Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

Colégio Objetivo
As normas contábeis são organizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) segundo nomenclaturas específicas, que definem a aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBCs) de acordo com a necessidade e a abrangência das regras. As normas de Auditoria são identificadas a partir de siglas que padronizam o entendimento e a consulta dessas normas. A partir dessa padronização, torna-se mais fácil identificar as normas em Contabilidade e consultar as regras, os processos e as orientações, melhorando os trabalhos na área.
Considerando as siglas que definem as práticas de Auditoria Externa e Interna, assinale a alternativa que representa corretamente as Auditorias Externa e Interna, na ordem respectiva:
A PA e TI.
B TG e TP.
C TO e TI.
D PP e TP.
User badge image
Estudando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as siglas que representam as auditorias externa e interna. - Auditoria Externa é geralmente representada pela sigla "AE" ou "AP" (que pode ser a sigla que você mencionou como "PA"). - Auditoria Interna é frequentemente representada pela sigla "AI" ou "TI". Agora, vamos analisar as alternativas: A) PA e TI - Aqui, "PA" poderia se referir a Auditoria Externa e "TI" a Auditoria Interna. Essa opção parece correta. B) TG e TP - Essas siglas não são comumente associadas a auditorias. C) TO e TI - "TO" não é uma sigla reconhecida para Auditoria Externa. D) PP e TP - Novamente, essas siglas não são reconhecidas para as auditorias. Portanto, a alternativa que representa corretamente as Auditorias Externa e Interna, na ordem respectiva, é: A) PA e TI.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A área da Contabilidade Gerencial, responsável pelas funções de apoio à gestão empresarial, utilizando, para isso, as práticas de Auditoria, relaciona-se com inúmeras áreas do conhecimento. Por exemplo, depende da área do Direito, quando falamos de leis e normas. Relaciona-se com as Finanças quando tratamos de recursos financeiros e investimentos. Ainda, relaciona-se com a Economia, seja por fatores micro, seja por fatores macroeconômicos.
Nessa inter-relação entre as áreas, considerando o conceito de microeconomia e suas relações com a Auditoria Contábil, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s):
( ) A Auditoria Contábil e a Contabilidade Gerencial se relacionam com a microeconomia devido aos seus impactos sobre os níveis de emprego de uma empresa.
( ) As atividades de gerenciamento contábil têm impacto sobre os lucros ou os prejuízos de uma empresa, a partir das leis de oferta e demanda. Também impactam a imagem de uma organização.
( ) A microeconomia se relaciona com a Auditoria devido à interdependência entre as áreas originada por fatores inflacionários, considerando que os resultados contábeis contribuirão com esse fator.
( ) A microeconomia é relacionada à Auditoria Externa, apenas, ao considerarmos que esta se relaciona com os investidores externos e, por isso, é responsável por movimentos de mercado e fluxo de capitais.
A V, F, F, V.
B F, V, V, F.
C V, V, F, F.
D F, V, F, F.

Em auditoria, os testes e as análises são fundamentais para que o plano de auditoria possa ser executado na prática. A partir dele, o auditor aplica diversas técnicas para que possa encontrar fundamentos de prova que suportarão a sua opinião a respeito dos controles internos e demonstrativos contábeis da companhia auditada. Portanto, é fundamental conhecimento técnico e flexibilidade, além de boas capacidades analíticas por parte do auditor para que esse possa aplicar diferentes métodos para conduzir uma auditoria com mais eficiência.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A realização dos testes e das análises nos saldos iniciais dos demonstrativos contábeis é importante para um processo de auditoria, pois fornecem uma visão tanto sobre os valores contábeis disponíveis na companhia quanto aos seus métodos de registro e auxiliam na identificação de fraudes em uma empresa.
PORQUE
II. Os valores incompatíveis ou errados que, porventura, existam durante a transição de períodos (um ano para o outro, por exemplo) podem indicar que a empresa executou algum tipo de fraude que foi identificada nessa mudança de valores em seus demonstrativos.
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Planejar é fundamental em todas as ações humanas, sejam acadêmicas, sejam pessoais, sejam profissionais. Para um auditor, devido à grande responsabilidade que ele possui com todas as partes interessadas no processo de auditoria, inclusive, em detrimento dos impactos possíveis em caso de erros ou não detecções, o auditor deve ser capaz de planejar corretamente as ações a serem adotadas no processo de execução da Auditoria, para que as chances de erros, riscos ou quaisquer outros obstáculos sejam mapeados e, em seguida, diminuídos. Nessa situação, o processo de Auditoria pode ser melhor executado.
Considerando o planejamento de Auditoria e as respectivas etapas, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) Falsa(s):
( ) O auditor deve dedicar um tempo considerável para o planejamento, visando identificar todos os pontos críticos e análises de cenário para melhorar a auditoria.
( ) As ações contingenciais em relação ao job turnover nos processos de auditoria devem constar no planejamento, visando substituir participantes da equipe, caso necessário.
( ) O planejamento deve considerar a correta identificação dos prazos a serem executados pelo auditor, usando, para isso, um fluxograma e um cronograma para a gestão das tarefas.
( ) A NBC TA 200 é a norma responsável pelo planejamento de auditoria, tanto interna quanto externa, delimitando uma série de itens a serem considerados para planejar a auditoria.
A V, V, V, F.
B V, V, F, F.
C F, F, V, F.
D F, V, F, V.

A legislação que trata da auditoria contábil prevê uma série de normativas e regras que devem ser seguidas pelos profissionais que aplicam a auditoria, bem como para as empresas que as aplicam em sua rotinas. Dentre essas regras, constam itens específicos sobre a guarda e a confidencialidade dos documentos de auditoria, que incluem todos os documentos contábeis que suportam um relatório de auditoria, incluindo, também, o parecer do auditor. O processo de guarda (arquivamento) é fundamental para garantir melhorias na aplicação e no uso dos procedimentos de auditoria contábil.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O auditor deverá prosseguir para a comunicação das partes envolvidas no processo e posterior entrega dos relatórios de opinião após a conclusão do processo de auditoria, e os dados contidos nos documentos deverão ser guardados por, no mínimo, 10 anos, segundo a legislação pertinente.
PORQUE
II. Os relatórios e documentos de auditoria devem estar disponíveis para consulta sempre que necessário durante um período mínimo estipulado, seja em caso de contestações sobre os conteúdos da auditoria, verificação de falhas na própria empresa, seja por quaisquer outras necessidades, por qualquer um dos envolvidos, isto é, tanto por parte da empresa auditada quanto pelo auditor.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina