Logo Passei Direto
Buscar
A importância da atenção primária no controle da pandemia de COVID-19 é ampliar o acesso aos sintomáticos, além disso, compreende a vigilância e prevenção do contágio entre moradores de uma localidade.
A organização da vigilância e da promoção à saúde em uma situação como a da pandemia de COVID-19 possibilita:
a. Identificação e tratamento de casos mais graves nos domicílios, com eventuais idas às unidades básicas de saúde.
b. Reconhecimento de casos em seus contextos de vida e adequação de intervenções sanitárias às condições sociais.
c. Facilitação de distribuição no domicílio de medicações que evitem o agravamento da infecção, com material educativo genérico.
d. Realização de campanhas informativas genéricas sobre as formas de transmissão da infecção e de tratamento.
User badge image
Perguntas sobre Epidemiologia

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar as opções em relação à importância da atenção primária na pandemia de COVID-19, que envolve a vigilância, prevenção e promoção da saúde. a) Identificação e tratamento de casos mais graves nos domicílios, com eventuais idas às unidades básicas de saúde - Embora importante, essa opção foca mais no tratamento do que na vigilância e promoção da saúde. b) Reconhecimento de casos em seus contextos de vida e adequação de intervenções sanitárias às condições sociais - Esta opção aborda a vigilância e a adaptação das intervenções às realidades sociais, o que é fundamental na atenção primária. c) Facilitação de distribuição no domicílio de medicações que evitem o agravamento da infecção, com material educativo genérico - Essa opção é limitada, pois a atenção primária deve ser mais do que apenas distribuição de medicamentos. d) Realização de campanhas informativas genéricas sobre as formas de transmissão da infecção e de tratamento - Embora as campanhas sejam importantes, a abordagem genérica não é suficiente para a vigilância e promoção da saúde. A opção que melhor reflete a importância da atenção primária no controle da pandemia, considerando a vigilância e a adequação das intervenções às condições sociais, é: b) Reconhecimento de casos em seus contextos de vida e adequação de intervenções sanitárias às condições sociais.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A cartografia temática tem como objetivo gerar a representação das informações geográficas referentes a um ou vários fenômenos e utilizá-las. É uma ferramenta importante para ações de vigilância em saúde. A Figura 1 apresenta a distribuição do número total de doses de vacina para COVID-19 administradas na população mundial, por países, em abril de 2021. A baixa imunização repercute negativamente no enfrentamento da pandemia, incluindo o surgimento de novas variantes do SARS-CoV-2.
Dentre as opções abaixo, e a partir da leitura do mapa (Figura 1), assinale a afirmativa correta quanto à possibilidade de surgimento de novas variantes do vírus SARS-CoV-2:
a. Surgimento de novas variantes de preocupação do vírus SARS-CoV-2 a partir de países da Europa Ocidental.
b. Surgimento de novas variantes de preocupação do vírus SARS-CoV-2 a partir de países da América do Norte.
c. Surgimento de novas variantes de preocupação do vírus SARS-CoV-2 a partir de países asiáticos.
d. Surgimento de novas variantes de preocupação do vírus SARS-CoV-2 a partir de países africanos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS, 2007), aproximadamente 80% das informações necessárias à formulação de políticas locais de saúde e tomada de decisão estão relacionadas à localização geográfica. Assim, a categoria espaço tem sido utilizada, de forma crescente, no campo da saúde.
Com relação ao uso de tecnologias de geoprocessamento, avalie as afirmacoes apresentadas a seguir:
1. O geoprocessamento envolve o conhecimento de diversas disciplinas, como a Cartografia, a Computação, a Geografia e a Estatística.
2. Em situações de epidemia, o geoprocessamento pode ser usado para definir áreas com maior risco para a transmissão da doença.
3. A principal aplicação do geoprocessamento é a identificação da forma de transmissão de uma doença infecciosa.
a. As afirmações 1 e 3 estão corretas.
b. As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.
c. As afirmações 1 e 2 estão corretas.
d. Apenas a afirmação 1 está correta.

