Logo Passei Direto
Buscar
Os indicadores produzidos com os dados do Sinan possibilitam um conhecimento em maior profundidade acerca dos agravos investigados. O sistema registra dados imprescindíveis para calcular a incidência, prevaléncia, letalidade, mortalidade, entre outros. Para uma descricáo da situacáo epidemiológica dos agravos é necessário que os dados tenham boa qualidade, garantindo fidedignidade e confiabilidade, bem como disponibilidade para caracterizar a real situacáo do perfil de saúde da populacáo.
A taxa de incidéncia referida a uma populacáo específica ou a um grupo bem definido de pessoas/animais limitadas a uma área e tempo restritos. Muito útil para investigar surtos epidémicos logo em sua eclosáo e durante sua vigéncia. Essa definicáo caracteriza (0,25 ponto):
a) Caso-Índice.
b) Coeficiente de ataque.
c) Coeficiente de Prevaléncia.
d) Coeficiente de letalidade.
e) Caso-suspeito.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas com base na definição apresentada sobre a taxa de incidência, que se refere a uma população específica ou a um grupo bem definido de pessoas/animais em uma área e tempo restritos, sendo útil para investigar surtos epidêmicos. a) Caso-Índice - Refere-se ao primeiro caso identificado em um surto, não à taxa de incidência. b) Coeficiente de ataque - É uma medida que indica a proporção de pessoas que adoeceram em relação ao total exposto em um surto, mas não é exatamente a taxa de incidência. c) Coeficiente de Prevalência - Refere-se ao número total de casos de uma doença em uma população em um determinado momento, não à incidência. d) Coeficiente de letalidade - Refere-se à proporção de mortes em relação ao total de casos de uma doença, não à incidência. e) Caso-suspeito - Refere-se a um caso que apresenta sinais ou sintomas de uma doença, mas não é uma medida epidemiológica. Diante disso, a alternativa que melhor se encaixa na definição de taxa de incidência, que é útil para investigar surtos epidêmicos, é: b) Coeficiente de ataque.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta sobre a vigiláncia sanitária (Lei nº 8.080, De 19 de setembro de 1990) (0,25 ponto):
a) Entende-se por vigiláncia sanitária um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos á saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da producáo e circulacáo de bens e da prestacáo de servicos de interesse da saúde, abrangendo: | - o controle de bens de producáo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da producáo ao consumo; e || - o controle da prestacáo de servigos que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
b) Entende-se por vigiláncia sanitária um conjunto de agóes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos á saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da producáo e circulacáo de bens e da prestacáo de servicos de interesse da saúde, abrangendo: | - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da producáo ao consumo; e |l - o controle da prestacáo de servigos que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
c) Entende-se por vigiláncia sanitária um conjunto de agóes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos á saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da producáo e circulacáo de bens e da prestacáo de servicos de interesse da saúde, abrangendo: | - o controle de bens de producáo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da producáo ao consumo; e || - excluindo-se o controle da prestacáo de servicos que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.
d) Entende-se por vigiláncia sanitária um conjunto de agóes capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos á saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da producáo e circulacáo de bens e da prestacáo de servicos de interesse da saúde, abrangendo: | - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da producáo ao consumo; e | - excluindo-se o controle da prestacáo de servicos que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.