Logo Passei Direto
Buscar
No tocante ao juiz, ao Ministério Público, aos auxiliares e funcionários da Justiça no processo penal, é correto afirmar que:
a) se estendem aos serventuários e funcionários da Justiça, no que lhes for aplicável, as prescrições sobre suspeição dos juízes;
b) a suspeição poderá ser declarada ou reconhecida quando a parte injuriar o juiz ou de propósito der motivo para criá-la;
c) o juiz poderá exercer jurisdição no processo em que ele próprio houver servido como testemunha;
d) o membro do Ministério Público não pode se declarar suspeito, pois é parte da relação processual;
e) se aplicam aos auxiliares e funcionários da Justiça as prerrogativas inerentes aos membros do Ministério Público.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) "Se estendem aos serventuários e funcionários da Justiça, no que lhes for aplicável, as prescrições sobre suspeição dos juízes." - Esta afirmação é verdadeira, pois as regras de suspeição se aplicam também aos auxiliares da Justiça. b) "A suspeição poderá ser declarada ou reconhecida quando a parte injuriar o juiz ou de propósito der motivo para criá-la." - Esta afirmação não é correta, pois a suspeição deve ser fundamentada em motivos objetivos, e não apenas em injúrias ou provocações. c) "O juiz poderá exercer jurisdição no processo em que ele próprio houver servido como testemunha." - Esta afirmação é falsa, pois um juiz não pode atuar em um processo onde ele foi testemunha, devido ao princípio da imparcialidade. d) "O membro do Ministério Público não pode se declarar suspeito, pois é parte da relação processual." - Esta afirmação é incorreta, pois o membro do Ministério Público pode sim se declarar suspeito em determinadas situações. e) "Se aplicam aos auxiliares e funcionários da Justiça as prerrogativas inerentes aos membros do Ministério Público." - Esta afirmação é falsa, pois as prerrogativas do Ministério Público não se estendem automaticamente aos auxiliares e funcionários da Justiça. Após essa análise, a alternativa correta é: a) se estendem aos serventuários e funcionários da Justiça, no que lhes for aplicável, as prescrições sobre suspeição dos juízes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Hermes foi denunciado pelo delito de falsidade ideológica eleitoral (Art. 350 do Código Eleitoral), corrupção passiva (Art. 317 do Código Penal) e lavagem de dinheiro (Art. 1º da Lei nº 9.613/1998), pois, na qualidade de servidor público, recebeu propina de uma empresa para deixar de atuar na sua atividade-fim, ocultando, na sequência, esse valor, por meio da simulação de uma atividade lícita. Tendo se candidatado a cargo eletivo, falseou sua declaração de bens eleitorais, para manter a ocultação dos valores indevidamente auferidos. A Justiça Eleitoral absolveu Hermes das imputações, entendendo que não havia qualquer ilícito eleitoral. Ato seguinte, Hermes foi denunciado pelo Ministério Público estadual, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, repetindo o articulado na denúncia oferecida anteriormente na Justiça Eleitoral.
A nova imputação deve ser:
a) recebida, pois, ao absolver o réu do delito eleitoral, a Justiça Especializada deixou de ter competência;
b) recebida, pois houve alteração substancial na imputação, com a exclusão do contexto delitivo-eleitoral;
c) recebida, pois os delitos comuns não são acobertados pela coisa julgada da Justiça Eleitoral;
d) rejeitada, com base no princípio da vedação à dupla incriminação, limite derivado da coisa julgada;
e) não recebida, pela ausência de possibilidade jurídica do pedido.

No Brasil, o princípio da proibição da dupla persecução penal ou da vedação à dupla incriminação:
a) tem expressa previsão na Constituição da República de 1988;
b) não tem previsão normativa, o que impede sua aplicação;
c) tem expressa previsão no Código de Processo Penal;
d) não tem previsão normativa, decorrendo implicitamente da Constituição da República de 1988;
e) tem expressa previsão na legislação processual penal extravagante.

De acordo com o Código de Processo Penal, o Brasil adota uma estrutura acusatória e, nesse sentido, é correto afirmar que
a) a busca da verdade real legitima atuação positiva do juiz no processo e na investigação, permitindo-lhe determinar a produção de provas.
b) a prisão cautelar pode ser decretada independente da demonstração inequívoca do perigo da liberdade, bastando indícios de autoria.
c) o juiz não poderá fundamentar sua decisão exclusivamente nos elementos informativos colhidos na investigação.
d) o réu pode ser obrigado a submeter-se a exame grafotécnico sob pena de incorrer em obstrução da justiça.

“Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.” O Princípio traduzido por esta afirmativa é o da:
a) Ampla defesa.
b) Paridade de armas.
c) Plenitude da defesa.
d) Presunção da inocência.

O princípio Nemo tenetur se detegere é um dos princípios fundamentais do Processo Penal brasileiro. Tal princípio estabelece que:
a) Ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo.
b) O Processo Penal se pauta na busca da verdade real dos fatos.
c) São inadmissíveis, no Processo Penal, as provas obtidas por meios ilícitos.
d) Todas as pessoas têm direito ao conhecimento prévio do teor da acusação.
e) Ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença condenatória.

No que tange ao Direito Processual Penal, podemos afirmar:
a) Dentre alguns dos princípios norteadores do Direito Processual Penal podemos elencar: princípio da presunção de inocência, princípio da imparcialidade do juiz, princípio do contraditório, princípio da ampla defesa.
b) Nos crimes de ação pública o inquérito policial será iniciado de ofício; mediante requisição da autoridade judiciária ou a requerimento do ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo, vedada a intervenção do Ministério Público.
c) A ação penal privada é aquela na qual se tem como titular, em regra, o Ministério Público, por meio da qual se busca o início da ação penal mediante a apresentação da queixa (petição inicial da ação penal privada).
d) A ação penal encontra-se posta tendo como sujeitos o juiz, que é o sujeito processual parcial, assim como as partes representadas pela acusação feita pelo Ministério Público ou o querelante e/ou assistente da acusação e pela defesa, representada pelo querelado e seu advogado.
e) As medidas cautelares previstas pelo Código de Processo Penal visam a garantia do processo, após a sentença penal, sendo as mais usuais a prisão em flagrante e a prisão preventiva.

No que se refere aos princípios que regem o processo penal, aplicação e interpretação da lei processual, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Princípio do duplo grau de jurisdição se encontra explicitamente previsto na Constituição Federal de 1988.
b) No que toca a lei processual no tempo, pode-se afirmar que a mesma possui aplicação imediata, sem prejuízo da validade dos atos já realizados.
c) A lei processual brasileira não admite interpretação extensiva.
d) Em relação à persecução penal, pode-se afirmar que, no Brasil, vigora o princípio da obrigatoriedade, que inadmite exceção.
e) Do mesmo modo que a lei penal, a lei processual, no espaço, rege-se pelos princípios da territorialidade e da extraterritorialidade.

Acerca de suas disposições, a alternativa sem amparo legal é a:
a) A lei processual pena! aplicar-se-á desde logo, sem prejuízo da validade dos atos realizados sob a vigência da lei anterior.
b) A lei processual penal admitirá interpretação extensiva. bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.
c) A polícia judiciária será exercida pelas autoridades policiais no território de suas respectivas circunscrições e terá por fim a apuração das infrações penais e da sua autoria.
d) Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação penal poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.
e) A lei processual penal admitirá aplicação analógica, bem como o suplemento dos princípios gerais de direito.

Mais conteúdos dessa disciplina