Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Observe as afirmativas a seguir, em relação à reprodução de ovelhas:
I. A duração do ciclo estral normal na ovelha é de 21 dias.
II. O cio dura de 8 a 12 horas e é influenciado pela raça, idade, estação e presença do macho.
III. O cio é de duração mais curta no início e no fim da estação de monta e na primeira estação de monta de fêmeas jovens.
(A) apenas a afirmativa I está correta.
(B) apenas a afirmativa III está correta.
(C) apenas as afirmativas I e II estão corretas.
(D) apenas as afirmativas II e III estão corretas.
(E) todas as afirmativas estão corretas.
User badge image
Desvendando com Questões

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A duração do ciclo estral normal na ovelha é de 21 dias. Verdadeiro, essa informação está correta. II. O cio dura de 8 a 12 horas e é influenciado pela raça, idade, estação e presença do macho. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta. III. O cio é de duração mais curta no início e no fim da estação de monta e na primeira estação de monta de fêmeas jovens. Verdadeiro, essa afirmativa está correta. Como todas as afirmativas (I, II e III) estão corretas, a alternativa correta é: (E) todas as afirmativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

São cuidados necessários em uma instalação para bovinos leiteiros, EXCETO:
a. ser atravessada por correntes de ar frio para evitar surtos de doenças do sistema respiratório.
b. exposição aos raios solares, facilitando a secagem e diminuindo a proliferação de patógenos.
c. preocupação com conforto térmico do animal.
d. boa higienização.
e. boa drenagem do terreno.

A representação gráfica da produção de leite de vacas leiteiras ao longo do tempo é chamada de curva de lactação, na qual podem ser identificados dois componentes principais: o pico de produção e a persistência da lactação. Com relação à curva de lactação, assinale a alternativa CORRETA:
a. Vacas de alta produção e primíparas apresentam menor decréscimo da produção de leite após o pico e, portanto, menor persistência da lactação.
b. Os animais de raças diferentes diferem quanto ao intervalo do parto ao pico de produção, à taxa de aumento da produção até o pico, à produção no pico e à taxa de declínio da produção após o pico. Animais da mesma raça não apresentam variações nestas características.
c. O bom manejo nutricional resulta em menor intervalo do parto ao pico de produção e em maior produção de leite/lactação, pois produções mais elevadas estão associadas à ocorrência de picos tardios.
d. O pico de produção, definido como o dia da máxima produção de leite, é maior em primíparas que em multíparas.
e. Alta produção no pico e alta persistência são desejáveis, já que ambos têm correlação positiva com a produção total de leite.

A desmama precoce se caracteriza pela retirada da alimentação líquida dos bezerros nos primeiros meses de vida, induzindo-os precocemente ao consumo de alimentos sólidos. A desmama precoce de bezerras leiteiros é realizada com a finalidade de:
a. aumentar o ganho de peso das bezerras.
b. aumentar o intervalo de partos das vacas.
c. reduzir os custos com a alimentação das bezerras.
d. reduzir a suscetibilidade das bezerras a doenças.
e. aumentar o aproveitamento do colostro.

A inseminação artificial (IA) consiste na retirada do sêmen do reprodutor e sua deposição no aparelho genital da fêmea, esse sêmen pode ser utilizado fresco, resfriado ou congelado, o que permite a estocagem e transporte do mesmo, entre as vantagens dessa técnica, EXCLUI-SE qual alternativa?
a. Permite que um reprodutor seja testado em um grande número de rebanhos ou criatórios, gerando rapidamente um volume de informações que permite uma avaliação confiável do individuo.
b. Menores gastos com a manutenção, alimentação e acomodação de reprodutores, além de permitir a manutenção de várias linhagens ou famílias sem custos adicionais.
c. Diminui a possibilidade de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, pois os reprodutores passam por diversos exames antes de doar o sêmen.
d. Diminui a disseminação de características indesejáveis, no caso de utilização de sêmen de reprodutores não provados.
e. No caso de caprinos, permite uma programação das parições e da produção de leite, o que é particularmente importante quando se fazem induções de cio e é necessário cobrir as cabras fora da estação de monta e, como os bodes também são estacionais, a IA contorna esse problema, pois pode utilizar-se sêmen colhido na estação de cobertura, de melhor qualidade.

Os bezerros, dentro da bovinocultura, apresentam a possibilidade do aumento do rebanho e, principalmente, do melhoramento genético. Sobre o manejo na criação de bezerros, é CORRETO afirmar:
a. O melhor parâmetro para a realização da desmama é a idade do bezerro.
b. A cura do umbigo deve ser realizada nas primeiras horas após o nascimento com tintura de iodo (5 a 10%), devendo este procedimento ser repetido, no mínimo, uma vez por dia, durante três dias consecutivos, ou até que o cordão umbilical caia.
c. O colostro excedente deve ser descartado, pois não é indicado seu fornecimento a outros bezerros, nem o seu armazenamento.
d. No aleitamento natural, a absorção das imunoglobulinas do colostro é menor quando o fornecimento é feito no balde ou na mamadeira.
e. Um bom concentrado para bezerros deve possuir níveis elevados de fibra, de forma a estimular a ruminação.

Ao avaliar os efeitos do estresse térmico em câmara climática caracterizada por alta temperatura e radiação solar sobre a produção de leite, sua composição química e respostas fisiológicas de cabras da raça alpina, verificou-se que os animais que sofreram estresse térmico reduziram a ingestão de alimentos, aumentaram o consumo de água, perderam peso, reduziram significativamente a produção de leite e apresentaram redução da percentagem de gordura, proteína, lactose e dos sólidos totais.
Considerando que o estresse térmico pode interferir na produção de leite e em sua composição física e química, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
1. Cabras da raça alpina submetidas ao estresse térmico produziram menor quantidade de leite, com menores teores de gordura, proteína e sólidos totais que as cabras em condições de conforto térmico.
II. O estresse térmico das cabras interfere principalmente na diminuição na ingestão de nutrientes e no desvio de energia para funções não produtivas.
a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c. As asserções I e II são proposições falsas.
d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

O intervalo de partos é o período entre dois partos consecutivos e pode medir a eficiência reprodutiva individual e a do rebanho. Para alcançar a máxima produção de leite por dia de vida da vaca, ela deve parir em intervalos regulares de 12 a 14 meses. Intervalos de partos mais longos causam comprometimento econômico, já que a próxima parição será retardada, e atrasará a geração de um novo bezerro e de uma nova lactação.
Um fator que afeta diretamente o intervalo de partos de uma vaca é o período de serviço que consiste em
(A) intervalo de tempo entre o parto e a concepção.
(B) intervalo de tempo entre o parto e o primeiro cio.
(C) produção leiteira na vida útil produtiva da vaca.
(D) tempo de produção leiteira por parto da vaca.
(E) número de coberturas ou inseminação por concepção.

Mais conteúdos dessa disciplina