Logo Passei Direto
Buscar

Botânica

Outros
No desenvolvimento posterior à fecundação das angiospermas o zigoto, o óvulo e o ovário originam, respectivamente,
a) fruto, semente e embrião.
b) embrião, fruto e semente.
c) embrião, semente e fruto.
d) semente, fruto e embrião.
e) semente, embrião e fruto.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar o desenvolvimento posterior à fecundação nas angiospermas: 1. Zigoto: Após a fecundação, o zigoto se desenvolve e origina o embrião. 2. Óvulo: O óvulo se transforma na semente. 3. Ovário: O ovário se desenvolve e forma o fruto. Com isso, a sequência correta é: embrião (do zigoto), semente (do óvulo) e fruto (do ovário). Portanto, a alternativa correta é: c) embrião, semente e fruto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa incorreta:
A) O ciclo de vida das gimnospermas e angiospermas se assemelha muito, mas os órgãos reprodutores das gimnospermas são os estróbilos, enquanto que nas angiospermas são as flores. B) As angiospermas são os únicos vegetais que apresentam frutos. C) As flores das angiospermas podem ser classificadas em completas e incompletas. D) O processo da autofecundação é extremamente importante para as angiospermas, pois dessa forma elas conseguem manter as mesmas combinações gênicas em suas descendências, garantindo assim a existência da espécie. E) A polinização das angiospermas pode ser anemófila, entomófila, ornitófila e quiropterófila.

As angiospermas constituem um grande grupo de plantas, cujas características são:
A) presença de flores que podem ser hermafroditas, ou masculinas, ou femininas.
B) presença de estróbilos femininos e estróbilos masculinos, sem formação de flores.
C) produção de sementes sem proteção de um fruto.
D) reprodução dependente da água para a fertilização e flores exclusivamente monoicas.
E) alternância de gerações e fase esporofítica haploide.

A figura abaixo ilustra uma das inúmeras relações entre plantas e animais. Durante o processo evolutivo dos dois grupos, essa interação tem sido muito importante, em especial, para a reprodução das angiospermas.
Com relação aos dois grupos, é correto afirmar:
A) Os insetos e as angiospermas representam, respectivamente, os dois grupos de maior diversidade dentre os animais e as plantas.
B) As angiospermas representam o único grupo vegetal que forma tubo polínico.

Observe o esquema da flor a seguir e marque a alternativa incorreta a respeito dessa estrutura reprodutora:
Observe atentamente a estrutura da flor
d) O ovário está representado pelo número 5.
e) A estrutura 6 é conhecida por sépala.
a) 1 e 2 representam, respectivamente, a antera e o filete.
b) 3 representa o estigma, uma parte do gineceu.
c) A estrutura 4 é chamada de pistilo.

Em uma angiosperma, o grão de pólen é produzido na região:
a) do cálice.
b) da corola.
c) da antera.
d) do filete.
e) do estigma.

Flores desprovidas de pétalas coloridas, sem nectários com grande produção de grãos de pólen, os quais são pequenos e leves, caracterizam plantas com polinização do tipo:
a) entomófila
b) ornitófila
c) artificial
d) anemófila
e) hidrófila

Em relação aos aspectos das nervuras, a folha ilustrada anteriormente é do tipo:
A) Peninérvea, com nervuras paralelas, características das eudicotiledôneas.
B) Peninérvea, com nervuras paralelas, características das monocotiledôneas.
C) Paralelinérvea, com nervuras paralelas, características das eudicotiledôneas.
D) Paralelinérvea, com nervuras paralelas, características das monocotiledôneas.

As flores são estruturas que têm função na reprodução sexual das plantas angiospermas, onde se podem distinguir diferentes verticilos florais, entre os quais:
a) Tépalas: conjunto de pétalas de cores diferentes; Corola: conjunto de sépalas; Gineceu: sistema reprodutor masculino;
b) Corola: conjunto de sépalas; Cálice: conjunto androceu-gineceu; Perianto: conjunto de pétalas;
c) Corola: conjunto de sépalas; Gineceu: sistema reprodutor masculino; Perianto: conjunto androceu-gineceu;
d) Cálice: conjunto de pétalas; Androceu: sistema reprodutor feminino; Perigônio: conjunto de pétalas iguais;
e) Cálice: conjunto de sépalas; Androceu: sistema reprodutor masculino; Gineceu: sistema reprodutor feminino.

Mais conteúdos dessa disciplina