Leia atentamente o texto abaixo, extraído da obra de Susan Sontag, citada por Moacyr Scliar em seu livro “A Paixão Transformada” (SCLIAR, M. A paixão transformada. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. p. 267). "A doença é o lado noturno da vida, uma cidadania mais onerosa. Quem nasce tem a dupla cidadania, uma do reino da saúde, outra do reino da enfermidade. Preferimos usar o passaporte da saúde, mas somos obrigados, ao menos por um instante, a nos identificar como cidadãos daquele outro lugar".
Sobre os diferentes conceitos de saúde-doença, o que envolve aspectos biológicos, socioeconômicos, ambientais e culturais e melhor se adequa à compreensão do atual contexto pandêmico no Brasil é o:
a. Conceito de Saúde Única.
b. Conceito de saúde da OMS.
c. Conceito biomédico de saúde.
d. Conceito ampliado de saúde.

Aleixo e colaboradores (2021) analisaram a mobilidade e a evolução da COVID-19 no estado do Amazonas, utilizando o QGIS, um Sistema de Informação Geográfica(SIG) de código aberto. Para demonstrar a disseminação da COVID-19, os autores elaboraram mapas com a distribuição de casos em diferentes tempos da pandemia.
Com relação aos mapas, avalie as seguintes afirmações:
1. No período de dois meses houve uma expressiva mudança na difusão e no número de casos de COVID-19, com a interiorização dos casos no estado.
2. Observa-se um padrão de distribuição do número de casos em forma de linhas, que acompanham a rede fluvial do estado. Este padrão aponta que a via fluvial pode ter tido um papel importante na difusão dos casos de COVID-19.
3. A região nordeste do estado destacou-se desde o início da pandemia, registrando um aumento de 105 casos, em 28 de março, para 14.402, em 25 de maio de 2020.
a. As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.
b. Apenas as afirmações 1 e 2 estão corretas.
c. Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
d. Apenas as afirmações 2 e 3 estão corretas.

Grande parte dos indivíduos acometidos pela COVID-19 (aproximadamente 80%) se recupera da doença sem necessidade de tratamento hospitalar. Entretanto, observa-se que alguns indivíduos desenvolvem a chamada COVID-19 crônica ou COVID-19 longa com persistência de sintomas.
Sobre esse tema, analise as afirmacoes apresentadas a seguir: 1. Alguns indivíduos acometidos pela COVID-19 podem desenvolver complicações importantes após a fase aguda da doença e necessitam de maior utilização dos serviços de saúde, quadro conhecido como COVID-19 crônica ou COVID-19 longa. 2. Na COVID-19 crônica ou COVID-19 longa, as consequências da doença se prolongam após a sua fase aguda e acometem vários sistemas com sequelas neurológicas, cardíacas, pulmonares, renais e metabólicas, o que, além de trazer impacto para a qualidade de vida, afeta também a capacidade para o trabalho. 3. No SUS, os indivíduos acometidos pela COVID-19 que apresentem o quadro caracterizado pela COVID-19 crônica ou COVID-19 longa têm sido absorvidos pelos diferentes níveis de atenção à saúde, com impacto na estrutura atual e necessidade de maiores investimentos para atender à demanda. Sobre essas afirmações, está correto afirmar que:
a. Apenas a afirmação 3 está correta.
b. Apenas as afirmações 1 e 3 estão corretas.
c. As afirmações 1, 2 e 3 estão corretas.
d. Apenas as afirmações 2 e 3 estão corretas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem as suas bases bem estruturadas na Constituição de 1988 e nas leis que o regulamentaram posteriormente. No entanto, após mais de 30 anos da sua chegada, ainda temos um constante aprimoramento das políticas que o regem.
Com base nas atribuições e conquistas das políticas do SUS, está INCORRETO afirmar que:
a. A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) centra-se na força de trabalho do SUS, considerando que o aprender e o ensinar fazem parte dos processos do cotidiano do profissional de saúde.
b. O Programa Nacional de Imunização (PNI) teve muitos ganhos com a implantação do SUS. Hoje o PNI tem reconhecimento internacional, com grandes conquistas no combate a doenças imunopreveníveis.
c. As ações do Programa Nacional de Imunização (PNI) não devem ser articuladas com as ações de vigilância em saúde. São políticas de saúde que devem atuar isoladamente para fortalecer o sistema (SUS).
d. Uma importante ferramenta para fortalecer o SUS é a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). A PNVS incide sobre todos os níveis de atenção, contribuindo para a integralidade na atenção à saúde.

Mais conteúdos dessa disciplina