados por neurônios de mesmo tipo. O circuito A está em repouso e o B está sendo estimulado.
Analisando os dois circuitos, pode-se afirmar que:
I. O circuito A está em repouso, porque não tem capacidade de transmitir qualquer estímulo.
II. O circuito B está sofrendo despolarização e repolarização da membrana celular.
III. No circuito B, ocorre a passagem do estímulo, de um neurônio para outro, através da liberação de mediadores químicos pelos terminais sinápticos.
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) II.
e) III.

A possibilidade de utilização das chamadas “células-tronco” para transplante de órgãos e tecidos e aplicações terapêuticas foi considerada um importante acontecimento da ciência nos dois últimos anos.
Considerando que populações de células-tronco estão sendo cultivadas com o objetivo de reparar diferentes tecidos, complete o quadro abaixo, citando 2 características, uma morfológica e uma funcional, que deverão ser adquiridas pelas mesmas, durante o processo de diferenciação.

A força de contração da fibra muscular estriada é definida pela tensão desenvolvida pelos filamentos de miosina e actina do sarcômero e sofre influência do grau de superposição desses filamentos.
De acordo com o gráfico, podemos dizer que a molécula de miosina apresenta uma interação mais eficiente com a actina entre os seguintes segmentos:
a) O e A
b) A e B
c) B e C
d) C e D

O cérebro faz o controle de várias funções do organismo.
Do ponto de vista evolutivo, as estruturas mais antigas do cérebro dos vertebrados são responsáveis por:
a) controle da memória.
b) processamento visual.
c) controle da atividade esquelética.
d) controle da fala.
e) controle da respiração e circulação.

Julgue as afirmativas:
( ) A propagação dos impulsos nervosos é feita através de modificações eletroquímicas nas membranas dos neurônios.
( ) A medula espinhal é o órgão que faz transição entre o encéfalo e as diversas partes do corpo; os estímulos nervosos vêm da pele e dos órgãos até a medula espinhal e, desta, vão ao cérebro.
( ) Os nervos do simpático nascem de ramos anteriores dos nervos raquianos, ao nível da região média da medula espinhal, enquanto que os nervos do parassimpático nascem diretamente do encéfalo e das porções mais inferiores da medula espinhal.
( ) A figura abaixo representa o encéfalo humano: em a, hemisfério cerebral direito; em b, cerebelo, onde se verifica a presença de neurônios responsáveis pelo controle dos atos conscientes e inconscientes.
( ) A figura ao lado representa o sistema nervoso difuso de um pólipo, onde se observam os neurônios espalhados pelo corpo, formando uma rede muito organizada, contendo um centro nervoso, comandando na porção superior.

“Existe uma pequena glândula no cérebro, na qual a alma exerce suas funções mais diretamente do que nas outras partes.”
Uma longa investigação científica de mais de 300 anos responde ao interesse atual por esse órgão neuroendócrino (“glândula”), ao qual o filósofo Descartes se referia.
a1 – A que estrutura o texto se refere?
a2 – Que hormônio essa “glândula” produz?

Em alguns mamíferos, chamados de fotoperiódicos, esse mesmo órgão influi no nível de hormônios da reprodução, fazendo com que tal atividade ocorra em determinadas estações do ano.
Excetuando-se o ciclo claro/escuro da duração do dia, que variação de outro fator ecológico pode justificar o valor adaptativo desse mecanismo para as espécies em questão?

O fotoperiodismo é uma reação do organismo às proporções relativas de luminosidade e escuridão num ciclo de 24 horas.
Cite um outro fenômeno que ocorra nas plantas e que também aconteça em virtude da ação dos fitocromos.

Mais conteúdos dessa disciplina