Logo Passei Direto
Buscar
Supondo que o peso molecular médio de um aminoácido é de 100 daltons, quantos nucleotídeos em média estão presentes em uma sequência codificadora de ARN-m, responsável pelo sequenciamento dos aminoácidos em um peptídeo com peso molecular de 27000 daltons?
a) 810.
b) 300.
c) 270.
d) 81000.
e) 2700.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para resolver essa questão, precisamos entender a relação entre o peso molecular dos aminoácidos e dos nucleotídeos. 1. Peso molecular médio de um aminoácido: 100 daltons. 2. Peso molecular total do peptídeo: 27.000 daltons. Para calcular o número de aminoácidos no peptídeo, dividimos o peso molecular total pelo peso molecular médio de um aminoácido: \[ \text{Número de aminoácidos} = \frac{27.000 \text{ daltons}}{100 \text{ daltons/aminoácido}} = 270 \text{ aminoácidos} \] 3. Códons no ARN-m: Cada aminoácido é codificado por um códon, que consiste em 3 nucleotídeos. Portanto, para encontrar o número total de nucleotídeos, multiplicamos o número de aminoácidos por 3: \[ \text{Número de nucleotídeos} = 270 \text{ aminoácidos} \times 3 \text{ nucleotídeos/aminoácido} = 810 \text{ nucleotídeos} \] Assim, a resposta correta é a) 810.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 25 de abril de 1953, um estudo de uma única página na revista inglesa Nature intitulado "A estrutura molecular dos ácidos nucléicos", quase ignorado de início, revolucionou para sempre todas as ciências da vida sejam elas do homem, rato, planta ou bactéria. James Watson e Francis Crick descobriram a estrutura do DNA, que permitiu posteriormente decifrar o código genético determinante para a síntese protéica.
Watson e Crick demonstraram que a estrutura do DNA se assemelha a uma escada retorcida. Explique a que correspondem os "corrimãos" e os "degraus" dessa escada.

Que relação existe entre DNA, RNA e síntese protéica?

Como podemos diferenciar duas proteínas?

Utilize um exemplo de alteração estrutural da globina humana (cadeia beta) para explicar como uma mutação pontual, do tipo substituição, pode afetar a saúde e a qualidade de vida do portador dessa mutação.

O ADN é um polímero constituído por vários nucleotídeos e as proteínas são polímeros constituídos por vários aminoácidos. Um gene é constituído por um número N de nucleotídeos que codifica uma proteína constituída por P aminoácidos. Por que sempre encontramos N > P?

Com o auxílio da tabela do código genético representada a seguir, é sempre possível deduzir-se a seqüência de aminoácidos de uma proteína a partir da seqüência de nucleotídeos do seu gene, ou do RNA-m correspondentes.
Entretanto, o oposto não é verdadeiro, isto é, a partir da seqüência de aminoácidos de uma proteína, não se pode deduzir a seqüência de nucleotídeos do gene. Explique por quê.

Se o gene de uma proteína respiratória de um organismo zbohrniano for introduzido numa bactéria terrestre, a proteína produzida pela expressão desse gene será idêntica à da espécie zbohrniana? Justifique sua resposta.

Se ocorresse uma substituição, por uma purina, na 3ª base do código correspondente ao 6º aminoácido do polipeptídeo, qual seria o aminoácido da tabela a ser incorporado?

A tabela adiante representa uma versão fictícia do código genético. Entretanto, esse código segue o padrão do código genético universal, no qual três bases codificam um aminoácido.
Cite o nome da enzima que catalisa a síntese de RNA mensageiro.

Cite a seqüência do anticódon correspondente ao códon de iniciação.

Mais conteúdos dessa disciplina