Logo Passei Direto
Buscar
O sociólogo Domenico De Masi (2003) desenhou um modelo para explicar grupos criativos que equilibra razão e emoção, fantasia e realidade. De acordo com o autor, existem quatro forças entre as quais a criatividade atua: a) o pensamento primário, b) o pensamento secundário, c) a esfera emotiva e d) a esfera racional. Das intersecções entre esses quatro fatores surgem as condições para a criatividade acontecer.
Conforme o modelo de condições para a criatividade acontecer de Domenico De Mais, é correto afirmar que:
Da intersecção entre a esfera emotiva e o pensamento secundário surge a área das emoções administradas.
Da união entre a racionalidade e a mente inconsciente surge a área da concretude.
Na intersecção entre emotividade e a mente inconsciente está área das emoções livres.
Entre a esfera racional e o pensamento secundário está a área das técnicas introjetadas.
Na intersecção entre emotividade e a mente consciente está área da fantasia.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar as afirmações uma a uma, com base no modelo de Domenico De Masi sobre criatividade: 1. Da intersecção entre a esfera emotiva e o pensamento secundário surge a área das emoções administradas. - Essa afirmação parece correta, pois a combinação de emoção com um pensamento mais reflexivo pode levar a uma gestão das emoções. 2. Da união entre a racionalidade e a mente inconsciente surge a área da concretude. - Essa afirmação não parece se alinhar com o modelo, já que a concretude geralmente está mais relacionada à aplicação prática e não necessariamente à união de racionalidade com o inconsciente. 3. Na intersecção entre emotividade e a mente inconsciente está a área das emoções livres. - Essa afirmação faz sentido, pois a mente inconsciente pode liberar emoções de forma mais livre e criativa. 4. Entre a esfera racional e o pensamento secundário está a área das técnicas introjetadas. - Essa afirmação não parece correta, pois técnicas introjetadas geralmente se referem a habilidades adquiridas, não necessariamente à intersecção entre racionalidade e pensamento secundário. 5. Na intersecção entre emotividade e a mente consciente está a área da fantasia. - Essa afirmação também parece correta, pois a mente consciente pode trabalhar com emoções para criar fantasias e ideias criativas. Após essa análise, a afirmação que parece mais correta e se alinha com o modelo de De Masi é: Na intersecção entre emotividade e a mente inconsciente está a área das emoções livres.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Flow é um estado mental que acontece quando uma pessoa realiza uma atividade e se sente totalmente absorvida em uma sensação de energia, prazer e foco total no que está fazendo. Em essência, o flow é caracterizado pela imersão completa no que se faz, e por uma consequente perda do sentido de espaço e tempo.
Baseando-se na definição de Flow, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Para chegar ao desempenho em flow em processos criativos são necessárias muitas horas de treinamento.
( ) Uma pessoa em estado de flow não percebe seus pensamentos, como se nesse momento o eu se fundisse com a tarefa que está sendo executada.
( ) Uma pessoa habituada a entrar em estado de flow consegue ser criativa em diversas áreas de conhecimento.
( ) Para atingir o estado de flow é necessário que a pessoa se sinta segura em relação ao grau de dificuldade representado pela tarefa e, ao mesmo tempo, tenha condições de executá-la.
V – V – V – V.
V – F – F – V.
V – F – V – V.
V – V – F – F.

Heurísticas e vieses afetam os resultados de nosso Sistema 2 de tomada de decisão. As heurísticas funcionam efetivamente na maioria das circunstâncias, mas também pode conduzir à polarização na tomada de decisão ou no desenvolvimento de julgamentos errôneos. Heurísticas e vieses também podem levar a falácias.
Baseando-se no estudo de Daniel Kahneman sobre o Sistema 2 de tomada de decisão, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Ilusão de compreensão.
( ) Falácia de planejamento.
( ) Intuição de especialista.
( ) Otimismo e a ilusão empreendedora.
V – V – V - V.
V – F – V – V.
F – V – F – V.
V – V – V – F.
F – F – V – V.

Segundo Daniel Kahneman, possuímos dois sistemas paralelos de julgamento e tomada de decisão: O Sistema 1 opera de forma automática e rápida, com pouco ou nenhum esforço e nenhuma sensação de controle voluntário. O Sistema 2 atribui atenção às atividades mentais exigentes que a exigem, incluindo cálculos complexos. As operações do Sistema 2 são frequentemente associadas à filtros subjetivos.
Considere as seguintes afirmacoes em relação aos nossos sistemas de julgamento e tomada de decisão:
I. O Sistema 1 opera de forma automática e rápida, com pouco ou nenhum esforço e nenhuma sensação de controle voluntário.
II. O Sistema 2 atribui atenção às atividades mentais exigentes que a exigem, incluindo cálculos complexos.
III. Quando as impressões do Sistema 1, mais rápido, são endossadas pelo Sistema 2, mais lento, elas podem tornar-se crenças pessoais e influenciar impressões futuras.
IV. As impressões do Sistema 2, podem influenciar as decisões do Sistema 1, na forma de heurísticas e vieses.
II, III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, II, III e IV.

Para prosperar na maneira de aprender, é preciso saber como aprender. O ciclo de aprendizagem experiencial é um processo de aprendizagem iniciado por uma experiência concreta, que exige uma observação reflexiva sobre a experiência em uma busca de sentido que envolva o pensamento abstrato, levando à decisão de se engajar na experimentação ativa. Este ciclo é tão simples e natural que as pessoas se envolvem nele sem saber que estão aprendendo.
Baseando-se no ciclo de aprendizagem de KOLB, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Pessoas pragmáticas aprendem baseadas em experiências concretas. Elas querem atalhos e dicas. Elas aprendem melhor com atividades em que há uma ligação clara para algum problema relacionado ao trabalho que executam.
( ) Pessoas com estilo de aprendizagem baseado na observação reflexiva querem muitas pausas para ler e discutir. Eles aprendem melhor com atividades em que a aprendizagem faz parte de um todo conceitual, como um modelo para uma teoria.
( ) Pessoas que aprendem com base na conceitualização abstrata, adoram a oportunidade de interagir com outras pessoas para discutir a fundo um evento, caso ou modelo de interesse.
( ) Os que se baseiam na experimentação ativa querem tarefas práticas e muito pouca teoria. Eles aprendem melhor com atividades em que o foco está no presente e em fazer atividades como jogos, resolução de problemas, simulações.
V – V – V – V.
V – F – V – V.
V – V – F – V.
V – F – V – F.
V – F – F – V.

Baseando-se em seu modelo, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
( ) Da intersecção entre a esfera emotiva e o pensamento secundário surge a área das emoções administradas, exemplificada pelos diálogos em torno de nossos sentimentos ou a dramatização em forma de arte.
( ) Da união entre a racionalidade e a mente consciente surge a área da concretude, em que as podemos utilizar a imaginação para projetar soluções em nosso campo virtual.
( ) Na intersecção entre emotividade e a mente inconsciente está área da fantasia, em que os primeiros movimentos intuitivos do processo criativo podem surgir.
( ) Entre a esfera racional e o pensamento primário está a área das técnicas introjetadas, como por exemplo memórias de experiências anteriores acumuladas que se aplicam ao campo da realidade atual.
V – V – V – V.
V – F – F – V.
V – V – F – V.
V – F – V – F.
V – V – F – F.

Inspirado na teoria de Csíkszentmihályi, Howard Gardner explorou as condições necessárias para as pessoas serem criativas. Ele analisou a vida de sete personalidades criativas: Freud, Einstein, Picasso, Stravinsky, Eliot, Graham e Gandhi e chegou à conclusão de que a criatividade não é um fato isolado e restrito a indivíduos geniais e, ao contrário, depende das condições de formação do indivíduo criativo, do ambiente em que cresceu, do afeto que recebeu e das oportunidades que encontrou.
Sobre o triangulo da formação proposto por Howard Gardner, analise as seguintes afirmações:
I. A formação do indivíduo criativo engloba aspectos individuais, do ambiente e de domínio de uma tarefa.
II. A influência de pais, professores e demais pessoas que julgam, ou emitem opiniões sobre o comportamento do indivíduo ao longo de sua vida tem impacto sobre seu potencial criativo.
III. De acordo com Garder, é comum que mestres criativo tenham demonstrado dons formidáveis já em seu período de infância.
IV. Contribui para a criatividade a possibilidade de vivenciar diferentes culturas e contextos ao longo de processo de formação do indivíduo.
I, II e III apenas.
II, III e IV, apenas.
I. II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.

Flow é um estado de espírito no qual uma pessoa fica totalmente imersa em uma atividade. O psicólogo positivo Mihaly Csikszentmihalyi afirma que, enquanto neste estado mental, as pessoas estão completamente envolvidas e focadas no que estão fazendo. "O ego desaparece. O tempo voa. Cada ação, movimento e pensamento segue inevitavelmente do anterior, como tocar jazz. Todo o seu ser está envolvido e você está usando suas habilidades ao máximo.”
Com base na teoria de Mihaly Csikszentmihalyi, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O estado ótimo da experiência interior é aquele em que há ordem na consciência. Isso acontece quando a energia psíquica ou atenção é investida em metas realistas e quando as habilidades se equiparam às oportunidades de ação.
II. A busca de uma meta traz ordem à consciência porque a pessoa deve concentrar a atenção na tarefa presente e momentaneamente esquecer tudo o mais. Alguém que obtenha o controle da sua energia psíquica e a invista em metas conscientemente escolhidas vai se transformar num ser mais complexo exercitando suas habilidades. Visando maiores desafios o indivíduo se torna cada vez mais extraordinário.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina