Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
No contexto da interdisciplinaridade da Auditoria Contábil, isto é, na interação entre essa área da Contabilidade com outras áreas de estudo, temos, na Administração de Empresas, algumas ferramentas úteis para o processo de planejamento das atividades de Auditoria. Uma delas, em especial, define estratégias assertivas de planejamento e execução de melhorias contínuas, sempre visando identificar novos pontos de melhoria para iniciar novos projetos de melhoria. É muito útil, por exemplo, para a área de Auditoria Interna, ao fornecer melhores práticas de controles internos.
Considerando a definição da ferramenta de planejamento descrita no enunciado, assinale a alternativa que a identifica corretamente:
A Análise SWOT.
B Ciclo PDCA.
C Ishikawa.
D 5W2H.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação à descrição da ferramenta de planejamento mencionada no enunciado. A) Análise SWOT - Essa ferramenta é utilizada para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, mas não se foca especificamente em planejamento e execução de melhorias contínuas. B) Ciclo PDCA - O Ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) é uma metodologia que visa a melhoria contínua, sendo muito utilizada para planejamento, execução e controle de processos. Ele se encaixa bem na descrição de definir estratégias assertivas de planejamento e execução de melhorias contínuas. C) Ishikawa - Também conhecido como diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta que ajuda a identificar causas de problemas, mas não é especificamente uma ferramenta de planejamento. D) 5W2H - Essa ferramenta é um método de planejamento que ajuda a definir o que, por que, onde, quando, quem, como e quanto, mas não é tão focada em melhorias contínuas como o Ciclo PDCA. Diante da análise, a alternativa que melhor se encaixa na descrição da ferramenta de planejamento que define estratégias assertivas de planejamento e execução de melhorias contínuas é: B Ciclo PDCA.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O fator “tecnologia”, além de representar um fator de vantagem competitiva às empresas atuais, possui fortes impactos nas rotinas contábeis de uma organização e, consequentemente, é relevante quando tratamos de auditoria contábil, principalmente no quesito controles internos. A partir da atualização tecnológica e do emprego de novas técnicas de gestão baseadas em sistemas de informação, a empresa poderá alterar a própria realidade e garantir procedimentos contábeis mais adequados, a fim de atender melhor os diferentes stakeholders.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os riscos tecnológicos (não se atualizar tecnologicamente de forma constante) resultam em situações em que as organizações com esse risco elevado não terão prejuízos em seus resultados operacionais e em relação aos métodos contábeis empregados.
PORQUE
II. O controle de Contabilidade de uma empresa pode ser feito de forma manual, com cadernos, anotações, papéis etc., e de forma terceirizada, em que a empresa poderá contratar o apoio de um contador para inserir essas informações em um sistema digitalizado, conectando essas informações com órgãos reguladores.
A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
C A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

A área de Marketing, apesar de não diretamente ligada às práticas de Auditoria, permite importantes insights (visões, ideias, percepções) ao auditor sobre os aspectos mercadológicos da empresa a ser auditada. Para os auditores externos, principalmente, considerando que eles, em geral, atendem diversas empresas dentro de um mesmo ramo, as ferramentas de Marketing podem ser muito úteis para que eles desempenhem as funções com uma visão mais ampla. Um exemplo de ferramenta que pode ser aplicada nas práticas de Auditoria é a Análise SWOT, que identifica quatro pontos cruciais de uma empresa, permitindo melhores práticas por parte do auditor em torno dos objetivos de auditoria.
Considerando os fundamentos da Matriz SWOT, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s):
( ) As oportunidades correspondem aos fatores que a empresa pode aproveitar e são úteis ao auditor, por fornecerem as áreas de expansão futura de uma empresa.
( ) As fraquezas correspondem aos fatores que devem ser considerados como críticos, pois são a partir deles que podem surgir erros ou fraudes por parte da empresa.
( ) As ameaças consistem nas práticas que uma empresa executa em prol de se alavancar no mercado, demonstrando aquilo que possui de melhor aos stakeholders.
( ) As forças são as possibilidades de parcerias, ganhos de mercado ou aumento de vendas em períodos futuros, representando possíveis mudanças na situação da empresa.
A F, V, F, V.
B V, F, F, V.
C F, F, V, F.
D V, V, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina