Logo Passei Direto
Buscar
Na gestação, o tratamento da anemia ferropriva possui como premissas melhorar os hábitos alimentares visando à inclusão de fontes alimentares de ferro e alimentos fortificados, além de uso conforme o recomendado do suplemento.
Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Para o tratamento dietoterápico da anemia, é imprescindível incluir ao plano alimentar alimentos que possuam as duas fontes de ferro, a de origem animal e vegetal, heme e não heme, respectivamente.
II- O ferro de origem animal, ferro-heme, tem uma absorção independente da composição da refeição e é pouco afetada por fatores facilitadores e/ou inibidores presentes nos alimentos e pelo estado nutricional do indivíduo; por outro lado o ferro de origem vegetal, ferro não heme, possui várias considerações sobre sua absorção, em virtude da secreção gástrica de ácido clorídrico imprescindível para solubilizar e manter o ferro na forma ferrosa, além da retenção e a mistura dos alimentos no estômago facilitam a absorção.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D As asserções I e II são proposições falsas.
User badge image
Questões para Estudantes

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada asserção: I- Para o tratamento dietoterápico da anemia, é imprescindível incluir ao plano alimentar alimentos que possuam as duas fontes de ferro, a de origem animal e vegetal, heme e não heme, respectivamente. Verdadeira, pois a inclusão de ambas as fontes de ferro é importante para melhorar a absorção e o tratamento da anemia ferropriva. II- O ferro de origem animal, ferro-heme, tem uma absorção independente da composição da refeição e é pouco afetada por fatores facilitadores e/ou inibidores presentes nos alimentos e pelo estado nutricional do indivíduo; por outro lado, o ferro de origem vegetal, ferro não heme, possui várias considerações sobre sua absorção, em virtude da secreção gástrica de ácido clorídrico imprescindível para solubilizar e manter o ferro na forma ferrosa, além da retenção e a mistura dos alimentos no estômago facilitam a absorção. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois descreve adequadamente as diferenças na absorção do ferro heme e não heme. Agora, vamos avaliar as opções: A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é uma justificativa da II. - FALSO, a I não justifica a II, embora ambas sejam verdadeiras. B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. - VERDADEIRO, ambas são verdadeiras e a II não justifica a I. C) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. - FALSO, a I é verdadeira. D) As asserções I e II são proposições falsas. - FALSO, ambas são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) é uma doença que vem aumentando ao longo dos anos concomitante à elevação do excesso de peso na população feminina e que possui consequências desfavoráveis à gestante e ao feto.
Sobre o atendimento e intervenção nutricional, ordene os itens a seguir:
I- Realizar um plano dietoterápico, que leve em consideração a dieta do índice glicêmico, estimulando o fracionamento da dieta com carboidratos ao longo do dia, o consumo de peixes de águas frias que são fontes de ômega 3 e tem ação anti-inflamatória. Também os monoinsaturados, os quais reduzem colesterol total e LDL-colesterol, sem alterar os níveis de HDL-colesterol, assim como uma oferta adequada de proteínas contribuindo para o controle glicêmico e saciedade.
II- Avaliar o estado nutricional prévio à gestação e o atual, além do ganho de peso gestacional.
III- Realizar orientação nutricional, com o intuito de conscientizar que a mudança de hábitos alimentares de forma sustentada e saudável contribuirá para o controle da glicemia e redução dos desfechos negativos para gestante/feto.
IV- Estimar a necessidade energética diária, utiliza-se as equações do IOM (2001) e adiciona-se a caloria suplementar de acordo com o trimestre gestacional.
A I - IV - III - II.
B II - IV - I - III.
C I - III - II - IV.
D IV - II - I - III.

Nas últimas décadas, a terapia nutricional parenteral tem evoluído consideravelmente. Devido a sua complexidade, é considerada um procedimento de risco que visa à realização de procedimentos e protocolos para minimizar os riscos e complicações de sua instalação.
Sobre as três principais complicações, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mecânica.
II- Infecciosa.
III- Metabólica.
A II - II - III - I.
B I - III - II - I.
C I - II - III - I.
D III - I - II - II.

Mais conteúdos dessa disciplina