Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Fazem parte desses princípios os a seguir elencados, EXCETO:
(A) universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
(B) fraccionalidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema.
(C) preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral.
(D) igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
(E) participação da comunidade.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação aos princípios que geralmente regem os sistemas de saúde, especialmente no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. (A) Universalidade de acesso aos serviços de saúde em todos os níveis de assistência - Este é um princípio fundamental do SUS, portanto, está correto. (B) Fraccionalidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos - A palavra "fraccionalidade" parece estar incorreta, pois o que se busca é a integralidade da assistência, não a fracionada. (C) Preservação da autonomia das pessoas na defesa de sua integridade física e moral - Este é um princípio importante e está correto. (D) Igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie - Este também é um princípio fundamental e está correto. (E) Participação da comunidade - Este é um princípio que também faz parte do SUS e está correto. Dessa forma, a alternativa que não se encaixa nos princípios é a (B) fraccionalidade de assistência, pois o correto seria a integralidade. Portanto, a resposta correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

DE ACORDO COM BRAVO MATOS ( 2006p 32 -33), NO ANO DE 1986 TIVEMOS NO BRASIL O MARCO HISTORICO MAIS IMPORTANTE NA TRAJETORIA DA POLITICA PUBLICA DE SAUDE NESSE PAIS
SELECIONE DENTRE AS AFIRMATIVAS ABAIXO, A QUE CITA CORRETAMENTE, QUAL FOI O MARCO HISTORICO MAIS IMPORTANTE OCORRIDO NA AREA DA SAUDE NO ANO DE 1986.
A) Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS)
B) 8º Conferencia Nacional de Saúde
C) Outro
D) Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS)

As principais políticas públicas de saúde no Brasil estão associadas à criação do Sistema Único de Saúde.
Considerando o desenvolvimento das políticas no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( V ) O Brasil possui desde a regulamentação da Lei Orgânica da Saúde, em 1986, um sistema público nacional de saúde, chamado Sistema Único de Saúde (SUS).
( V ) Em 1988, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), que assegura a universalidade, integridade e iniquidade no atendimento aos cidadãos.
( F ) Em 2001, foi publicada a Política Internacional de Medicamentos.
( V ) Dentre os princípios formalizados na Constituição Brasileira adotou-se um conceito ampliado de saúde, que garante a saúde como um direito de todos e dever do Estado

Um velho inimigo volta a assombrar o Brasil, a febre amarela. Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.
O médico sanitarista chamado para conter essa e outras moléstias - como a varíola e a peste bubônica – que se proliferavam pela capital da República, assumindo caráter epidêmico, foi:
A) CARLOS CHAGAS
B) VITAL BRASIL
C) EMILIO RIBAS
D) OSVALDO CRUZ

Analisando o desenvolvimento histórico das políticas sociais no Brasil Behring;Boschetti (2011) nos dizem que o ano de 1923 foi extremamente relevante posto que foi nele que tivemos a promulgação da lei Eloy Chaves.
Considerando as colocações das autoras sobre a referida legislação avalie os itens abaixo destacados:
I. A lei Eloy Chaves instituiu a obrigatoriedade da criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs).
II. A lei Eloy Chaves entendeu o direito previdenciário para os trabalhadores rurais e para os empregados domésticos.
III. As categorias de trabalhadores que tiveram direito a organização das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) eram as que estavam inseridas, diretamente, no processo de produção e circulação de mercadorias.
IV. Conforme a lei Eloy Chaves somente tinham direito de organizar as Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) somente os trabalhadores da burocracia pública.
A) Apenas as afirmativas I e II.
B) Apenas as afirmativas I e III.
C) Apenas as afirmativas III e IV.
D) Apenas as afirmativas II e III.

A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) representou um marco importante para a saúde pública do Brasil, pois apresenta um arcabouço jurídico-institucional no campo das políticas públicas de saúde.
Sobre a evolução histórica do SUS, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( F ) O marco da reforma do sistema de saúde brasileiro foi a 8a Conferência Nacional de Saúde, que ocorreu em março de 1988 e teve como lema “Saúde, Direito de Todos, e Dever do Estado”.
( V ) Os princípios e diretrizes do SUS foram contemplados na Lei Orgânica da Saúde, Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990.
( V ) O SUS, portanto, não é composto somente por serviços públicos; é integrado também por uma rede de serviços privados, principalmente hospitais e unidades de diagnose e terapia, que são remunerados por meio dos recursos públicos destinados à saúde.
A) F, V, V
B) V, F, V
C) V, F, F
D) F, F, V
E) V, V, V

Sobre a história da Saúde Pública no Brasil, analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
( V ) Nos primeiros tempos da colonização, homens e mulheres acreditavam que a doença era uma advertência ou um castigo de Deus.
( F ) O curandeirismo, um tipo de medicina com base em conhecimentos populares adquiridos por meio do empirismo, iniciou-se no Brasil, apenas no período Imperial.
( V ) As curandeiras e benzedeiras que curavam com orações, benzimentos, rezas e palavras santas pertencentes ao monopólio eclesiástico eram perseguidas pelas autoridades civis e religiosas (Igreja e Santo Ofício), que as viam como feiticeiras.
( V ) A medicina praticada na Europa era quase inexistente no Brasil Colônia. Não havia hospitais, a não ser as Santas Casas de Misericórdia e as enfermarias mantidas pelos jesuítas.
A) V,V,V,V
B) V,F,V,F
C) V,F,V,V
D) F,V,F,V
E) V,V,V,F

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), em 1986, foi um marco da Reforma Sanitária Brasileira, na construção do Sistema Único de Saúde.
As propostas da 8ª CNS não foram realizadas imediatamente, pois, ainda havia a discussão acerca do financiamento e sobre a operacionalização do novo sistema de saúde.
A) Das AIS (Ações Integradas de Saúde).
B) Programa de Interiorização das Ações de Saúde e Saneamento (Piass).
C) SUDS (Sistema Único e Descentralizado de Saúde).
D) Programa Nacional de Serviços Básicos de Saúde (Prev-Saúde).

Considerando o histórico da construção do Sistema Único de Saúde-SUS, assim como o papel das Conferências Nacionais de Saúde, analise as sentenças abaixo, classificando-as como V(verdadeira) ou F (falsa). A seguir, assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:
( ) A 8ª Conferência Nacional de Saúde aprovou as diretrizes para a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
( ) a 9ª Conferência Nacional de Saúde teve como principal demanda a descentralização da saúde, que seria obtida com a municipalização dos serviços.
( ) A 8ª Conferência Nacional de Saúde resultou, quase que de imediato, na implantação do Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde (SUDS) e na incorporação do INAMPS ao Ministério da Saúde, ambos no período que antecedeu à Constituição da República Federativa de 1988.
a) V,V,V.
b) F,F,V.
c) F,F,F.
d) V,F,V
e) V,V,F.

Considerando o processo social de mudança, no Brasil, das práticas sanitárias no Sistema Único de Saúde (SUS) e na enfermagem, leia as frases abaixo e assinale a alternativa que corresponde à resposta correta.
I. As mudanças transcorrem pela construção e consolidação do SUS, em seus princípios e diretrizes, de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação popular, demandando novos perfis de profissionais para a organização e prática do novo modelo assistencial na perspectiva da integralidade da assistência.
II. A construção e consolidação do SUS tem como base a diretriz da descentralização estabelecida a partir da reforma sanitária, especialmente no processo de municipalização, onde o município passa a ser o responsável por sua política de saúde.
III. O Enfermeiro teve papel importante na construção do SUS com suas ações administrativas, assistenciais e educativas. Entretanto, a municipalização não possibilitou a ampliação do campo de atuação da enfermeira, pelo próprio contexto desfavorável das práticas sanitárias.
A) Todas as frases estão corretas.
B) As frases I e II estão corretas.
C) Apenas a frase I está correta.
D) Apenas a frase III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina